Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Francisca da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7423809929909588por
dc.contributor.advisor1MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee1BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9454519770693683por
dc.contributor.referee2SANTOS, Abimaelson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3688097486981308por
dc.contributor.referee3MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.date.accessioned2024-09-27T02:59:12Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Francisca da Silva. Arte e projetos na educação básica: experiências metodológicas na prática docente. 2024.128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5552-
dc.description.resumoEsta pesquisa pauta ações metodológicas do ensino da Arte através da estruturação e aplicação de projetos que atuam na estimulação da multidisciplinaridade. Para tanto, utilizei a Pedagogia de Projetos aliada à Pedagogia Cultural, como direcionamento e, por esta metodologia articular o total envolvimento participativo dos estudantes e professores, desde a elaboração com fundamentação e engajamento que possibilitassem a investigação científica e contribuição para a mudança social. A atuação é pautada na pesquisa quanti-quali por pautar os dados de forma subjetiva e por projetar os resultados no desenvolvimento geral da educação dos estudantes. Assim, os envolvimentos dos mesmos são percebidos, mas não em um tempo hábil à mensuração. Este estudo mostra um considerável número de atividades propostas, nos projetos desenvolvidos ao longo de treze anos de trabalho em sala de aula.por
dc.description.abstractThis research structures methodological actions in the teaching of Art through the structuring and application of projects that work to stimulate multidisciplinarity. To this end, I used Project Pedagogy and Cultural Pedagogy, as a guideline and, through this methodology, articulate the total participatory involvement of students and teachers, from the elaboration with foundation and engagement that would enable scientific investigation and contribution to social change. The action is based on quantitative quali research by guiding the data subjectively and by projecting the results into the general development of students' education. Thus, their involvement is perceived, but not in a timely manner for measurement. This study shows a considerable number of proposed activities, in the projects I developed in a continuous process of thirteen years of work in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-09-27T02:59:12Z No. of bitstreams: 1 Francisca_Costa.pdf: 9695153 bytes, checksum: 34ce3278a8aac0d22bb4e792b50f2ea8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-27T02:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisca_Costa.pdf: 9695153 bytes, checksum: 34ce3278a8aac0d22bb4e792b50f2ea8 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de Arte;por
dc.subjectprojetos;por
dc.subjecteducação;por
dc.subjectArt teaching;eng
dc.subjectprojects;eng
dc.subjecteducationeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleArte e projetos na educação básica: experiências metodológicas na prática docentepor
dc.title.alternativeArt and projects in basic education: methodological experiences in teaching practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca_Costa.pdfDissertação de Mestrado9,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.