Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Tercilia Mária da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4309551331090001por
dc.contributor.advisor1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.referee1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665636259576060por
dc.contributor.referee3PORTELA, Edinólia Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.contributor.referee4LIMA, Jascira da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594362107605882por
dc.contributor.referee5OLIVEIRA, Diana Almeida de-
dc.date.accessioned2024-11-07T12:28:21Z-
dc.date.issued2023-04-13-
dc.identifier.citationSILVA, Tercilia Mária da Cruz. Saberes dos cocais maranhenses: Dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiras. 2023. 152 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5568-
dc.description.resumoEste estudo problematiza possibilidades de construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Analisa o conceito freiriano de dialogicidade, a partir dos saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando à elaboração de práticas educativas de alfabetização dialógica. O locus da pesquisa é a comunidade quilombola de Laranjeiras (CQL), localizada na zona rural do município de Aldeias Altas – Maranhão. Possui uma abordagem suleada com princípio de equidade que problematiza a construção e instituição de um saber hegemônico, de postura epistêmica, que desqualifica as muitas outras formas de saber. Tem sustentação em bases teóricas e metodológicas contra hegemônica, por meio do aprofundamento do conceito de dialogicidade (FREIRE, 1979, 1989, 1996, 2011, 2015, 2019) na composição dos saberes das mulheres Quebradeiras de coco babaçu. Visa conhecer esses saberes, compreender modos de fabricação de sua dialogicidade e identificar as suas possibilidades de uso em práticas educativas de alfabetização dialógica. Utiliza a dialogicidade de Paulo Freire (1989; 2011), complementada pelos estudos de Mikhail Bakhtin (2006) e os saberes locais de Paulino Castiano (2016), ambos articulados às contribuições de perspectivas decoloniais (GROSFOGUEL, 2010, 2016; GONZALEZ, 2011; QUIJANO, 2005) e afrocentradas (ASANTE, 2009; 2016; MAZAMA, 2009; Oyěwùmí, 2021). As bases metodológicas buscam inspiração em elementos da etnografia interpretativa de Geertz (2008) e nas recomedações criativas e artísticas da Sociopoética desenvolvida por Jacques Gauthier (2004; 2012; 2015). Constata saberes de mulheres Quebradeiras de coco babaçu, em ação dialógica, provoca discussões em torno da legitimidade do uso dos afrossaberes e confetos nas práticas educativas de alfabetização dialógica e aponta o potencial da dialogicidade como delineadora desse processo construído com os valores civilizatórios africanos, presentes na comunidade quilombola de Laranjeiras e que deram origem aos temas geradores; afrossaberes e confetos das mulheres de comunidade.por
dc.description.abstractThis study problematizes the possibilities of conceiving dialogue with the daily knowledge of women Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, aiming at practices of dialogic literacy. It analyzes the Freirian concept of dialogicity, based on two pieces of knowledge from the daily lives of women Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, aiming at the elaboration of educational practices of dialogic literacy. The locus of the investigation is the quilombola community of Laranjeiras (CQL), located in the rural area of the municipality of Aldeias Altas – Maranhão. It has a suleada approach with a principle of equity that problematizes the formulation and institution of a hegemonic knowledge, with an epistemic stance, that disqualifies many other types of knowledge. It is supported by theoretical and methodological bases against hegemonic, by means of the deepening of the concept of dialogicity (FREIRE, 1979, 1989, 1996, 2011, 2015, 2019) in the composition of the knowledge of the women Quebradeiras de coco babaçu. It aims to acquire this knowledge, understand ways of creation its dialogicity and identify its possibilities of use in educational practices of dialogic literacy. It uses the dialogicities of Paulo Freire (1989; 2011), complemented by the studies of Mikhail Bakhtin (2006) and the local knowledge of Paulino Castiano (2016), both articulated as contributions to colonial perspectives (GROSFOGUEL, 2010, 2016; GONZALEZ, 2011; QUIJANO, 2005) and Afro-centered (ASANTE, 2009; 2016; MAZAMA, 2009; Oyěwùmí, 2021). The methodological bases seek inspiration in elements of Geertz's interpretive ethnography (2008) and in the creative and artistic recommendations of Sociopoetics developed by Jacques Gauthier (2004; 2012; 2015). It confirms the knowledge of women Quebradeiras de coco babaçu, in a dialogic context, provokes discussions around the legitimacy of the use of African knowledge and knowledge in the educational practices of dialogic literacy and supports the potential of dialogicity as a delineator of the process founded with the African civilizational values, present in Quilombola community of Laranjeiras and that derived origins from the generating themes; afro-knowledge e confetos of the community women.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-07T12:28:21Z No. of bitstreams: 1 TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA.pdf: 3617488 bytes, checksum: 701d0273ab6d85a4d7d91a6a3cf4418f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-07T12:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA.pdf: 3617488 bytes, checksum: 701d0273ab6d85a4d7d91a6a3cf4418f (MD5) Previous issue date: 2023-04-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes locais;por
dc.subjectQuebradeiras de coco babaçu;por
dc.subjectMulheres quilombolas;por
dc.subjectDialogicidade;por
dc.subjectAlfabetização Dialógicapor
dc.subjectLocal knowledge;eng
dc.subjectBabaçu coconut quebradeiras;eng
dc.subjectQuilombola women;eng
dc.subjectDialogicidade;eng
dc.subjectDialogical Literacyeng
dc.subject.cnpqAntropologia Educacionalpor
dc.titleSABERES DOS COCAIS MARANHENSES: dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiraspor
dc.title.alternativeKNOWLEDGE OF THE COCONUT CULTIVATORS OF MARANHÃO: dialogue with quilombola women who break babassu coconuts from Laranjeiraseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA.pdfDissertação de Mestrado3,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.