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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do conhece-te a ti mesmo à Parresía: O ensino de Filosofia na Unidade de Ensino Básica Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhão
Título(s) alternativo(s): From knowing yourself to Parrhesia: Teaching Philosophy at the Cônego Nestor Cunha Basic Education Unit in Santa Quitéria do Maranhão
Autor: DUTRA, Nívia Maria Rocha 
Primeiro orientador: MENEZES, Marly Cutrim de
Primeiro membro da banca: MENEZES, Marly Cutrim de
Segundo membro da banca: LEITE, Acildo
Terceiro membro da banca: CARVALHO FILHO, Aldir
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa e participante, tem como objetivo analisar as relações entre o ensino de Filosofia no 9º ano do ensino fundamental e o processo de autoconhecimento dos adolescentes. Fundamentada na filosofia socrático-platônica, especialmente no conceito Conhece-te a ti mesmo, e na análise crítica de Michel Foucault, com ênfase no conceito de parresía, a pesquisa investiga como o ensino de Filosofia pode promover o autoconhecimento dos educandos, valorizando uma educação centrada no sujeito do conhecimento. A pesquisa se baseia na experiência prática dos Círculos Filosóficos realizados no município de Santa Quitéria do Maranhão, inspirados nos círculos de cultura de Paulo Freire e no método socrático. Esses círculos criam um espaço dialógico onde os adolescentes são incentivados a problematizar suas próprias vivências e a se reconhecerem como sujeitos ativos na construção de suas histórias e identidades. Na UEB Cônego Nestor Cunha, o ensino de Filosofia é estruturado por duas abordagens centrais: o autoconhecimento socrático-platônico, trabalhado por meio de técnicas de si, e a compreensão crítica proposta por Foucault, que explora como os indivíduos são determinados historicamente. Por meio dessas práticas, os adolescentes são convidados a exercitar a autorreflexão, a meditação, o registro escrito da meditação em diários filosóficos, bem como questionar suas experiências e ressignificar suas narrativas, o que favorece um processo de emancipação pessoal e desenvolvimento crítico. Esta investigação busca, portanto, contribuir para a construção de um ensino de Filosofia que não só valorize o autoconhecimento como também promova o empoderamento dos jovens e sua transformação em sujeitos éticos, capacitando-os como agentes ativos de suas histórias e transformações sociais
Abstract: This qualitative and participatory research aims to analyze the relationships between the teaching of Philosophy in the 9th grade of elementary school and the process of self-knowledge among adolescents. Grounded in Socratic-Platonic philosophy, especially in the concept of Know thyself, and in the critical analysis of Michel Foucault, with an emphasis on the concept of parrhesia, the research investigates how the teaching of Philosophy can promote students' self-knowledge, valuing an education focused on the subject of knowledge. Adolescence, a phase marked by identity formation and existential crises, is often neglected by an educational model that prioritizes the object of knowledge over the development of a deep understanding of oneself. This neglect can result in adolescents becoming distanced from themselves and the world, compromising their sense of belonging and their social relationships. Philosophy, when integrated into the educational context, can offer a transformative response, enabling adolescents to expand their ability to critically interpret both their personal histories and the world around them, fostering a reflective outlook on their own existence. The research is based on the practical experience of the Philosophical Circles held in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão, inspired by Paulo Freire's circles of culture and the Socratic method. These circles create a dialogical space where adolescents are encouraged to question their own experiences and to recognize themselves as active subjects in the construction of their stories and identities. At UEB Cônego Nestor Cunha, the teaching of Philosophy is structured around two central approaches: Socratic-Platonic self-knowledge, developed through techniques of the self, and Foucault's critical understanding, which explores how individuals are historically determined. Through these practices, adolescents are invited to engage in self-reflection, question their experiences, and reframe their narratives, fostering a process of personal emancipation and critical development. This investigation, therefore, seeks to contribute to the construction of a Philosophy curriculum that not only values self-knowledge but also promotes the empowerment of young people, enabling them to become active agents in their personal histories and social transformations.
Palavras-chave: Conhece-te a ti mesmo;
parresía;
autoconhecimento.
Know thyself;
parrhesia;
self-knowledge.
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL
Citação: DUTRA, Nívia Maria Rocha. Do conhece-te a ti mesmo à Parresía: O ensino de Filosofia na Unidade de Ensino Básica Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhão. 2024. 209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia- PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5604
Data de defesa: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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