Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAHINI, Priscila Milena Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8379791845493418por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821541616565704por
dc.contributor.referee3SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.date.accessioned2024-08-05T15:18:15Z-
dc.date.issued2024-01-11-
dc.identifier.citationCHAHINI, Priscila Milena Costa. A perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão. 2024. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5430-
dc.description.resumoEste estudo aborda a temática da inclusão de pessoas com deficiência no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro (CFO-BM) e da Polícia Militar do Maranhão (CFO-PM), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Para a discussão do tema, partiu-se da pesquisa bibliográfica sobre o contexto dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em específico, o processo de inclusão das referidas pessoas na Educação Superior e no mercado de trabalho formal, bem como, a relação entre os dois, tendo como ponto de partida autores como Goldfarb (2009), Sassaki (2019), Rebelo (2008), Ribas (2011), dentre outros. Nesse contexto, o problema de pesquisa indaga quais são os principais desafios a serem superados por pessoas com deficiência nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Visando responder ao referido problema, o objetivo principal deste estudo corresponde a analisar os principais desafios a serem superados para que pessoas com deficiência tenham os direitos de acesso, permanência e conclusão nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados compreenderam aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os participantes foram 04 cadetes com deficiência do CFO- BM; 02 aspirantes-a-oficial do Corpo de Bombeiros, 10 cadetes com deficiência do CFO-PM e 08 profissionais da área de ensino e saúde do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão. Os achados da pesquisa revelam que os cursos de formação de oficiais BM e PM estão se ajustando às questões que envolvem as aptidões físicas das pessoas com deficiência, suas necessidades de atendimento educacional especializado e/ou de adequações, seus potenciais e vulnerabilidades. Os cadetes com deficiência estão trazendo visibilidade ao potencial humano das pessoas com deficiência. Os principais desafios a serem suplantados correspondem à eliminação do preconceito e do capacitismo, assim como a falta e/ou carência de acessibilidade e as barreiras atitudinais. A inclusão de pessoas com deficiência no contexto militar vem contribuir com a desconstrução de paradigmas excludentes em relação à deficiência. Ainda há muito a caminhar, mas já foi dado o primeiro passo, vamos aguardar melhores desfechos.por
dc.description.abstractThe research deals with the theme of the inclusion of people with disabilities in the Training Course for Officers of the Fire Brigade (CFO-BM) and the Military Police of Maranhão (CFO- PM), at the State University of Maranhão (UEMA). In order to discuss the topiche study started with bibliographical research on the context of the human rights of people with disabilities, specifically the process of inclusion of these people in higher education and the formal labor market, as well as the relationship between the two, based on authors such as Goldfarb (2009), Sassaki (2019), Rebelo (2008), Ribas (2011), among others. In this context, the research problem asks what are the main challenges to be overcome by people with disabilities in UEMA's Officer Training Courses for the Maranhão Fire Brigade and Military Police. In order to answer this problem, the main objective of this study is to analyze the main challenges to be overcome so that people with disabilities have the right to access, remain in and complete UEMA's Officer Training Courses for the Maranhão Fire Brigade and Military Police. In order to achieve the proposed objective, an exploratory, descriptive study was carried out with a qualitative approach. The data collection instruments included semi-structured interviews and questionnaires. The participants were 04 cadets with disabilities from the CFO-BM; 02 aspiring officers from the Fire Brigade, 10 cadets with disabilities from the CFO-PM and 08 professionals from the teaching and health areas of the Fire Brigade and Military Police of Maranhão. The research findings reveal that the BM and PM officer training courses are adjusting to issues involving the physical aptitudes of people with disabilities, their needs for specialized educational care and/or adjustments, their potential and vulnerabilities. Cadets with disabilities are bringing visibility to the human potential of people with disabilities. The main challenges to be overcome are the elimination of prejudice and ableism, as well as the lack of accessibility and attitudinal barriers. The inclusion of people with disabilities in the military has contributed to the deconstruction of exclusionary paradigms in relation to disability. There is still a long way to go, but the first step has already been taken, so let's wait for better outcomes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-08-05T15:18:15Z No. of bitstreams: 1 PRISCILAMILENACOSTACHAHINI.pdf: 1839175 bytes, checksum: d644e0396e4eb239d64056bb3ed0bfc1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-05T15:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRISCILAMILENACOSTACHAHINI.pdf: 1839175 bytes, checksum: d644e0396e4eb239d64056bb3ed0bfc1 (MD5) Previous issue date: 2024-01-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpessoas com deficiência;por
dc.subjecteducação superior;por
dc.subjectmercado de trabalho formal;por
dc.subjectinclusão educacionalpor
dc.subjectlaboral.por
dc.subjectpeople with disabilities;eng
dc.subjecthigher education;eng
dc.subjectformal labor market;eng
dc.subjecteducational;eng
dc.subjectlabor inclusion.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhãopor
dc.title.alternativeThe perspective of including people with disabilities in training courses for officers of the Fire Department and Military Police of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILAMILENACOSTACHAHINI.pdfDissertação de Mestrado1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.