Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | NUNES, Marcelo Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5387716712073195 | por |
dc.contributor.advisor1 | MOTA, Antonia da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3919574214701935 | por |
dc.contributor.referee1 | MOTA, Antonia da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3919574214701935 | por |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Tatiana Raquel Reis | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154566878083509 | por |
dc.contributor.referee3 | SANTOS, Rosenverck Estrela | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4940964956801562 | por |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T16:05:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Marcelo Silva. Contos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aula. 2024. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5464 | - |
dc.description.resumo | No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Para que este direito seja garantido, nenhum grupo social pode ter sua história suprimida dos currículos escolares. Assim, a criação das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 se tornaram marcos para o processo de diversificação do currículo escolar, tirando da invisibilidade, os povos e comunidades tradicionais (afrodescendentes e indígenas). Consequentemente, conceitos foram revistos, metodologias foram criadas e novas narrativas foram produzidas. Mas como estas mudanças ocorrem na prática educativa? Que tipo de formação é necessária para os professores? Compreender as etapas que compõe a elaboração do currículo escolar, a relação entre a escola e a comunidade em que vive o aluno, a fim de que este perceba sua identidade, promover a mediação entre os saberes escolares e os saberes históricos, são alguns dos temas abordados nesta dissertação. Para fundamentação teórica selecionamos autores ligados a pedagogia antirracista: Munanga (2015), Gomes (2015), (2016), (2019), Castro (2023), entre outros. Também foram realizadas entrevistas com professores de História e visitações em escolas para acompanhar o trabalho docente em sala de aula sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é perceber como se dá a interlocução entre educação e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades sociais. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas. | por |
dc.description.abstract | In the school environment, diversity is a concept that proposes the inclusion of all students and their differences in the same educational context. In order for this right to be guaranteed, no social group can have its history suppressed from school curricula. Thus, the creation of laws 10.639/2003 and 11.635/2008 became milestones for the process of diversifying the school curriculum, removing from invisibility, traditional peoples and communities (Afro-descendants and indigenous people). Consequently, concepts were reviewed, methodologies were created, and new narratives were produced. But how do these changes occur in educational practice? What kind of training is necessary for teachers? Understanding the stages that make up the elaboration of the school curriculum, the relationship between the school and the community in which the student lives, so that he can perceive his identity, promote mediation between school knowledge and historical knowledge, are some of the themes addressed in this dissertation. For theoretical foundation, we selected authors linked to anti-racist pedagogy: Munanga (2015), Gomes (2015), Castro (2023), among others. Interviews were also conducted with History teachers and visits to schools to monitor the teaching work in the classroom on the theme of education for relations. The objective is to perceive how the dialogue between education and racial discrimination takes place as an aspect to think about the democratization of education, which as a social right must guarantee the right to difference and face the challenge of implementing policies that overcome racial and social inequalities. More than the addition of content, ethnic-racial diversity is synonymous with and a criterion for the quality of the work developed in schools. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-08-26T16:05:38Z No. of bitstreams: 1 MARCELOSILVANUNES.pdf: 3871421 bytes, checksum: 588c885c0eb1bf9cabfeb080468d4419 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-26T16:05:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCELOSILVANUNES.pdf: 3871421 bytes, checksum: 588c885c0eb1bf9cabfeb080468d4419 (MD5) Previous issue date: 2024-07-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino de história; | por |
dc.subject | currículo; | por |
dc.subject | relações étnico-raciais; | por |
dc.subject | contos históricos; | por |
dc.subject | educação antirracista. | por |
dc.subject | history teaching; | eng |
dc.subject | curriculum; | eng |
dc.subject | ethnic-racial relations; | eng |
dc.subject | historical stories; | eng |
dc.subject | anti- racist education. | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino | por |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.title | Contos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aula | por |
dc.title.alternative | Historical tales as a tool for education anti-racist: producing counter-narratives in the classroom | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCELOSILVANUNES.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.