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Tipo do documento: Dissertação
Título: SABERES DOS COCAIS MARANHENSES: dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiras
Título(s) alternativo(s): KNOWLEDGE OF THE COCONUT CULTIVATORS OF MARANHÃO: dialogue with quilombola women who break babassu coconuts from Laranjeiras
Autor: SILVA, Tercilia Mária da Cruz 
Primeiro orientador: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Primeiro membro da banca: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Kelly Almeida de
Terceiro membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Quarto membro da banca: LIMA, Jascira da Silva
Quinto membro da banca: OLIVEIRA, Diana Almeida de
Resumo: Este estudo problematiza possibilidades de construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Analisa o conceito freiriano de dialogicidade, a partir dos saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando à elaboração de práticas educativas de alfabetização dialógica. O locus da pesquisa é a comunidade quilombola de Laranjeiras (CQL), localizada na zona rural do município de Aldeias Altas – Maranhão. Possui uma abordagem suleada com princípio de equidade que problematiza a construção e instituição de um saber hegemônico, de postura epistêmica, que desqualifica as muitas outras formas de saber. Tem sustentação em bases teóricas e metodológicas contra hegemônica, por meio do aprofundamento do conceito de dialogicidade (FREIRE, 1979, 1989, 1996, 2011, 2015, 2019) na composição dos saberes das mulheres Quebradeiras de coco babaçu. Visa conhecer esses saberes, compreender modos de fabricação de sua dialogicidade e identificar as suas possibilidades de uso em práticas educativas de alfabetização dialógica. Utiliza a dialogicidade de Paulo Freire (1989; 2011), complementada pelos estudos de Mikhail Bakhtin (2006) e os saberes locais de Paulino Castiano (2016), ambos articulados às contribuições de perspectivas decoloniais (GROSFOGUEL, 2010, 2016; GONZALEZ, 2011; QUIJANO, 2005) e afrocentradas (ASANTE, 2009; 2016; MAZAMA, 2009; Oyěwùmí, 2021). As bases metodológicas buscam inspiração em elementos da etnografia interpretativa de Geertz (2008) e nas recomedações criativas e artísticas da Sociopoética desenvolvida por Jacques Gauthier (2004; 2012; 2015). Constata saberes de mulheres Quebradeiras de coco babaçu, em ação dialógica, provoca discussões em torno da legitimidade do uso dos afrossaberes e confetos nas práticas educativas de alfabetização dialógica e aponta o potencial da dialogicidade como delineadora desse processo construído com os valores civilizatórios africanos, presentes na comunidade quilombola de Laranjeiras e que deram origem aos temas geradores; afrossaberes e confetos das mulheres de comunidade.
Abstract: This study problematizes the possibilities of conceiving dialogue with the daily knowledge of women Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, aiming at practices of dialogic literacy. It analyzes the Freirian concept of dialogicity, based on two pieces of knowledge from the daily lives of women Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, aiming at the elaboration of educational practices of dialogic literacy. The locus of the investigation is the quilombola community of Laranjeiras (CQL), located in the rural area of the municipality of Aldeias Altas – Maranhão. It has a suleada approach with a principle of equity that problematizes the formulation and institution of a hegemonic knowledge, with an epistemic stance, that disqualifies many other types of knowledge. It is supported by theoretical and methodological bases against hegemonic, by means of the deepening of the concept of dialogicity (FREIRE, 1979, 1989, 1996, 2011, 2015, 2019) in the composition of the knowledge of the women Quebradeiras de coco babaçu. It aims to acquire this knowledge, understand ways of creation its dialogicity and identify its possibilities of use in educational practices of dialogic literacy. It uses the dialogicities of Paulo Freire (1989; 2011), complemented by the studies of Mikhail Bakhtin (2006) and the local knowledge of Paulino Castiano (2016), both articulated as contributions to colonial perspectives (GROSFOGUEL, 2010, 2016; GONZALEZ, 2011; QUIJANO, 2005) and Afro-centered (ASANTE, 2009; 2016; MAZAMA, 2009; Oyěwùmí, 2021). The methodological bases seek inspiration in elements of Geertz's interpretive ethnography (2008) and in the creative and artistic recommendations of Sociopoetics developed by Jacques Gauthier (2004; 2012; 2015). It confirms the knowledge of women Quebradeiras de coco babaçu, in a dialogic context, provokes discussions around the legitimacy of the use of African knowledge and knowledge in the educational practices of dialogic literacy and supports the potential of dialogicity as a delineator of the process founded with the African civilizational values, present in Quilombola community of Laranjeiras and that derived origins from the generating themes; afro-knowledge e confetos of the community women.
Palavras-chave: Saberes locais;
Quebradeiras de coco babaçu;
Mulheres quilombolas;
Dialogicidade;
Alfabetização Dialógica
Local knowledge;
Babaçu coconut quebradeiras;
Quilombola women;
Dialogicidade;
Dialogical Literacy
Área(s) do CNPq: Antropologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVA, Tercilia Mária da Cruz. Saberes dos cocais maranhenses: Dialogicidade com mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu de Laranjeiras. 2023. 152 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5568
Data de defesa: 13-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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