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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Historical tales as a tool for education anti-racist: producing counter-narratives in the classroom
Autor: NUNES, Marcelo Silva 
Primeiro orientador: MOTA, Antonia da Silva
Primeiro membro da banca: MOTA, Antonia da Silva
Segundo membro da banca: SILVA, Tatiana Raquel Reis
Terceiro membro da banca: SANTOS, Rosenverck Estrela
Resumo: No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Para que este direito seja garantido, nenhum grupo social pode ter sua história suprimida dos currículos escolares. Assim, a criação das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 se tornaram marcos para o processo de diversificação do currículo escolar, tirando da invisibilidade, os povos e comunidades tradicionais (afrodescendentes e indígenas). Consequentemente, conceitos foram revistos, metodologias foram criadas e novas narrativas foram produzidas. Mas como estas mudanças ocorrem na prática educativa? Que tipo de formação é necessária para os professores? Compreender as etapas que compõe a elaboração do currículo escolar, a relação entre a escola e a comunidade em que vive o aluno, a fim de que este perceba sua identidade, promover a mediação entre os saberes escolares e os saberes históricos, são alguns dos temas abordados nesta dissertação. Para fundamentação teórica selecionamos autores ligados a pedagogia antirracista: Munanga (2015), Gomes (2015), (2016), (2019), Castro (2023), entre outros. Também foram realizadas entrevistas com professores de História e visitações em escolas para acompanhar o trabalho docente em sala de aula sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é perceber como se dá a interlocução entre educação e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades sociais. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas.
Abstract: In the school environment, diversity is a concept that proposes the inclusion of all students and their differences in the same educational context. In order for this right to be guaranteed, no social group can have its history suppressed from school curricula. Thus, the creation of laws 10.639/2003 and 11.635/2008 became milestones for the process of diversifying the school curriculum, removing from invisibility, traditional peoples and communities (Afro-descendants and indigenous people). Consequently, concepts were reviewed, methodologies were created, and new narratives were produced. But how do these changes occur in educational practice? What kind of training is necessary for teachers? Understanding the stages that make up the elaboration of the school curriculum, the relationship between the school and the community in which the student lives, so that he can perceive his identity, promote mediation between school knowledge and historical knowledge, are some of the themes addressed in this dissertation. For theoretical foundation, we selected authors linked to anti-racist pedagogy: Munanga (2015), Gomes (2015), Castro (2023), among others. Interviews were also conducted with History teachers and visits to schools to monitor the teaching work in the classroom on the theme of education for relations. The objective is to perceive how the dialogue between education and racial discrimination takes place as an aspect to think about the democratization of education, which as a social right must guarantee the right to difference and face the challenge of implementing policies that overcome racial and social inequalities. More than the addition of content, ethnic-racial diversity is synonymous with and a criterion for the quality of the work developed in schools.
Palavras-chave: ensino de história;
currículo;
relações étnico-raciais;
contos históricos;
educação antirracista.
history teaching;
curriculum;
ethnic-racial relations;
historical stories;
anti- racist education.
Área(s) do CNPq: Ensino
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: NUNES, Marcelo Silva. Contos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aula. 2024. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5464
Data de defesa: 4-Jul-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

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