Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARINHO, Danielle Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1729475829879635por
dc.contributor.advisor1TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.contributor.referee1TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.date.accessioned2024-11-13T12:11:09Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationMARINHO, Danielle Cabral. A integração da biblioteca escolar e tecnologias educacionais na prática pedagógica: Um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavão. 2024. 204 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5574-
dc.description.resumoO diálogo entre escola, biblioteca e tecnologias pode ser visto como parte interdependente e indissociável no processo educacional, assim, esta pesquisa aborda sobre a integração da biblioteca escolar e tecnologias educacionais na prática pedagógica dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como lócus a instituição pública Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, pertencente a Rede Municipal de Ensino de São Luís (MA). O interesse pela temática partiu da seguinte problemática: como integrar a biblioteca escolar às tecnologias educacionais para a prática pedagógica dos professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental? Por meio desse questionamento, surgiu o objetivo de pesquisa que se caracteriza por investigar como integrar a biblioteca escolar e tecnologias educacionais para a prática pedagógica, com vistas à elaboração de um E-book contendo orientações pedagógicas que subsidiem os professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar os objetivos, realizou-se pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, pautada nos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e de campo, adotando-se como abordagem a pesquisa qualitativa. Efetuou-se revisão sistemática de literatura com abrangência de 2020 a 2023 em quatro bases de dados: Google Acadêmico, CAPES, SciELO e BDTD, bem como realizou-se consultas em livros, documentos oficiais e normativas da Educação e da Biblioteconomia. Em relação à pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários aplicados com (1) gestora escolar, (1) coordenadora pedagógica e (3) professoras. Os resultados foram estruturados em categorias e discutidos à luz do referencial teórico. Estes possibilitaram compreender que a integração da biblioteca e tecnologias contribui significativamente com a prática pedagógica dos professores, mediante a efetivação de estratégias diferenciadas de ensino para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, com ênfase no protagonismo dos estudantes. A partir dos dados coletados, pode-se estruturar o produto educacional em formato de E-book, que apresenta as possibilidades de uso de plataformas digitais (sites e aplicativos) nas práticas de leitura e escrita.por
dc.description.abstractThe dialog between the school, library and technologies can be seen as an interdependent and inseparable part of the educational process, so this research addresses the integration of the school library and educational technologies in the pedagogical practice of teachers of the Early Years of Primary School, with the public institution Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, belonging to the Municipal Education Network of São Luís (MA), as its locus. My interest in the subject stemmed from the following problem: how can the school library be integrated with educational technologies for the pedagogical practice of 3rd and 4th grade elementary school teachers? This question led to the research objective of investigating how to integrate the school library and educational technologies for pedagogical practice, with a view to producing an E-book containing pedagogical guidelines to support 3rd and 4th grade elementary school teachers. In order to achieve the objectives, an applied, exploratory and descriptive study was carried out, based on the technical procedures of bibliographical and field research, adopting a qualitative research approach. A systematic literature review was carried out covering 2020 to 2023 in four databases: Google Scholar, CAPES, SciELO and BDTD, as well as consultations in books, official documents and Education and Librarianship regulations. With regard to the field research, questionnaires were used to collect data from (1) school manager, (1) pedagogical coordinator and (3) teachers. The results were structured into categories and discussed in the light of the theoretical framework. These made it possible to understand that the integration of the library and technologies contributes significantly to teachers' pedagogical practice, through the implementation of differentiated teaching strategies for the development of reading and writing skills, with an emphasis on student protagonism. Based on the data collected, it was possible to structure the educational product in E-book format, which presents the possibilities of using digital platforms (websites and applications) in reading and writing practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-13T12:11:09Z No. of bitstreams: 1 DANIELLE CABRAL MARINHO.pdf: 18176445 bytes, checksum: 51fd122b05ac8f981594a0509b02d64c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-13T12:11:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELLE CABRAL MARINHO.pdf: 18176445 bytes, checksum: 51fd122b05ac8f981594a0509b02d64c (MD5) Previous issue date: 2024-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiblioteca Escolar;por
dc.subjectEnsino Fundamental I;por
dc.subjectPrática Pedagógica;por
dc.subjectTecnologias Educacionaispor
dc.subjectSchool Library;eng
dc.subjectPrimary Education;eng
dc.subjectPedagogical Practice;eng
dc.subjectEducational Technologieseng
dc.subject.cnpqAdministração de Unidades Educativaspor
dc.titleA INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavãopor
dc.title.alternativeTHE INTEGRATION OF THE SCHOOL LIBRARY AND EDUCATIONAL TECHNOLOGIES INTO PEDAGOGICAL PRACTICE: a study with teachers of the Initial Years of Elementary Education at the Mariana Pavão Basic Education Uniteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE CABRAL MARINHO.pdfDissertação de Mestrado17,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.