Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Antonio José Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0391703143212086por
dc.contributor.advisor1MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee1MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee2VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee3FERREIRA, Jerino Queiroz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3254487434522733por
dc.contributor.referee4SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee5GUERINI, Silvete Coradi-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0527275499843168por
dc.date.accessioned2024-09-12T13:20:18Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio José Miranda. O planejamento do trabalho pedagógico na perspectiva da prática experimental em química: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA. 2024. 217 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5519-
dc.description.resumoA experimentação no ensino de ciências apresenta-se como mais uma possibilidade metodológica para fortalecer a construção de problemas reais que possibilitam a contextualização e questionamentos de investigação. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as práticas experimentais contidas no planejamento das aulas contextualizadas dos professores de química da modalidade EJA, com vista a contribuir para um ensino de qualidade em escolas públicas do Ensino Médio da rede estadual de São Luís-MA. As principais referências bibliográficas utilizadas foram Haddad e Di Pierro (2000), Menegolla e Sant’Anna (2014), Libâneo (2017), Vasconcellos (2015), Chizzoti (2014), Giordan (1999), Chassot (2018), dentre outras. O método de procedimento da pesquisa que foi adotado foi o Estudo de Caso. Os colaboradores da pesquisa foram os(as) professores(as) que ministram a disciplina de química e atuam na primeira etapa da EJA. Os instrumentos de coleta de dados foram pautados na entrevista semiestruturada e na análise do plano de ensino anual. A análise e a interpretação dos dados se deram por meio da análise exploratória e descritiva dos planos de ensino anuais e da análise das entrevistas com os professores(as), utilizando a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Em relação aos dados da pesquisa, verificou-se, na seção I, que tratou sobre o perfil formativo dos(as) professores(as), que há o predomínio do gênero masculino (sete) em detrimento do gênero feminino (duas); outra característica é que a minoria dos docentes (três deles) possui graduação em licenciatura em química. A seção II versou sobre a forma com que as práticas de química são planejadas e, nela, identificou-se que as atividades experimentais não alcançam aspectos de atividades problematizadoras. Já na seção III, que abordou as concepções dos(as) professores(as) de química da EJA em relação a planejamento, contextualização e experimentação, constatou-se que a maioria, o equivalente a sete pessoas, considera importante, em seu planejamento, o perfil dos(as) alunos(as). O catálogo de práticas experimentais contextualizadas “O contexto regional inserido em práticas experimentais em química na primeira etapa da EJA”, com ênfase na experimentação investigativa, foi produzido para ser colaborativo junto à prática de ensino do(a) professor(a).por
dc.description.abstractExperimentation in Science teaching presents itself as another methodological possibility to strengthen the constructing real problems that enable contextualization and investigative questioning. The purpose of this research was to identify and analyze the experimental practices contained in the contextualized lesson plans of Chemistry teachers to the “EJA” teaching Modality (Education for Youth and Adults), aiming to contribute to the quality of Public High School teaching network in São Luís-MA. The main bibliographical references used were Haddad and Di Pierro (2000), Menegolla and Sant'Anna (2014), Libâneo (2017), Vasconcellos (2015), Chizzoti (2014), Giordan (1999), Chassot (2018), among others. The adopted research procedure method is the Case Study. The research collaborators were teachers who teach Chemistry and work in the first stage of the “EJA”. The data collection instruments were based on semi-structured interviews and analysis of the annual teaching plan. The data was analyzed and interpreted through exploratory and descriptive analysis of the annual teaching plans and analysis of the interviews with the teachers, using content analysis (Bardin, 2011). Regarding the research data, section I, which dealt with the teachers' educational profile, showed a predominance of males (seven) to the detriment of females (two); another characteristic is that the minority of teachers (three of them) have a degree in Chemistry. Section II dealt with how Chemistry practices are planned and identified that the experimental activities do not achieve aspects of problem solving activities. Section III, which dealt with the conceptions of EJA Chemistry teachers concerning planning, contextualization, and experimentation, found that the majority, equivalent to seven people, consider the profile of the students to be important in their planning. The catalog of contextualized experimental practice "The regional context inserted in experimental practices in chemistry in the first stage of EJA" with an emphasis on investigative experimentation, was produced to be collaborative with the teacher's teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-09-12T13:20:18Z No. of bitstreams: 1 Antonio_Jose.pdf: 18802686 bytes, checksum: dfc8847ebfe742fa111499fc4f8888cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T13:20:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio_Jose.pdf: 18802686 bytes, checksum: dfc8847ebfe742fa111499fc4f8888cd (MD5) Previous issue date: 2024-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectplanejamento didático;por
dc.subjectcontextualização;por
dc.subjectexperimentação;por
dc.subjectQuímica;por
dc.subjectEJA;por
dc.subjectdidactic planning;eng
dc.subjectcontextualization;eng
dc.subjectexperimentation;eng
dc.subjectChemistry;eng
dc.subjectEJA.eng
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.titleO planejamento do trabalho pedagógico na perspectiva da prática experimental em química: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJApor
dc.title.alternativePlanning pedagogical work from the perspective of experimental practice in chemistry: envisioning paths and possibilities in the EJA modalityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio_Jose.pdfDissertação de Mestrado18,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.