Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Orlando Dias da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5850512764398139por
dc.contributor.advisor1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.contributor.referee3FEITOSA, Luziane de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2115385802339509por
dc.date.accessioned2024-11-13T17:31:08Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Orlando Dias da. Produção de texto a partir de sequência didática: Desenvolvendo as capacidades de linguagem. 2024. 98 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5584-
dc.description.resumoEste estudo investiga o impacto das sequências didáticas na progressão temática e na estruturação textual no contexto do ensino da escrita. Após analisar diversos textos de autores especializados, destaca-se a importância de uma abordagem cuidadosa e adaptada ao contexto específico dos alunos no planejamento e na implementação das sequências didáticas. Observa-se que, quando essas práticas são elaboradas e ajustadas de acordo com as necessidades e características dos estudantes, elas têm o potencial de fomentar o desenvolvimento das habilidades de escrita, incluindo a progressão temática e a organização textual. Ademais, as sequências didáticas podem criar um ambiente de aprendizagem motivador, incentivando os alunos a explorar e aprimorar suas habilidades de escrita. A progressão temática, que implica na articulação coerente e progressiva das ideias ao longo do texto, e a estruturação textual, que envolve a organização eficaz dos elementos textuais para alcançar os objetivos comunicativos, emergem como aspectos cruciais no desenvolvimento da competência escrita dos alunos. Diante disso, é fundamental que o planejamento e a implementação das sequências didáticas sejam guiados por uma compreensão profunda dos processos de escrita e das necessidades específicas dos aprendizes. Assim, este estudo enfatiza a importância de uma abordagem reflexiva e crítica no ensino da escrita, concebendo as sequências didáticas como ferramentas flexíveis e adaptáveis, capazes de promover uma aprendizagem significativa e sustentável ao longo do tempo.por
dc.description.abstractThis study investigates the impact of didactic sequences on thematic progression and textual structuring in the context of writing instruction. After analyzing various texts by specialized authors, the importance of a careful and context-adapted approach in planning and implementing didactic sequences is highlighted. It is observed that when these practices are developed and adjusted according to the students' needs and characteristics, they have the potential to foster the development of writing skills, including thematic progression and textual organization. Furthermore, didactic sequences can create a motivating learning environment, encouraging students to explore and enhance their writing skills. Thematic progression, which involves coherent and progressive articulation of ideas throughout the text, and textual structuring, which entails effective organization of textual elements to achieve communicative objectives, emerge as crucial aspects in the development of students' writing competence. Therefore, it is essential for the planning and implementation of didactic sequences to be guided by a deep understanding of writing processes and the specific needs of learners. Thus, this study emphasizes the importance of a reflective and critical approach in writing instruction, conceptualizing didactic sequences as flexible and adaptable tools capable of promoting meaningful and sustainable learning over time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-13T17:31:08Z No. of bitstreams: 1 ORLANDO DIAS DA SILVA.pdf: 1077809 bytes, checksum: eed814f15d986c443c602780aa140398 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-13T17:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORLANDO DIAS DA SILVA.pdf: 1077809 bytes, checksum: eed814f15d986c443c602780aa140398 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsequência didática;por
dc.subjectprogressão temática;por
dc.subjectestruturação textual;por
dc.subjectensino da escrita;por
dc.subjectplanejamento pedagógicopor
dc.subjectdidactic sequence;eng
dc.subjectthematic progression;eng
dc.subjecttextual structuring;eng
dc.subjectwriting teaching;eng
dc.subjectpedagogical planningeng
dc.subject.cnpqOrientação Educacionalpor
dc.titlePRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: desenvolvendo as capacidades de linguagempor
dc.title.alternativeTEXT PRODUCTION FROM TEACHING SEQUENCE: developing language skillseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORLANDO DIAS DA SILVA.pdfDissertação de Mestrado1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.