Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5576
Tipo do documento: Dissertação
Título: MEMES DE INTERNET: uma proposta didática para leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhão/Campus São Luís - Monte Castelo
Título(s) alternativo(s): INTERNET MEMES: a didactic proposal for reading and producing texts in Portuguese language classes at the Federal Institute of Maranhão/Campus São Luís - Monte Castle
Autor: TERRADO, Luisyane de Maria Carlos 
Primeiro orientador: ARANHA, Marize Barros Rocha
Primeiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Terceiro membro da banca: FARIA, Maria da Graça dos Santos
Quarto membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Quinto membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Resumo: A pesquisa intitulada “MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa” faz parte do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional, Linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem na Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O objetivo geral é investigar como o gênero meme de internet pode contribuir para a produção de textos de alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado, no IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo, visando à elaboração de um E-book com orientações didáticas que direcionem o trabalho do professor com gênero meme. E, como específicos: identificar qual(is) a(s) concepção(ões) de linguagem que fundamenta(m) o trabalho docente para o ensino de Língua Portuguesa; identificar quais saberes são mobilizados pelos alunos para a produção de memes em aulas de Língua Portuguesa; desenvolver estratégias de leitura reflexiva de memes que contribuam para a produção de textos críticos em aulas de Língua Portuguesa; produzir um e-book contendo orientações didáticas no intuito de fomentar o trabalho com o meme de internet em sala de aula, numa perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos e dialógica. A pesquisa baseia-se nos pressupostos teóricos do Grupo de Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2000; 2015), Rojo (2013; 2009); Rojo e Barbosa (2015); para as concepções de multiletramentos; em Bakhtin (2016, 2014, 2003) para concepções de gênero; e em Marcuschi (2005) para concepções de gêneros digitais emergentes; em documentos oficiais de educação, como a BNCC (2018) que destaca a relevância do ensino/aprendizagem ser desenvolvido através dos gêneros, inclusive, os digitais e, entre eles, os memes; e, em Arce (2019), Testa (2020) e Silva (2020) que desenvolveram pesquisas sobre o gênero meme de internet. A pesquisa é de natureza do tipo aplicada, fundamentada nos pressupostos da intervenção pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora de Língua Portuguesa e os alunos do 1º ano, Curso de Comunicação Visual do IFMA. O processo de geração de dados foi subsidiado pelos seguintes instrumentos: observação; questionário e a entrevista semiestruturada. De modo geral, os resultados obtidos mostram que o Meme de Internet se diferencia dos demais gêneros pela sua dinamicidade e rápida propagação, isso nos permitiu apresentar o produto “E-book – Dialogando com Memes de Internet: experiências digitais para a sala de aula” fruto de ações e reflexões com vistas a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. As conclusões revelaram que, quando o ensino da Língua Portuguesa é realizado por meio de gêneros que são “próximos” dos alunos, o ensino e aprendizagem tornam-se prazerosos, e o processo de construção de textos é ressignificado a partir destas perspectivas mêmicas.
Abstract: The research entitled “INTERNET MEMES IN THE CLASSROOM: a didactic proposal for teaching Portuguese Language” is part of the Postgraduate Program in Basic Education Teaching Management – PPGEEB, Professional Master’s Degree, Teaching and Learning research line in Basic Education, from the Federal University of Maranhão – UFMA. The general objective is to investigate how the internet meme genre can contribute to the production of texts by students in the 1st year of Integrated High School, at IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo, aiming to create an E-book with didactic guidelines that direct the teacher's work with the meme genre. And, as specific: identify which conception(s) of language underlie(s) the teaching work for teaching Portuguese Language; identify which knowledge is mobilized by students to produce memes in Portuguese language classes; develop strategies for reflective reading of memes that contribute to the production of critical texts in Portuguese language classes; produce an e-book containing teaching guidelines with the aim of encouraging work with internet memes in the classroom, from a perspective of Multiliteracies and dialogic Pedagogy. The research is based on the theoretical assumptions of the New London Group (1996), Cope and Kalantzis (2000; 2015), Rojo (2013; 2009); Rojo and Barbosa (2015); for conceptions of multiliteracies; in Bakhtin (2016, 2014, 2003) for conceptions of gender; and in Marcuschi (2005) for conceptions of emerging digital genres; in official education documents, such as the BNCC (2018), which highlights the relevance of teaching/learning being developed through genres, including digital ones and, among them, memes; and, in Arce (2019), Testa (2020) and Silva (2020) who developed research on the internet meme genre. The research is of an applied nature, based on the assumptions of pedagogical intervention. The research subjects were a Portuguese language teacher and 1st year students, Visual Communication Course at IFMA. The data generation process was supported by the following instruments: observation; questionnaire and semi-structured interview. In general, the results obtained show that Internet Memes differ from other genres due to their dynamism and rapid propagation, this allowed us to present the product “E-book – Dialogando com Memes de Internet: digital experiences for the classroom” fruit of actions and reflections with a view to contributing to the teaching and learning process. The conclusions revealed that, when the teaching of the Portuguese language is carried out through genres that are “close” to the students, teaching and learning become pleasurable, and the process of constructing texts is given new meaning from memic perspectives.
Palavras-chave: Ensino;
Língua Portuguesa;
Memes.
Teaching;
Portuguese language;
Memes
Área(s) do CNPq: Teoria e Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: TERRADO, Luisyane de Maria Carlos. Memes de internet: Uma proposta didática para leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhão/Campus São Luís - Monte Castelo. 2024. 219 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5576
Data de defesa: 6-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO.pdfDissertação de Mestrado23,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.