Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAIS, Elisângela Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030145490693150por
dc.contributor.advisor1ZIERER, Adriana Maria de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268por
dc.contributor.referee1ZIERER, Adriana Maria de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268por
dc.contributor.referee2PEREIRA, Rita de Cássia Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786847939769955por
dc.contributor.referee3DEPLAGNE, Luciana Eleonora Calado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575989061010448por
dc.contributor.referee4MAGALHÃES, Ana Paula Tavares-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3890004296147407por
dc.contributor.referee5SIQUEIRA, Ana Márcia-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9078359441832386por
dc.date.accessioned2024-11-06T17:59:28Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationMORAIS, Elisângela Coelho. Representações das relações entre cristãos e não-cristãos na Chanson de Roland e em Fierabras durante a monarquia capetíngia do Século XII. 2023. 282 f. Tese( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5564-
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada, procura analisar como foram construídas representações discursivas acerca da relação entre cristãos e não-cristãos durante a monarquia Capetíngia na França do século XII , assim como sua consolidação se efetivou no imaginário social da época, para isso serão utilizadas duas canções de gesta: La Chanson de Roland, em duas versões, uma escrita entre o final do século XI e início do século XII, contida no Manuscrito de Oxford, e outra versão, do segundo quarto do século XII, escrita no Manuscrito de Châteauroux. A outra gesta utilizada é o texto contemporâneo a Châteauxoux, chamado Fierabras, onde vemos os mesmos personagens da Chanson de Roland, envolvidos no embate contra os sarracenos, liderados por Fierabras, de Alexandria e seu pai, o al mirant Balan, após estes terem saqueado a cidade de Roma e tomado as relíquias da Paixão de Cristo. Analisando esses escritos, utilizando os conceitos de representação, e alteridade percebemos as impressões dos cristãos sobre os islâmicos e as visões que estes têm sobre os cristãos, assim como as repercussões advindas desse encontro. Assim como a análise sob o ponto de vista decolonial encontramos fortes indícios dessas narrativas além do Atlântico, no território brasileiro sob várias manifestações culturais e de cunho religioso.por
dc.description.abstractThe research presented here seeks to analyze how discursive representations were constructed about the relationship between Christians and non-Christians during the Capetingian monarchy in France in the 12th century, as well as how its consolidation took place in the social imagination of the time. gesture: La Chanson de Roland, in two versions, one written between the end of the 11th century and the beginning of the 12th century, contained in the Oxford Manuscript, and another version, from the second quarter of the 12th century, written in the Châteauroux Manuscript. The other gesture used is the text contemporary to Châteauxoux, called Fierabras, where we see the same characters from the Chanson de Roland, involved in the clash against the Saracens, led by Fierabras, from Alexandria and his father, al mirant Balan, after they had sacked the city of Rome and taken the relics of the Passion of Christ. Analyzing these writings, using the concepts of representation and otherness, we understand the impressions of Christians on Islamists and the views they have on Christians, as well as the repercussions arising from this encounter. Just like the analysis from a decolonial point of view, we find strong evidence of these narratives beyond the Atlantic, in Brazilian territory under various cultural and religious manifestations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-06T17:59:28Z No. of bitstreams: 1 TESE_FINAL_Elisangela_Morais.pdf: 1943875 bytes, checksum: 5ff041e681e4c9c7fe766b84ea92246a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T17:59:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_FINAL_Elisangela_Morais.pdf: 1943875 bytes, checksum: 5ff041e681e4c9c7fe766b84ea92246a (MD5) Previous issue date: 2023-09-21eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectChanson de Roland;por
dc.subjectFierabras;por
dc.subjectRepresentação;por
dc.subjectIslãpor
dc.subjectChanson de Roland (The Song of Roland);eng
dc.subjectFierabras;eng
dc.subjectCavalry;eng
dc.subjectIslameng
dc.subject.cnpqHistória Antiga e Medievalpor
dc.titleRepresentações das relações entre cristãos e não-cristãos na Chanson de Roland e em Fierabras durante a monarquia capetíngia do Século XIIpor
dc.title.alternativeRepresentations of relations between Christians and non-Christians in the Chanson de Roland and in Fierabras during the Capetian monarchy of the 12th centuryeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_FINAL_Elisangela_Morais.pdfTese de Doutorado1,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.