Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5427
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Dias |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of history in elective subjects: an experience of heritage education on the ancient history of the island of Upaon-Açu at IEMA Pleno Gonçalves Dias |
Autor: | MORAES, João Pedro da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Primeiro membro da banca: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Segundo membro da banca: | VERAS, Rogério de Carvalho |
Terceiro membro da banca: | VIEIRA, Ana Lívia Bomfim |
Resumo: | Este trabalho aborda o Ensino de História nas disciplinas eletivas, através da interlocução com os processos educativos que fazem parte da Educação Patrimonial. Destaca como as disciplinas eletivas podem ser um espaço profícuo de atuação do professor de história, frente a redução de carga horária e a desvalorização que a disciplina sofreu com a promulgação da Lei no 13.415/2017. Aborda como a Educação Patrimonial de caráter dialógica aliada ao ensino de História, contribui efetivamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, como também para uma melhor inteligibilidade dos alunos acerca do seu universo sociocultural. Por fim, destaca através da experiência de Educação Patrimonial realizada na escola de educação em tempo integral - IEMA Pleno Gonçalves Dias - que umas das grandes virtudes de se trabalhar Educação Patrimonial ligada ao ensino de História, dá-se pela consideração e valorização da pluralidade dos sujeitos, da diversidade cultural dos diversos povos e comunidades existentes no mundo, configurando a alteridade como princípio norteador desta prática. Além disso, o trabalho contém um guia didático que integra Educação Patrimonial e ensino de História nas disciplinas eletivas, auxiliando o professor no desenvolvimento dessas disciplinas. |
Abstract: | This work addresses the teaching of History in elective subjects through the dialogue with educational processes that are part of Heritage Education. It highlights how elective subjects can be a fruitful space for the performance of the History teacher, given the reduction in teaching hours and the devaluation that the subject suffered with the enactment of Law no 13.415/2017. It discusses how dialogical Heritage Education, combined with the teaching of History, effectively contributes to the improvement of pedagogical practices, as well as to a better understanding by students of their socio-cultural universe. Finally, it emphasizes, through the Heritage Education experience carried out at the full-time school IEMA Pleno Gonçalves Dias, that one of the great virtues of working with Heritage Education linked to the teaching of History lies in the consideration and appreciation of the plurality of subjects, the cultural diversity of the various peoples and communities existing in the world, configuring alterity as the guiding principle of this practice. Furthermore, the work includes a didactic guide that integrates Heritage Education and the teaching of History in elective subjects, assisting the teacher in the development of these subjects.. |
Palavras-chave: | educação patrimonial; ensino de história; disciplinas eletivas; alteridade. heritage education; history teaching; elective subjects; otherness. |
Área(s) do CNPq: | História Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | MORAES, João Pedro da Silva. O ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Dias. 2024. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5427 |
Data de defesa: | 25-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOÃOPEDRODASILVAMORAES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.