Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5578
Tipo do documento: Dissertação
Título: COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E ÀS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA NA ESCOLA CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARÉ
Título(s) alternativo(s): FIGHTING SCIENTIFIC DENIALISM AND FAKE NEWS FROM THE PERSPECTIVE OF BIOLOGY TEACHERS AT THE CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARÉ SCHOOL
Autor: GONÇALVES, Marcia Amelia Gaspar Matos 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: SILVA, Antonio José da
Resumo: A presente pesquisa trata da temática do combate ao negacionismo científico e às fake news. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades de combate ao negacionismo científico e às fake news na perspectiva de professores de Biologia da Escola Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, com vistas a produzir um Guia digital com propostas pedagógicas que possam contribuir para o combate às inverdades e a negação da ciência no ambiente escolar e fora dele. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada quanto à natureza como aplicada e do tipo pesquisa participante. As participantes da pesquisa foram quatro professoras que lecionam a disciplina de Biologia do Ensino Médio na escola pesquisada, no município de São Luís-MA. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram feitas de maneira presencial. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Foram elaboradas cinco categorias: Concepções sobre o negacionismo científico; Concepções sobre às fake news; Estratégias de combate; Esclarecimento e fundamentação científica e o Estímulo ao pensamento crítico. Ao final desta pesquisa exploratória e com a análise das categorias, foi evidenciado que os docentes participantes da pesquisa têm uma concepção definida sobre o que é negacionismo científico e fake news, configurando-os como negar a ciência e notícias falsas para obter algum prejuízo, respectivamente. Em relação às estratégias pedagógicas de combate, os professores consideraram muito importante tê-las, porém nem todos abordam isso em sala de aula. Foi constatado que tanto o negacionismo quanto as fake news corroboram com a desinformação dos estudantes e que assuntos sobre vacinas e evolução foram os mais citados pelos docentes como os que mais sofrem com o negacionismo científico e às fake news. Constatamos também que a utilização de materiais com respaldo científico se faz necessário nesse combate e que o incentivo à propagação da verdade científica com esclarecimentos e fundamentações é de extrema importância de acordo com os pesquisados e que a verdade científica reafirma e efetiva os princípios da ciência. Destacou-se a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) como uma das alternativas para alcançar os objetivos desta pesquisa, visto que a AMI ajuda a desenvolver nos estudantes a capacidade de realizar uma análise de uma informação de maneira crítica e a serem preparados para esse mundo das mídias e da tecnologia. Esperamos que a proposta pedagógica em forma de Guia digital possa contribuir no combate ao negacionismo científico e às fake news, no sentido de possibilitar aos professores a mediação, auxiliando seus alunos a refletir de maneira crítica as informações que recebem dos assuntos da Biologia.
Abstract: This research deals with the topic of combating scientific denialism and fake news. The objective of the research was to investigate the possibilities of combating scientific denialism and fake news from the perspective of Biology teachers at Escola Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, with a view to producing a digital Guide with pedagogical proposals that can contribute to combating untruths and the denial of science in the school environment and outside it. It is a research with a qualitative approach, classified in nature as applied and as participatory research. The research participants were four teachers who teach the High School Biology subject at the researched school, in the city of São Luís-MA. Semi-structured interviews were used as a data collection instrument. The interviews were carried out in person. The research data was analyzed from the perspective of Bardin's Content Analysis (2016). Five categories were created: Conceptions about scientific denialism; Conceptions about fake news; Combat strategies; Clarification and scientific foundation and encouragement of critical thinking. At the end of this exploratory research and with the analysis of the categories, it was evident that the teachers participating in the research have a defined conception of what scientific denialism and fake news are, configuring them as denying science and fake news to obtain some harm, respectively. . Regarding pedagogical combat strategies, teachers considered it very important to have them, but not everyone addresses this in the classroom. It was found that both denialism and fake news corroborate students' misinformation and that topics about vaccines and evolution were the most cited by teachers as those that suffer most from scientific denialism and fake news. We also note that the use of materials with scientific support is necessary in this fight and that encouraging the propagation of scientific truth with clarifications and justifications is extremely important according to those researched and that scientific truth reaffirms and implements the principles of science. Media and Information Literacy (AMI) stood out as one of the alternatives to achieve the objectives of this research, as AMI helps to develop in students the ability to analyze information in a critical way and to be prepared for this world of media and technology. We hope that the pedagogical proposal in the form of a digital Guide can contribute to the fight against scientific denialism and fake news, in the sense of enabling teachers to mediate, helping their students to reflect critically on the information they receive on Biology subjects.
Palavras-chave: Ensino de Biologia;
Ensino Médio;
Fake News;
Negacionismo Científico;
Pensamento crítico
Teaching Biology;
High school;
Fake News;
Scientific Denialism;
Critical thinking
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: GONÇALVES, Marcia Amelia Gaspar Matos. Combate ao negacionismo científico e às fake news na perspectiva dos professores de Biologia na escola Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. 2023. 243 f Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5578
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA AMELIA GASPAR MATOS GONÇALVES.pdfDissertação de Mestrado51,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.