Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5581
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino do Ato de Ler: uma proposta didática discursiva para o 1° ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de São José de Ribamar- MA
Título(s) alternativo(s): Teaching the Act of Reading: a discursive didactic proposal for the 1st year of Elementary Education in the Public School System of São José de Ribamar- MA
Autor: OLIVEIRA, Rayannie Mendes de 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: COSTA, Cristiane Dias Martins
Terceiro membro da banca: FRANCO, Sandra Aparecida Pires
Quarto membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Quinto membro da banca: SOUZA, Silvana Paulina de
Resumo: A pesquisa intitulada O ENSINO DO ATO DE LER: uma proposta didática discursiva para o 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de São José de Ribamar- MA teve por objetivo geral compreender o processo de ensino do ato de ler à luz da perspectiva discursiva de alfabetização com vista à elaboração de orientações metodológicas direcionadas para professores do 1 º ano do Ensino Fundamental a partir de uma escola pública da rede municipal de ensino de São José de Ribamar - MA. De acordo com a natureza aplicada da investigação o objeto de pesquisa nos direcionou para uma metodologia baseada em alguns pressupostos da pesquisa ação colaborativa, tendo como colaboradoras 02 professoras do 1º ano de uma das unidades de ensino da rede pública municipal da cidade de São José de Ribamar no Maranhão. Para o desenvolvimento da pesquisa mantivemos diálogos com autores como: Bakhtin (1995) Jolibert (1994), Geraldi (2000), Bajard (2014), Smolka (1993), Curto, Morillo e Teixidó (2000) dentre outros. A proposta didática validada pela Colaboradora da pesquisa e apresentada como produto educacional da pesquisa utilizou como diagnóstico a prática pedagógica desta que foi acompanhada por meio de observação participante por 04 meses, além da aplicação de uma entrevista narrativa e um questionário de validação do produto. Os resultados obtidos no diagnóstico realizado orientaram a construção do produto educacional fruto do processo de pesquisa aplicada de acordo como sugerem as orientações para o desenvolvimento de investigações em nível de um Mestrado Profissional em Educação. A proposta metodológica, ou seja, o produto educacional se encontra materializado em um Caderno Pedagógico intitulado: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DO ATO DE LER NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO PARA 1º ANO DO ENSINO FUNTDAMENTAL
Abstract: The research entitled THE TEACHING OF THE ACT OF READING: a discursive didactic proposal for the 1st year of Elementary School in the Public Network of São José de Ribamar-MA. Dad the general objective of understanding the process of teaching the act of reading in light of the perspective discursive literacy course with a view to developing methodological guidelines aimed at teachers in the 1st year of Elementary School from a public school in the municipal education network of São José de Ribamar – MA. In accordance with the applied nature of the investigation, the research object directed us to a methodology based on some assumptions of collaborative action research, having as collaborators 02 1st year teachers from one of the teaching units of the municipal public network in the city of São José de Ribamar in Maranhão. To develop the research, we maintained dialogues with authors such as: Bakhtin (1995) Jolibert (1994), Geraldi (2000), Bajard (2014), Smolka (1993), Curto, Morillo and Teixidó (2000) among others. The didactic proposal validated by the research collaborator and presented as na educational product of the research used as a diagnosis its pedagogical practice, which was monitored through participant observation for 04 months, in addition to the application of a narrative interview and a product validation questionnaire. The results obtained in the diagnosis carried out guided the construction of the educational product resulting from the applied research process in accordance with the guidelines for the development of investigations at the level of a Professional Master’s in Education. The methodological proposal, that is, the educational product is materialized in a Pedagogical Notebook entitled: METHODOLOGICAL PATHS FOR TEACHING THE ACT OF READING FROM THE DISCURSIVE PERSPECTIVE OF LITERACY FOR THE 1ST YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION.
Palavras-chave: Perspectiva discursiva de alfabetização;
Ensino do Ato de Ler;
Caderno Pedagógico
Discursive perspective on literacy;
Teaching the Act of Reading;
Pedagogical Notebook
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: OLIVEIRA, Rayannie Mendes de. O Ensino do Ato de Ler: Uma proposta didática discursiva para o 1° ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de São José de Ribamar- MA. 2023. 153 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5581
Data de defesa: 22-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayannie Mendes de Oliveira.pdfDissertação de Mestrado6,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.