Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUTRA, Nívia Maria Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4110816301839409por
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee2LEITE, Acildo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3CARVALHO FILHO, Aldir-
dc.date.accessioned2024-11-19T12:18:02Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationDUTRA, Nívia Maria Rocha. Do conhece-te a ti mesmo à Parresía: O ensino de Filosofia na Unidade de Ensino Básica Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhão. 2024. 209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia- PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5604-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de natureza qualitativa e participante, tem como objetivo analisar as relações entre o ensino de Filosofia no 9º ano do ensino fundamental e o processo de autoconhecimento dos adolescentes. Fundamentada na filosofia socrático-platônica, especialmente no conceito Conhece-te a ti mesmo, e na análise crítica de Michel Foucault, com ênfase no conceito de parresía, a pesquisa investiga como o ensino de Filosofia pode promover o autoconhecimento dos educandos, valorizando uma educação centrada no sujeito do conhecimento. A pesquisa se baseia na experiência prática dos Círculos Filosóficos realizados no município de Santa Quitéria do Maranhão, inspirados nos círculos de cultura de Paulo Freire e no método socrático. Esses círculos criam um espaço dialógico onde os adolescentes são incentivados a problematizar suas próprias vivências e a se reconhecerem como sujeitos ativos na construção de suas histórias e identidades. Na UEB Cônego Nestor Cunha, o ensino de Filosofia é estruturado por duas abordagens centrais: o autoconhecimento socrático-platônico, trabalhado por meio de técnicas de si, e a compreensão crítica proposta por Foucault, que explora como os indivíduos são determinados historicamente. Por meio dessas práticas, os adolescentes são convidados a exercitar a autorreflexão, a meditação, o registro escrito da meditação em diários filosóficos, bem como questionar suas experiências e ressignificar suas narrativas, o que favorece um processo de emancipação pessoal e desenvolvimento crítico. Esta investigação busca, portanto, contribuir para a construção de um ensino de Filosofia que não só valorize o autoconhecimento como também promova o empoderamento dos jovens e sua transformação em sujeitos éticos, capacitando-os como agentes ativos de suas histórias e transformações sociaispor
dc.description.abstractThis qualitative and participatory research aims to analyze the relationships between the teaching of Philosophy in the 9th grade of elementary school and the process of self-knowledge among adolescents. Grounded in Socratic-Platonic philosophy, especially in the concept of Know thyself, and in the critical analysis of Michel Foucault, with an emphasis on the concept of parrhesia, the research investigates how the teaching of Philosophy can promote students' self-knowledge, valuing an education focused on the subject of knowledge. Adolescence, a phase marked by identity formation and existential crises, is often neglected by an educational model that prioritizes the object of knowledge over the development of a deep understanding of oneself. This neglect can result in adolescents becoming distanced from themselves and the world, compromising their sense of belonging and their social relationships. Philosophy, when integrated into the educational context, can offer a transformative response, enabling adolescents to expand their ability to critically interpret both their personal histories and the world around them, fostering a reflective outlook on their own existence. The research is based on the practical experience of the Philosophical Circles held in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão, inspired by Paulo Freire's circles of culture and the Socratic method. These circles create a dialogical space where adolescents are encouraged to question their own experiences and to recognize themselves as active subjects in the construction of their stories and identities. At UEB Cônego Nestor Cunha, the teaching of Philosophy is structured around two central approaches: Socratic-Platonic self-knowledge, developed through techniques of the self, and Foucault's critical understanding, which explores how individuals are historically determined. Through these practices, adolescents are invited to engage in self-reflection, question their experiences, and reframe their narratives, fostering a process of personal emancipation and critical development. This investigation, therefore, seeks to contribute to the construction of a Philosophy curriculum that not only values self-knowledge but also promotes the empowerment of young people, enabling them to become active agents in their personal histories and social transformations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-19T12:18:02Z No. of bitstreams: 1 Nivia_Maria_R._Dutra.pdf: 2156316 bytes, checksum: 4b05283f221660aa809bee75533a5234 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T12:18:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nivia_Maria_R._Dutra.pdf: 2156316 bytes, checksum: 4b05283f221660aa809bee75533a5234 (MD5) Previous issue date: 2024-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFILpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhece-te a ti mesmo;por
dc.subjectparresía;por
dc.subjectautoconhecimento.por
dc.subjectKnow thyself;eng
dc.subjectparrhesia;eng
dc.subjectself-knowledge.eng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleDo conhece-te a ti mesmo à Parresía: O ensino de Filosofia na Unidade de Ensino Básica Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhãopor
dc.title.alternativeFrom knowing yourself to Parrhesia: Teaching Philosophy at the Cônego Nestor Cunha Basic Education Unit in Santa Quitéria do Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nivia_Maria_R._Dutra.pdfDissertação de Mestrado2,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.