Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5584
Tipo do documento: Dissertação
Título: PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: desenvolvendo as capacidades de linguagem
Título(s) alternativo(s): TEXT PRODUCTION FROM TEACHING SEQUENCE: developing language skills
Autor: SILVA, Orlando Dias da 
Primeiro orientador: LIMA, Paulo da Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Terceiro membro da banca: FEITOSA, Luziane de Sousa
Resumo: Este estudo investiga o impacto das sequências didáticas na progressão temática e na estruturação textual no contexto do ensino da escrita. Após analisar diversos textos de autores especializados, destaca-se a importância de uma abordagem cuidadosa e adaptada ao contexto específico dos alunos no planejamento e na implementação das sequências didáticas. Observa-se que, quando essas práticas são elaboradas e ajustadas de acordo com as necessidades e características dos estudantes, elas têm o potencial de fomentar o desenvolvimento das habilidades de escrita, incluindo a progressão temática e a organização textual. Ademais, as sequências didáticas podem criar um ambiente de aprendizagem motivador, incentivando os alunos a explorar e aprimorar suas habilidades de escrita. A progressão temática, que implica na articulação coerente e progressiva das ideias ao longo do texto, e a estruturação textual, que envolve a organização eficaz dos elementos textuais para alcançar os objetivos comunicativos, emergem como aspectos cruciais no desenvolvimento da competência escrita dos alunos. Diante disso, é fundamental que o planejamento e a implementação das sequências didáticas sejam guiados por uma compreensão profunda dos processos de escrita e das necessidades específicas dos aprendizes. Assim, este estudo enfatiza a importância de uma abordagem reflexiva e crítica no ensino da escrita, concebendo as sequências didáticas como ferramentas flexíveis e adaptáveis, capazes de promover uma aprendizagem significativa e sustentável ao longo do tempo.
Abstract: This study investigates the impact of didactic sequences on thematic progression and textual structuring in the context of writing instruction. After analyzing various texts by specialized authors, the importance of a careful and context-adapted approach in planning and implementing didactic sequences is highlighted. It is observed that when these practices are developed and adjusted according to the students' needs and characteristics, they have the potential to foster the development of writing skills, including thematic progression and textual organization. Furthermore, didactic sequences can create a motivating learning environment, encouraging students to explore and enhance their writing skills. Thematic progression, which involves coherent and progressive articulation of ideas throughout the text, and textual structuring, which entails effective organization of textual elements to achieve communicative objectives, emerge as crucial aspects in the development of students' writing competence. Therefore, it is essential for the planning and implementation of didactic sequences to be guided by a deep understanding of writing processes and the specific needs of learners. Thus, this study emphasizes the importance of a reflective and critical approach in writing instruction, conceptualizing didactic sequences as flexible and adaptable tools capable of promoting meaningful and sustainable learning over time.
Palavras-chave: sequência didática;
progressão temática;
estruturação textual;
ensino da escrita;
planejamento pedagógico
didactic sequence;
thematic progression;
textual structuring;
writing teaching;
pedagogical planning
Área(s) do CNPq: Orientação Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: SILVA, Orlando Dias da. Produção de texto a partir de sequência didática: Desenvolvendo as capacidades de linguagem. 2024. 98 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5584
Data de defesa: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORLANDO DIAS DA SILVA.pdfDissertação de Mestrado1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.