Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5577
Tipo do documento: Dissertação
Título: A METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: Um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Camélia Costa Viveiros
Título(s) alternativo(s): ACTIVE PEER INSTRUCTION METHODOLOGY AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE CLASSROOM: A study with teachers in the Early Years of Elementary School at the Camélia Costa Viveiros Basic Education Unit
Autor: SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho da 
Primeiro orientador: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Primeiro membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: BARROS, Marcos Alexandre de Melo
Quarto membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Quinto membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Resumo: Esta pesquisa trata acerca de Metodologias Ativas de aprendizagem, em específico a Peer Instruction (Aprendizagem por Pares), e a potencialidade da combinação desta com as Tecnologias Digitais, tendo como lócus a instituição Unidade de Educação Básica (UEB) Camélia Costa Viveiros, pertencente ao município de São Luís (MA). O interesse pela temática partiu da seguinte problemática: Quais as compreensões dos professores acerca das Metodologias Ativas, e em específico a Peer Instruction e a utilização de Tecnologias Digitais para a prática pedagógica? Por meio dessa indagação, surgiu o objetivo de pesquisa que se caracteriza por investigar as compreensões dos professores sobre Metodologias Ativas, especificamente a Peer Instruction, auxiliado por Tecnologias Digitais para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi feito um levantamento bibliográfico a partir das temáticas anunciadas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa colaborativa com os procedimentos pautados na pesquisa bibliográfica. Como coleta de dados buscou-se ser de forma colaborativa, mediante a aplicação de entrevista semiestruturada com quatro professores, além dos encontros formativos que possibilitaram obter mais informações dos sujeitos da pesquisa a partir das observações da pesquisadora. Os resultados foram estruturados em categorias e discutidos à luz do referencial teórico. Estes possibilitaram entender que a compreensão dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ainda carece de conhecimentos aprofundados acerca da temática, assim como o entendimento sobre a Peer Instruction como Metodologia Ativa. Mediante os dados coletados, pode se estruturar o produto educacional em formato de e-book, que apresenta conceitos, ideias e orientações sobre a Peer Instruction em combinação com Tecnologias Digitais, para os professores aplicarem de acordo com suas necessidades.
Abstract: This research deals with Active Learning Methodologies, specifically Peer Instruction (Learning by Peers), and the potential of its combination with Digital Technologies, having as its locus the institution Basic Education Unit (UEB) Camélia Costa Viveiros, belonging to the city of São Luís (MA). The interest in the theme stemmed from the following issue: What are the teachers' understanding of Active Methodologies, and specifically Peer Instruction and the use of Digital Technologies for pedagogical practice? Through this question, the research objective emerged, which is characterized by investigating the understanding of teachers about Active Methodologies, specifically Peer Instruction, aided by Digital Technologies for the pedagogical practice of teachers in the Early Years of Elementary School. In this sense, a bibliographic survey was carried out based on the announced themes. The research methodology comprises from a case study, qualitative approach, applied, exploratory and descriptive nature. As data collection, we sought to be collaborative, through the application of semi-structured interviews with four teachers, in addition to training meetings that made it possible to obtain more information from the research subjects based on the researcher's observations. The results were structured into categories and discussed in light of the theoretical framework. These made it possible to understand that the understanding of teachers in the Early Years of Elementary School still lacks in-depth knowledge about the subject, as well as the understanding of Peer Instruction as an Active Methodology. Through the collected data, the educational product can be structured in an e-book format, which presents concepts, ideas and guidelines on Peer Instruction in combination with Digital Technologies, for teachers to apply according to their needs.
Palavras-chave: Metodologias Ativas;
Peer Instruction;
Tecnologias Digitais;
prática pedagógica;
Ensino Fundamental
Active Methodologies;
Peer Instruction;
Digital Technologies;
pedagogical practice;
Elementary School
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho da. A metodologia ativa peer instruction e tecnologias digitais em sala de aula: Um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Camélia Costa Viveiros. 2023. 194 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5577
Data de defesa: 25-Mai-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA.pdfDissertação de Mestrado13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.