Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Rayannie Mendes de-
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0000-0001-64322365por
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-27561938por
dc.contributor.referee1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee2COSTA, Cristiane Dias Martins-
dc.contributor.referee3FRANCO, Sandra Aparecida Pires-
dc.contributor.referee4CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.referee5SOUZA, Silvana Paulina de-
dc.date.accessioned2024-11-13T16:21:06Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rayannie Mendes de. O Ensino do Ato de Ler: Uma proposta didática discursiva para o 1° ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de São José de Ribamar- MA. 2023. 153 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5581-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada O ENSINO DO ATO DE LER: uma proposta didática discursiva para o 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de São José de Ribamar- MA teve por objetivo geral compreender o processo de ensino do ato de ler à luz da perspectiva discursiva de alfabetização com vista à elaboração de orientações metodológicas direcionadas para professores do 1 º ano do Ensino Fundamental a partir de uma escola pública da rede municipal de ensino de São José de Ribamar - MA. De acordo com a natureza aplicada da investigação o objeto de pesquisa nos direcionou para uma metodologia baseada em alguns pressupostos da pesquisa ação colaborativa, tendo como colaboradoras 02 professoras do 1º ano de uma das unidades de ensino da rede pública municipal da cidade de São José de Ribamar no Maranhão. Para o desenvolvimento da pesquisa mantivemos diálogos com autores como: Bakhtin (1995) Jolibert (1994), Geraldi (2000), Bajard (2014), Smolka (1993), Curto, Morillo e Teixidó (2000) dentre outros. A proposta didática validada pela Colaboradora da pesquisa e apresentada como produto educacional da pesquisa utilizou como diagnóstico a prática pedagógica desta que foi acompanhada por meio de observação participante por 04 meses, além da aplicação de uma entrevista narrativa e um questionário de validação do produto. Os resultados obtidos no diagnóstico realizado orientaram a construção do produto educacional fruto do processo de pesquisa aplicada de acordo como sugerem as orientações para o desenvolvimento de investigações em nível de um Mestrado Profissional em Educação. A proposta metodológica, ou seja, o produto educacional se encontra materializado em um Caderno Pedagógico intitulado: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DO ATO DE LER NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO PARA 1º ANO DO ENSINO FUNTDAMENTALpor
dc.description.abstractThe research entitled THE TEACHING OF THE ACT OF READING: a discursive didactic proposal for the 1st year of Elementary School in the Public Network of São José de Ribamar-MA. Dad the general objective of understanding the process of teaching the act of reading in light of the perspective discursive literacy course with a view to developing methodological guidelines aimed at teachers in the 1st year of Elementary School from a public school in the municipal education network of São José de Ribamar – MA. In accordance with the applied nature of the investigation, the research object directed us to a methodology based on some assumptions of collaborative action research, having as collaborators 02 1st year teachers from one of the teaching units of the municipal public network in the city of São José de Ribamar in Maranhão. To develop the research, we maintained dialogues with authors such as: Bakhtin (1995) Jolibert (1994), Geraldi (2000), Bajard (2014), Smolka (1993), Curto, Morillo and Teixidó (2000) among others. The didactic proposal validated by the research collaborator and presented as na educational product of the research used as a diagnosis its pedagogical practice, which was monitored through participant observation for 04 months, in addition to the application of a narrative interview and a product validation questionnaire. The results obtained in the diagnosis carried out guided the construction of the educational product resulting from the applied research process in accordance with the guidelines for the development of investigations at the level of a Professional Master’s in Education. The methodological proposal, that is, the educational product is materialized in a Pedagogical Notebook entitled: METHODOLOGICAL PATHS FOR TEACHING THE ACT OF READING FROM THE DISCURSIVE PERSPECTIVE OF LITERACY FOR THE 1ST YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-13T16:21:06Z No. of bitstreams: 1 Rayannie Mendes de Oliveira.pdf: 7000296 bytes, checksum: 259953fbc92cb9929ab24ea4080e9f84 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-13T16:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rayannie Mendes de Oliveira.pdf: 7000296 bytes, checksum: 259953fbc92cb9929ab24ea4080e9f84 (MD5) Previous issue date: 2023-12-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerspectiva discursiva de alfabetização;por
dc.subjectEnsino do Ato de Ler;por
dc.subjectCaderno Pedagógicopor
dc.subjectDiscursive perspective on literacy;eng
dc.subjectTeaching the Act of Reading;eng
dc.subjectPedagogical Notebookeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO Ensino do Ato de Ler: uma proposta didática discursiva para o 1° ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de São José de Ribamar- MApor
dc.title.alternativeTeaching the Act of Reading: a discursive didactic proposal for the 1st year of Elementary Education in the Public School System of São José de Ribamar- MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayannie Mendes de Oliveira.pdfDissertação de Mestrado6,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.