Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Daniel Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5735858447783468por
dc.contributor.advisor1VIEIRA, José Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087600061589123por
dc.contributor.referee1Vieira, José Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087600061589123por
dc.contributor.referee2LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee3SILVA, Herodoto Ezequiel Fonseca da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7403548875603152por
dc.date.accessioned2024-11-19T12:32:06Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Pereira da. A constituição do discurso científico na escrita de monografias do curso de Letras. 2024. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5605-
dc.description.resumoNeste trabalho, discutimos a constituição do discurso científico na escrita de monografias do curso de Letras. Para tanto, partimos do seguinte questionamento: como o discurso científico se materializa em textos monográficos que pesquisam o ensino de Língua Portuguesa? Assim, o nosso objetivo geral é investigar a materialização do discurso científico em textos monográficos que pesquisam o ensino de Língua Portuguesa. Para isso, tivemos como objetivos específicos, identificar os elementos linguístico-discursivos presentes na escrita monográfica, verificar a presença do discurso de outrem em textos monográficos e analisar os efeitos de sentido nos modos de utilização dos conceitos teóricos que fundamentam as monografias. O corpus é constituído por cinco monografias produzidas por graduandos de uma universidade pública localizada no interior do estado do Maranhão. Para a realização desta investigação utilizamos como aporte teórico Foucault (2008); Fiorin (2022); Bronckart (2007); Authier Revuz (2004), entre outros. No que concerne aos procedimentos metodológicos, adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Desse modo, aplicamos o método interpretativista em nossas análises, com o qual foi possível observar determinadas recorrências nas produções escritas analisadas, como: o uso sucessivo de citações de um mesmo autor; posições afirmativas, opinativas, reformulação de outros dizeres e responsabilização do outro.por
dc.description.abstractIn this work, we discuss the constitution of scientific discourse in the writing of monographs for the Literature course. To this end, we start from the following question: how does scientific discourse materialize in monographic texts that research the teaching of Portuguese? Thus, our general objective is to investigate the materialization of scientific discourse in monographic texts that research Portuguese language teaching. To achieve this, we had the specific objectives of identifying the linguistic-discursive elements present in monographic writing, verifying the presence of someone else's speech in monographic texts and analyzing the effects of meaning in the ways of using the theoretical concepts that underlie the monographs. The corpus consists of five monographs produced by undergraduates at a public university located in the interior of the state of Maranhão. To carry out this investigation, we used Foucault (2008) as a theoretical contribution; Fiorin (2022); Bronckart (2007); Authier-Revuz (2004), among others. Regarding methodological procedures, we adopted a qualitative approach, through a bibliographic study. In this way, we applied the interpretivist method in our analyses, with which it was possible to observe certain recurrences in the written productions analyzed, such as: the successive use of quotations from the same author; affirmative, opinionated positions, reformulation of other sayings and holding others accountable.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-19T12:31:02Z No. of bitstreams: 1 DANIELPEREIRADASILVA.pdf: 639162 bytes, checksum: 866dacbd9c14f55205d6dbc831eaf77f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T12:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELPEREIRADASILVA.pdf: 639162 bytes, checksum: 866dacbd9c14f55205d6dbc831eaf77f (MD5) Previous issue date: 2024-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiscurso científico;por
dc.subjectmonografias;por
dc.subjectdiscurso de outrem;por
dc.subjectscientific discourse;eng
dc.subjectmonographs:eng
dc.subjectsomeone else's speech.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleA constituição do discurso científico na escrita de monografias do curso de Letraspor
dc.title.alternativeThe constitution of scientific discourse in the writing of monographs for the Literature courseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELPEREIRADASILVA.pdfDissertação de Mestrado624,18 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.