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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5582
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O novo Currículo do Ensino Médio e a Atuação Docente em Projeto de Vida no C. E. M. Maria Mônica Vale em São Luís - MA |
Título(s) alternativo(s): | The new High School Curriculum and Teaching Practice in Life Project at C. E. M. Maria Mônica Vale in São Luís - MA |
Autor: | SANTANA, Izamoema de ![]() |
Primeiro orientador: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Segundo membro da banca: | AMORIM, Elisângela Santos de |
Terceiro membro da banca: | MATOS, Marcos Fábio Belo |
Quarto membro da banca: | MELO, José Carlos de |
Quinto membro da banca: | CARDOZO, Maria José Pires Barros |
Resumo: | Este estudo consiste numa pesquisa qualitativa e interventiva que visa responder à seguinte problemática: como as/os professoras/es do componente curricular Projeto de Vida podem atuar na escolha dos itinerários formativos do novo currículo do Ensino Médio no Maranhão? Assim, nosso objetivo geral era investigar a atuação docente no componente curricular Projeto de Vida do novo currículo do Ensino Médio no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale em São Luís – MA, com vista à construção conjunta de um caderno de orientações pedagógicas para a escolha de itinerários formativos. E nossos objetivos específicos foram: verificar as orientações curriculares para a escolha dos itinerários formativos do novo currículo do Ensino Médio no Maranhão; identificar como é a formação das(os) docentes que atuam no componente curricular Projeto de Vida no Maranhão; analisar a atuação docente em Projeto de Vida no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale; e elaborar em parceria com a equipe escolar do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale um caderno de orientações pedagógicas com temas e estratégias metodológicas que auxiliem a escolha de itinerários formativos. Para atingir nossos objetivos, pesquisamos os documentos curriculares que embasam essa reforma curricular, BNCC (2018) e DCTM (2022), assim como fizemos um aprofundamento teórico sobre Currículo e a história do Ensino Médio e da Formação Docente no Brasil e no Maranhão, com base em autores como Charlot (2014); Ferreira Júnior (2010); Freire (1987; 1996); Imbernón (2011) Lopes e Macedo (2002; 2011), Paraíso e Santos (1996); Sacristán (2000; 2013); Saviane (2005); Silva (2002); Papi (2005); Pimenta (1997); Ramalho, Nuñes e Gauthier (2004), Sodré (2012), Souza (2008), Tardif (2014), dentre outros. Nosso campo de investigação foi o Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais em São Luís – MA, no qual traçamos um caminho metodológico que consistiu na observação participante e entrevistas semiestruturadas com a gestão e as professoras que atuam no Projeto de Vida. A análise de dados foi feita com base na Teoria da Atuação de Stephen Ball, Maguire e Braun (2021). Assim, nossos resultados indicam que as orientações curriculares para a escolha dos itinerários formativos não são precisas, delegando às escolas a criação de estratégias para promover uma escolha consciente, abrindo precedentes para falhas e insatisfação por parte dos estudantes. Quanto à formação docente para atuar no componente curricular Projeto de Vida, os dados revelam ser centrada na execução do material didático do ICE, o que tem gerado preocupação com o cumprimento do programa curricular, assim como com a busca por outras fontes. E, em sua atuação em Projeto de Vida, as professoras relataram as práticas cotidianas de contextualização que vivenciam no ambiente escolar, tais como reuniões, planejamento conjunto, construção de artefatos para a concretização da política educacional em vigor. Durante a execução de nossa pesquisa, pudemos aplicar nosso produto educacional construído com auxílio da equipe pedagógica, que consiste num caderno, que foi bem recebido pelos estudantes, de orientações pedagógicas contendo uma sequência didática para a escolha de itinerários formativos. |
Abstract: | This study consists of a qualitative and interventional research whose aims to answer the following question: how can teachers of the Life Project curriculum component act in the choice of training itineraries in the new high school curriculum in Maranhão? Thus, objective was to investigate the teaching performance in the Life Project curriculum component of the new High School curriculum at the Centro Educa Mais Maria Mônica Vale in São Luís - MA, with a view to jointly constructing a pedagogical guidelines booklet for choosing training itineraries. And our specific objectives were: to verify the curricular guidelines for the choice of training itineraries in the new high school curriculum in Maranhão; to identify the training of teachers who work in the Life Project curricular component in Maranhão; to analyze the teaching performance in the Life Project at the Centro Educa Mais Maria Mônica Vale; and to develop, in partnership with the school team at the Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, a pedagogical guidelines booklet with themes and methodological strategies to help with the choice of training itineraries. In order to achieve our objectives, we researched the curriculum documents that underpin this curriculum reform, the BNCC (2028) and the DCTM (2022), as well as delving into the curriculum and the history of secondary education and teacher training in Brazil and Maranhão, based on authors such as Charlot (2014); Ferreira Jr (2010); Freire (1987;1996); Imbernón (2011) Lopes and Macedo (2002, 2011), Paraíso and Santos (1996); Sacristán (2000; 2013); Saviane (2005); Silva (2002); Papi (2005); Pimenta (1997); Ramalho, Nuñes and Gauthier (2004), Sodré (2012) Souza (2008), Tardif (2014) among others. Our field of investigation was the Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, located in the Vinhais neighborhood in São Luís -MA, in which we traced a methodological path, which consisted of participant observation and semi-structured interviews with the management and teachers who work in the Life Project, the data analysis was done based on the Theory of Performance by Stephen Ball and his collaborators (2021). Thus, our results indicate that the curricular guidelines for choosing training itineraries are not precise, delegating schools to create strategies to promote a conscious choice, setting precedents for failures and dissatisfaction on the part of students. As for teacher training to work on the Life Project curricular component, the data shows that it is centered on the implementation of the ICE didactic material, which has generated concern about compliance with the curricular program, as well as the search for other sources. And in their Life Project work, the teachers reported on the daily contextualization practices they experience in the school environment, such as meetings, joint planning, and the construction of artifacts to implement the educational policy in force. During the course of our research, we were able to apply our educational product, built with the help of the pedagogical team, which consists of a pedagogical guidelines booklet containing a didactic sequence for choosing training itineraries, which was well received by the students. |
Palavras-chave: | Currículo; Docência; Ensino Médio; Projeto de Vida Curriculum; Teaching; High school; Life Project |
Área(s) do CNPq: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | SANTANA, Izamoema de. O novo Currículo do Ensino Médio e a Atuação Docente em Projeto de Vida no C. E. M. Maria Mônica Vale em São Luís - MA. 2023. 165 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5582 |
Data de defesa: | 17-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IZAMOEMA DE SANTANA.pdf | Dissertação de Mestrado | 13,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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