Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, Marcelo Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387716712073195por
dc.contributor.advisor1MOTA, Antonia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee1MOTA, Antonia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee2SILVA, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509por
dc.contributor.referee3SANTOS, Rosenverck Estrela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940964956801562por
dc.date.accessioned2024-08-26T16:05:38Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.citationNUNES, Marcelo Silva. Contos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aula. 2024. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5464-
dc.description.resumoNo ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Para que este direito seja garantido, nenhum grupo social pode ter sua história suprimida dos currículos escolares. Assim, a criação das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 se tornaram marcos para o processo de diversificação do currículo escolar, tirando da invisibilidade, os povos e comunidades tradicionais (afrodescendentes e indígenas). Consequentemente, conceitos foram revistos, metodologias foram criadas e novas narrativas foram produzidas. Mas como estas mudanças ocorrem na prática educativa? Que tipo de formação é necessária para os professores? Compreender as etapas que compõe a elaboração do currículo escolar, a relação entre a escola e a comunidade em que vive o aluno, a fim de que este perceba sua identidade, promover a mediação entre os saberes escolares e os saberes históricos, são alguns dos temas abordados nesta dissertação. Para fundamentação teórica selecionamos autores ligados a pedagogia antirracista: Munanga (2015), Gomes (2015), (2016), (2019), Castro (2023), entre outros. Também foram realizadas entrevistas com professores de História e visitações em escolas para acompanhar o trabalho docente em sala de aula sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é perceber como se dá a interlocução entre educação e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades sociais. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas.por
dc.description.abstractIn the school environment, diversity is a concept that proposes the inclusion of all students and their differences in the same educational context. In order for this right to be guaranteed, no social group can have its history suppressed from school curricula. Thus, the creation of laws 10.639/2003 and 11.635/2008 became milestones for the process of diversifying the school curriculum, removing from invisibility, traditional peoples and communities (Afro-descendants and indigenous people). Consequently, concepts were reviewed, methodologies were created, and new narratives were produced. But how do these changes occur in educational practice? What kind of training is necessary for teachers? Understanding the stages that make up the elaboration of the school curriculum, the relationship between the school and the community in which the student lives, so that he can perceive his identity, promote mediation between school knowledge and historical knowledge, are some of the themes addressed in this dissertation. For theoretical foundation, we selected authors linked to anti-racist pedagogy: Munanga (2015), Gomes (2015), Castro (2023), among others. Interviews were also conducted with History teachers and visits to schools to monitor the teaching work in the classroom on the theme of education for relations. The objective is to perceive how the dialogue between education and racial discrimination takes place as an aspect to think about the democratization of education, which as a social right must guarantee the right to difference and face the challenge of implementing policies that overcome racial and social inequalities. More than the addition of content, ethnic-racial diversity is synonymous with and a criterion for the quality of the work developed in schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-08-26T16:05:38Z No. of bitstreams: 1 MARCELOSILVANUNES.pdf: 3871421 bytes, checksum: 588c885c0eb1bf9cabfeb080468d4419 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T16:05:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCELOSILVANUNES.pdf: 3871421 bytes, checksum: 588c885c0eb1bf9cabfeb080468d4419 (MD5) Previous issue date: 2024-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjectrelações étnico-raciais;por
dc.subjectcontos históricos;por
dc.subjecteducação antirracista.por
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectcurriculum;eng
dc.subjectethnic-racial relations;eng
dc.subjecthistorical stories;eng
dc.subjectanti- racist education.eng
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleContos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aulapor
dc.title.alternativeHistorical tales as a tool for education anti-racist: producing counter-narratives in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELOSILVANUNES.pdfDissertação de Mestrado3,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.