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Tipo do documento: Dissertação
Título: OBEDIENTES À LEI E TEMENTES A DEUS: Ação dos Indígenas na Capitania do Maranhão Diante das Denúncias do Auditório Eclesiástico e Advento das Reformas Pombalinas (1755-1765)
Título(s) alternativo(s): OBEDIENT TO THE LAW AND FEARING OF GOD: Action by the Indigenous People in the Captaincy of Maranhão in the Face of the Complaints of the Ecclesiastical Auditorium and the Advent of the Pombaline Reforms (1755-1765)
Autor: LOUREIRO, Maria Rosalina Bulcão
Primeiro orientador: DORNELLES, Soraia Sales
Primeiro coorientador: MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça
Primeiro membro da banca: DORNELLES, Soraia Sales
Segundo membro da banca: MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça
Terceiro membro da banca: MOREIRA, Vânia Maria Losada
Quarto membro da banca: LARA, Silvia Hunold
Resumo: A presente dissertação analisa o protagonismo indígena, especialmente das mulheres, na Capitania do Maranhão na segunda metade do século XVIII, no recorte temporal de 1755 a 1765, a partir das denúncias de amancebamento, incesto, alcouce, impedimentos de casamento e prostituição iniciadas no Auditório Eclesiástico. O funcionamento de um Tribunal Eclesiástico, envolvido diretamente com o disciplinamento social e reforma dos costumes, se deu com a criação do bispado do Maranhão em 1677. A existência de uma diocese na Amazônia colonial desde fins do século XVII, em uma região cujo catolicismo conhecido era o introduzido pelos missionários, já demonstra que a presença e atuação do clero secular, subordinado ao bispo e responsável pela vida paroquial e administração de sacramentos, não pode ser desconsiderado sobre as populações indígenas. Utilizando a documentação do Auditório Eclesiástico e de outras fontes, buscou-se conectar, de forma pioneira e inédita, a história indígena e a história da Igreja no Maranhão a partir de questões como legislação indigenista, exploração da força de trabalho, reforma pombalina e repressão aos costumes. Partindo da fonte do Tribunal Eclesiástico, foram examinadas nesta dissertação dezessete denúncias com o objetivo de trazer outra perspectiva da interação entre nativos e Igreja a partir do bispado do Maranhão e atuação do clero secular. O recorte temporal da dissertação também teve por objetivo analisar o Diretório Pombalino enquanto projeto de civilização, trabalho e casamento às populações indígenas, avaliando a atuação e imbricação do braço espiritual e secular em relação aos nativos na Capitania do Maranhão. Além disso, buscou-se recuperar os sentidos e trajetórias das mulheres indígenas e mestiças denunciadas no Tribunal Eclesiástico. A vasta documentação apresentada evidenciou que, mais do que uma série de reformas radicais, as medidas implementadas por Pombal tiveram como característica a continuidade de medidas postas anteriormente. Além disso, verificou-se que, em Portugal, a importância das dioceses e a preocupação com o disciplinamento de costumes aumentou a partir do Concílio Tridentino, deslocando-se para o território colonial a criação de bispados vigilantes aos preceitos tridentinos. Tal fato repercutiu na vigilância e repressão aos indígenas, especialmente na questão do casamento cristão, uma vez que as denúncias de amancebamento configuram na maioria das denúncias. A documentação também permite construir uma narrativa que evidencia a atuação das mulheres indígenas na Capitania do Maranhão, atuando como força de trabalho geral e especialista, obtendo vantagens em concubinatos estáveis, sustentando-se na atividade da prostituição e tantas outras experiências que possibilitam a desconstrução de estereótipos fortemente enraizados.
Abstract: The present dissertation analyzes the indigenous protagonism, especially of women, in the Capitania of Maranhão in the second half of the 18th century, in the time frame from 1755 to 1765, based on the complaints of espousal, incest, alcouce, marriage impediments and prostitution initiated in the Ecclesiastical Court. The functioning of an Ecclesiastical Court, directly involved with social discipline and reform of customs, came about with the creation of the bishopric of Maranhão in 1677. The existence of a diocese in colonial Amazonia since the end of the 17th century, in a region whose known Catholicism was that introduced by the missionaries, already demonstrates that the presence and performance of the secular clergy, subordinate to the bishop and responsible for parish life and administration of sacraments, cannot be disregarded over the indigenous populations. Using documentation from the Ecclesiastical Court and other sources, we sought to connect, in a pioneering and unprecedented way, the indigenous history and the history of the Church in Maranhão from issues such as indigenist legislation, labor force exploitation, Pombal reform and repression of customs. Starting from the source of the Ecclesiastical Tribunal, seventeen denunciations were examined in this dissertation with the objective of bringing another perspective of the interaction between natives and the Church from the bishopric of Maranhão and the actions of the secular clergy. The time frame of the dissertation also aimed to analyze the Pombaline Directory as a project of civilization, work and marriage to the indigenous populations, evaluating the action and imbrication of the spiritual and secular arm in relation to the natives in the Captaincy of Maranhão. In addition, we sought to recover the meanings and trajectories of the indigenous and mestizo women denounced in the Ecclesiastical Court. The vast documentation presented showed that, more than a series of radical reforms, the measures implemented by Pombal had as a characteristic the continuity of measures previously put in place. In addition, it was verified that in Portugal, the importance of the dioceses and the concern with the disciplining of customs increased after the Tridentine Council, moving to the colonial territory the creation of bishoprics vigilant to the Tridentine precepts. This fact had repercussions in the vigilance and repression of the natives, especially in the issue of Christian marriage, since the majority of the denunciations of courtship. The documentation also allows us to construct a narrative that evidences the performance of indigenous women in the Capitania of Maranhão, acting as general and specialized labor force, obtaining advantages in stable concubinages, sustaining themselves in the activity of prostitution and many other experiences that allow the deconstruction of strongly rooted stereotypes.
Palavras-chave: Diocese do Maranhão;
Clero Secular;
Auditório Eclesiástico;
Mulheres Indígenas;
Denúncias;
Reforma Pombalina
Diocese of Maranhão;
Secular Clergy;
Ecclesiastical Auditorium;
Indigenous Women;
Denunciations;
Pombaline Reform
Área(s) do CNPq: História do Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: LOUREIRO, Maria Rosalina Bulcão. Obedientes à Lei e tementes a Deus: Ação dos Indígenas na Capitania do Maranhão Diante das Denúncias do Auditório Eclesiástico e Advento das Reformas Pombalinas (1755-1765). 2022. 198 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5572
Data de defesa: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

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