Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA NETO, Antonio Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2948142630480663 por
dc.contributor.advisor1CUTRIM, Sérgio Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237 por
dc.contributor.referee1CUTRIM, Sérgio Sampaio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Clovis Bosco Mendonca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee3CUTRIM, Susanne Carolinne Penha Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910608280691751por
dc.date.accessioned2024-11-18T13:35:04Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.citationFERREIRA NETO, Antonio Santos. Análise do desempenho em ESG aplicado a terminais portuários: o caso do porto de Ponta da Madeira. 2024. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5591-
dc.description.resumoRESUMO: O presente trabalho buscou investigar a origem e os conceitos de ESG (Envirotiment, Social and Governance), fazer uma análise dos principais indicadores de desempenho de ESG, partindo dos dados de ESG da empresa divulgados nos relatórios padrões hoje disponibilizados em seu sítio eletrônico, fazer uma investigação dos indicadores ESG constantes no relato integrado da empresa, buscando uma associação a atividade do Terminal e análise da relação da referência direta das informações sobre a atividade portuária com um dos principais métodos de avaliação de desempenho em ESG no setor portuário hoje utilizado no Brasil, o IDA. Essa pesquisa foi realizada utilizando dos métodos pesquisa bibliográfica, na forma da revisão bibliográfica acerca do tema da ESG, seguida de um estudo de caso baseado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Para o estudo de caso foram utilizados diferentes métodos de coleta e análise de dados: pesquisa descritiva dos métodos, modelos e das técnicas de processos e de gestão portuária para coleta e análise dos dados e informações obtidas, investigação em registros documentais públicos referentes ao desempenho ESG da Vale S/A e do Terminal, atividades e registros de operações portuárias da empresa/operação em estudo, entrevistas com corpo técnico especialista e responsáveis pela gestão e liderança das operações. Trata-se de uma abordagem valiosa em pesquisas acadêmicas com a possibilidade de contribuir de forma prática para a melhoria do desempenho da organização estudada. As fotos, registros e informações das operações foram coletadas de apresentações de uso público. Foi possível avaliar o Relato Integrado 2022 da Vale publicado no padrão GRI e várias outras informações ESG disponíveis do DATABOOK em anexo, assim como o resultado do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira através das informações disponíveis nesse relato e das informações disponíveis no painel de divulgação do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da ANTAQ. Obteve-se uma avaliação comparativa entre os itens dos principais Framewors de indicadores ESG publicados, a constatação do foco da empresa de acordo com repetição de alguns verbetes, o desempenho histórico na avaliação da ANTAQ do Terminal e a indicação de oportunidades a partir destes resultados.por
dc.description.abstractABSTRACT This study sought to investigate the origin and concepts of ESG (Environmental, Social and Governance), to analyze the main ESG performance indicators, based on the company's ESG data disclosed in the standard reports currently available on its website, to investigate the ESG indicators contained in the company's integrated report, seeking an association with the Terminal's activity and to analyze the relationship between the direct reference of information on port activity with one of the main ESG performance evaluation methods in the port sector currently used in Brazil, the IDA. This research was carried out using bibliographic research methods, in the form of a literature review about ESG, followed by a case study based on the Ponta da Madeira Maritime Terminal. For the case study, different methods of data collection and analysis were used: descriptive research into the methods, models and techniques of processes and port management to collect and analyze the data and information obtained, research into public documentary records relating to the ESG performance of Vale S/A and the Terminal, activities and records of port operations of the company/operation under study, interviews with specialist technical staff and those responsible for the management and leadership of operations. This is a valuable approach to academic research with the possibility of making a practical contribution to improving the performance of the organization studied. Photos, records and information on operations were collected from public presentations. It was possible to evaluate Vale's Integrated Report 2022 published in the GRI standard and various other ESG information available in the attached DATABOOK, as well as the results of the Ponta da Madeira Maritime Terminal through the information available in this report and the information available on ANTAQ's Environmental Development Index (IDA) disclosure panel. A comparative assessment was made of the items in the main ESG indicator frameworks published, a finding of the company's focus according to the repetition of some entries, the historical performance in ANTAQ's assessment of the Terminal and the indication of opportunities based on these results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-11-18T13:34:52Z No. of bitstreams: 1 Antonio_santos.pdf: 2265802 bytes, checksum: be114bfbdc5809c0b50bdde475d8934e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-18T13:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio_santos.pdf: 2265802 bytes, checksum: be114bfbdc5809c0b50bdde475d8934e (MD5) Previous issue date: 2024-06-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdesempenho portuário;por
dc.subjectESG;por
dc.subjectambiental;por
dc.subjectport performance;eng
dc.subjectES;eng
dc.subjectenvironmental;eng
dc.subjectsustainability.eng
dc.subject.cnpqPortos e Vias Nevegáveis; Projeto e Construçãopor
dc.titleAnálise do desempenho em ESG aplicado a terminais portuários: o caso do porto de Ponta da Madeirapor
dc.title.alternativeAnalysis of ESG performance applied to port terminals: the case of the port of Ponta da Madeiraeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio_santos.pdfDissertação de Mestrado2,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.