Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5403
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Discursos sobre a abordagem da ciência e da tecnologia nos itinerários formativos do novo ensino médio no Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Speeches on the approach to science and technology in itineraries training courses for the new high school in Maranhão |
Autor: | RAMOS FILHO, Antônio José ![]() |
Primeiro orientador: | LIMA, Maria Consuelo Alves |
Primeiro membro da banca: | SOUZA, Silvana Paulina de |
Segundo membro da banca: | ARANHA, Carolina Pereira |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Maria Consuelo Alves |
Resumo: | Na perspectiva de que o ensino de ciências na abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) possa estimular reflexões que contribuam para a formação de cidadãos cientes das interferências que a Ciência e a Tecnologia exercem em várias dimensões da sociedade, este estudo questiona sobre que concepções de Ciência e de Tecnologia são desenvolvidas nas escolas estaduais maranhenses. Inserido no contexto da atual Reforma do Ensino Médio, este estudo teve como objetivo analisar aspectos da abordagem CTS durante a implementação dos Itinerários Formativos ligados à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em duas escolas da rede estadual, situadas no município de São Luís. O estudo foi orientado pela questão: Como a Ciência e a Tecnologia têm sido abordadas no ensino de ciências a partir dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio maranhense? A fim de encontrar respostas para a questão, buscou-se compreender a proposta nacional para a formulação dos Itinerários Formativos nos Referenciais Curriculares para a elaboração dos itinerários de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a proposta local de Itinerários Formativos para o estado do Maranhão apresentada no Documento Curricular do Território Maranhense - Ensino Médio. Posteriormente, analisou-se o discurso de seis professores de escolas da rede estadual de ensino, no município de São Luís, sobre a implementação dos Itinerários Formativos relacionados às Ciências da Natureza e sobre a abordagem de Ciência e Tecnologia nesses itinerários. Os discursos dos docentes, obtidos a partir de entrevistas, foram tratados com base em aportes teóricos e metodológicos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. O resultado das análises mostra que o ensino de ciências nos Itinerários Formativos do currículo maranhense se encaminha na direção de uma formação científica e tecnológica fragmentada, superficial e tecnicista, em que a Ciência e a Tecnologia são abordadas em uma visão ingênua, reducionista e acrítica, distanciando-se dos princípios da educação CTS. |
Abstract: | From the perspective that science teaching in the approach in Science, Technology and Society (STS) can stimulate reflections that contribute to the formation of citizens aware of the interferences that Science and Technology, exert in the several dimensions of society, this study question what conceptions of Science and Technology are developed in state schools from Maranhão. Inserted in the context of the current Reform of High School, this study aimed to analyze aspects of the STS approach during the implementation of the Training Itineraries related to the area of Natural Sciences and its Technologies in two state schools in Maranhão, located in the municipality of São Luís. The study was guide by the question: How has Science and Technology has been approached in science teaching from the Training Itineraries of the New High School from Maranhão? In order to find answers to the question, we sought to understand the national proposal for the formulation of the Training Itineraries in the Curricular References for the elaboration of the Natural Sciences and its Technologies itineraries and the local proposal of Training Itineraries for the state of Maranhão presented in the Curricular Document from Maranhão Territory - High School. Subsequently, we analyzed the discourse of six teachers of the state schools in São Luís, about implementation of the Training Itineraries related to the Natural Sciences and about Science and Technology approach in these itineraries. The speeches of teachers, obtained from interviews, were treated based on the theoretical methodological contributions of the French Discourse Analysis and developed in Brazil by Eni Orlandi. The results of the analysis show that the science teaching in the Training Itineraries of the Maranhão curriculum moves away from the principles of STS education, and is directed to a fragmented, superficial, and technicist scientific technological training, in which Science and Technology are approached in a naive, reductionist and uncritical viewpoint. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências; referenciais curriculares; novo ensino médio; CTS; BNCC; science teaching; curricular references; new high school; STS; BNCC |
Área(s) do CNPq: | Ensino-aprendizagem Currículo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | RAMOS FILHO, Antônio José. Discursos sobre a abordagem da ciência e da tecnologia nos itinerários formativos do novo ensino médio no Maranhão. 2024. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5403 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio_Ramos.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.