Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTUGEIRO, Lúcia Tereza Pinto-
dc.contributor.advisor1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee2ZAQUEL, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee3NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee4VELAZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis-
dc.contributor.referee5FARIAS, Mayrhon José Abrantes-
dc.date.accessioned2024-11-18T17:57:59Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationTUGEIRO, Lúcia Tereza Pinto. O corpo como expressão da cultura: Uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar. 2024. 195 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5598-
dc.description.resumoA pesquisa versa sobre a intermediação da corporeidade em diálogos interdisciplinares com os componentes curriculares de Arte, Educação Física e Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio, originando-se de inquietações frente à fragmentação e desvalorização ainda existentes entre os saberes e nas concepções de corpo na educação. Como problema buscou-se saber de que forma o corpo como expressão da cultura poderá favorecer a articulação das disciplinas curriculares por meio de um projeto interventivo interdisciplinar. Nesse contexto, objetivou-se investigar o corpo como expressão da cultura no favorecimento da articulação entre as disciplinas curriculares envolvidas, por meio de um projeto interventivo interdisciplinar com três docentes no Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Luís-MA. O estudo é qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, com enfoque histórico-cultural. Para coletas de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com docentes e com a gestão da escola antes da intervenção, e após a mesma foi realizada com os docentes. Também foram realizadas observações participantes antes e durante à intervenção. O tratamento das informações deu-se pela descrição e explicação da análise e interpretação qualitativa de Bogdan e Biklen (1994) com representação por quadros de respostas em interlocuções com teóricos que deram aporte à compreensão de corpo, expressão e cultura; no entendimento sobre interdisciplinaridade; no diálogo com formação e saberes docentes; na reflexão sobre teoria histórico-cultural, intervenção pedagógica e currículo. A investigação demonstrou o quanto o corpo como expressão da cultura alicerçado pelo desvelamento e aprofundamento de estratégias didático-pedagógicas experenciadas pelas docentes participantes em uma trilha interventiva interdisciplinar, com interlocuções dialógicas coletivas, crítico-reflexivas e conscientes, apresenta grande potencialidade na articulação dos diálogos interdisciplinares e na aquisição de conhecimento, cuja relevância se encontra no estímulo contínuo de ambientes educacionais integradores e participativos com visão de totalidade e diversidade mediadora do corpo que não é propriedade de saberes curriculares específicos e muito menos um mero artefato em processos de ensino aprendizagem.por
dc.description.abstractThe research deals with the intermediation of corporeality in interdisciplinary dialogues with the curricular components of Art, Physical Education and Portuguese Language in the 3rd grade of secondary school, originating from concerns about the fragmentation and devaluation that still exists between knowledge and conceptions of the body in education. The issue addressed was to find out how the body as an expression of culture could promote the articulation of curricular disciplines through an interdisciplinary interventional project. In this context, the aim was to investigate the body as an expression of culture in order to promote articulation between the curricular disciplines involved, through an interdisciplinary interventional project with three high school teachers from a state public school in São Luís-MA. The study is qualitative, of the pedagogical intervention type, with a cultural-historical approach. For data collection, semi-structured interviews were conducted with teachers and school management before the intervention, and afterwards with the teachers. Participant observations were also carried out before and during the intervention. The information was processed through the description and explanation of Bogdan and Biklen's (1994) qualitative analysis and interpretation, represented by tables of responses in dialogue with theorists who provided support for the understanding of the body, expression and culture; in the understanding of interdisciplinarity; in the dialogue with teacher training and knowledge; in the reflection on cultural-historical theory, pedagogical intervention and curriculum. The research showed how the body as an expression of culture, based on the unveiling and deepening of didactic-pedagogical strategies experienced by the participating teachers in an interdisciplinary interventional path, with collective, critical reflective and conscious dialogical interlocutions, has great potential in the articulation of interdisciplinary dialogues and in the acquisition of knowledge, the relevance of which lies in the continuous stimulation of integrative and participatory educational environments with a vision of totality and mediating diversity of the body, which is not the property of specific curricular knowledge and much less a mere artifact in teaching learning processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-18T17:57:59Z No. of bitstreams: 1 LÚCIA TEREZA PINTO TUGEIRO.pdf: 17667792 bytes, checksum: 0b65239716dd7182022514bae9d7597a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-18T17:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LÚCIA TEREZA PINTO TUGEIRO.pdf: 17667792 bytes, checksum: 0b65239716dd7182022514bae9d7597a (MD5) Previous issue date: 2024-04-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcorpo;por
dc.subjectcultura;por
dc.subjectinterdisciplinaridade;por
dc.subjectformação docente;por
dc.subjectintervenção pedagógicapor
dc.subjectbody;eng
dc.subjectculture;eng
dc.subjectinterdisciplinarity;eng
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectpedagogical interventioneng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titleO CORPO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA: Uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinarpor
dc.title.alternativeTHE BODY AS AN EXPRESSION OF CULTURE: A proposal for interdisciplinary pedagogical interventioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÚCIA TEREZA PINTO TUGEIRO.pdfDissertação de Mestrado17,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.