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Tipo do documento: Dissertação
Título: “ONDE ESTÃO, ELAS, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Representatividade feminina, a partir dos campi do Continente/UFMA
Título(s) alternativo(s): “WHERE ARE THEY IN HIGHER EDUCATION? Female representation, from the campuses of the Continent/UFMA
Autor: MOREIRA, Bruna Suene Silva 
Primeiro orientador: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Primeiro membro da banca: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Segundo membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Terceiro membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Quarto membro da banca: BIANCHINI, Angêlo Rodrigo
Resumo: Este estudo faz parte da pesquisa “Professoras Afrodescendentes no Magistério Superior: vozes epistêmicas, vinculada à linha Diversidade, Cultura e Inclusão, ampliando os debates sobre a presença das mulheres em espaços de poder. Analisa a representatividade feminina nos cargos de gestão da UFMA, nos campi do Continente, considerando o contexto de reestruturação da educação superior. Possui abordagem qualitativa com perspectiva histórica, de caráter descritivo/explicativo, que valoriza as vozes de mulheres professoras no magistério superior e suas experiências em cargos de gestão. Faz uso de levantamento bibliográfico, documental e, por meio de entrevistas semiorientadas, dialoga com professoras que exercem ou exerceram algum cargo de liderança dentro do Campus onde trabalham, no período de 2013-2023, época de implantação e funcionamento dos campi no continente maranhense. Tem sustentação nos estudos de Almeida (2019), Alvarenga; Carneiro (2003), Silva; Wenetz (2022), Arrazola (2012), Lima (2015), Mignolo (2017), Perrot (2017), Ribeiro (2018), Scott (1989), dentre outros, e discute a divisão sexual do trabalho, a feminização do magistério e as relações de poder estruturadas por meio das dimensões de gênero, raça e classe social, questionando a lógica hegemônica, universalista do feminismo, a partir de estudos descoloniais e afrocentrados, analisando a trajetória de mulheres e seus caminhos epistêmicos, subjetivos, sociais, estruturais de acesso à docência na Educação Superior, especificamente, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), buscando contribuições analíticas para se pensar uma universidade plural e criação de políticas públicas de acesso e permanência de mulheres em espaços de produção do conhecimento, e políticas institucionais que garantam a entrada e a permanência de mulheres em espaços de poder, somando para a construção de uma Universidade democrática, que garanta a justiça social.
Abstract: This study is part of the research “Afrodescendant Female Professors in Higher Education: Epistemic Voices”, linked to the Diversity, Culture and Inclusion line, expanding the debates on the presence of women in positions of power. It analyzes the female representation in management positions at UFMA, on campuses on the mainland, considering the context of restructuring higher education. It has a qualitative approach with a historical perspective, of a descriptive/explanatory nature, which values ​​the voices of female professors in higher education and their experiences in management positions. It uses a bibliographic and documentary survey and, through semi-guided interviews, dialogues with professors who hold or have held some leadership position within the Campus where they work, in the period 2013-2023, when the campuses on the mainland of Maranhão were implemented and operated. It is supported by the studies of Almeida (2019), Alvarenga; Carneiro (2003), Silva; Wenetz (2022), Arrazola (2012), Lima (2015), Mignolo (2017), Perrot (2017), Ribeiro (2018), Scott (1989), among others, and discusses the sexual division of labor, the feminization of teaching, and power relations structured through the dimensions of gender, race, and social class, questioning the hegemonic, universalist logic of feminism, based on decolonial and Afrocentric studies, analyzing the trajectory of women and their epistemic, subjective, social, and structural paths of access to teaching in Higher Education, specifically at the Federal University of Maranhão (UFMA), seeking analytical contributions to think about a plural university and the creation of public policies for access and permanence of women in spaces of knowledge production, and institutional policies that guarantee the entry and permanence of women in spaces of power, adding to the construction of a democratic University, which ensure social justice.
Palavras-chave: Representatividade;
Mulheres;
Relações de Poder;
Gestão;
Educação Superior
Representation;
Women;
Power Relations;
Management;
Higher Education
Área(s) do CNPq: Antropologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MOREIRA, Bruna Suene Silva. “Onde estão, elas, na educação superior?Representatividade feminina, a partir dos campi do Continente/UFMA. 2024. 137 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5588
Data de defesa: 20-Ago-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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