Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5356
Tipo do documento: Dissertação
Título: As mídias digitais no contexto da formação de professores de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal Paulo Freire em Imperatriz/MA
Título(s) alternativo(s): Digital media in the context of training science teachers in the early years of elementary school: a study at Escola Municipal Paulo Freire in Imperatriz/MA
Autor: SILVA, Aline Borges da 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Terceiro membro da banca: BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: A formação para Alfabetização Midiática dos professores é condição necessária para a compreensão e o uso das mídias digitais em todas as áreas do ensino. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos de Alfabetização Midiática (AM) no contexto da formação dos professores que lecionam Ciências do Ensino Fundamental (EF) na Escola Municipal Paulo Freire, em Imperatriz/MA, com vistas a construir uma Caixa Virtual de Padlets sobre mídias digitais no Ensino de Ciências. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia estudo de caso. As participantes da pesquisa são quatro professoras que lecionam Ciências da Natureza, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire, no município de Imperatriz. Para produção de dados foram escolhidos dois instrumentos, o questionário e a entrevista. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para a análise, foram elaboradas três categorias: compreensão das mídias e seus usos; acesso e aplicação das mídias no âmbito do trabalho nas aulas de Ciências; promoção da AM entre os estudantes. Os referenciais teóricos da análise de dados são documentos lançados pela UNESCO, Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores (2013) e Alfabetização Midiática e Informacional: diretrizes para a formação de políticas e estratégias (2016). Durante a pesquisa foi evidenciado que as participantes possuem uma boa compreensão da importância das mídias na educação, principalmente na área do Ensino de Ciências da Natureza, e que elas utilizam uma variedade de recursos de mídias em suas aulas para enriquecer os processos de aprendizagem de seus alunos em Ciências. Diante disso, foram identificadas competências e habilidades que caracterizam o processo da Alfabetização Midiática. Entretanto, também foi constatado que as docentes enfrentam inúmeros empecilhos para o avanço desse processo, como pouca alusão ao assunto nas formações oferecidas pela rede municipal de ensino e dificuldades com o acesso a recursos estruturais e materiais na instituição. Ao final, este trabalho apresenta a Caixa Virtual de Padlets com informações e recursos para contribuir com a formação das docentes, oferencendo sugestões e orientações metodológicas para a Alfabetização Midiática (AM) no contexto do Ensino de Ciências.
Abstract: Teacher training in Media Literacy is a necessary condition for understanding and using digital media in all areas of teaching. This research aims to investigate the processes of Media Literacy (ML) in the context of teacher training for those teaching Science in Elementary Education at Paulo Freire Municipal School in Imperatriz/MA, with the goal of creating a Virtual Box of Padlets on digital media in Science Education. It is a qualitative research with a case study approach. The research participants are four teachers who teach Natural Sciences in the early years of Elementary Education at Paulo Freire Municipal School in Imperatriz. Two tools were chosen for data collection: a questionnaire and an interview. The research data were analyzed from the perspective of Bardin's Content Analysis (2016). For the analysis, three categories were developed: understanding of media and its uses; access and application of media in the context of science classes; promotion of ML among students. The theoretical references for data analysis are documents released by UNESCO, Media and Information Literacy: curriculum for teacher training (2013) and Media and Information Literacy: guidelines for policy and strategy development (2016). During the research, it was evident that the participants have a good understanding of the importance of media in education, especially in the area of Natural Science Teaching, and that they use a variety of media resources in their classes to enrich their students' learning processes in Science. As a result, competencies and skills that characterize the Media Literacy process were identified. However, it was also found that teachers face numerous obstacles to advancing this process, such as limited space for the topic in the training offered by the municipal education network and difficulties with access to structural resources and materials at the institution. In conclusion, this work presents the Virtual Box of Padlets with information and resources to contribute to the teachers' training, offering suggestions and methodological guidelines for Media Literacy in the context of Science Education.
Palavras-chave: alfabetização midiática;
docencia;
ensino de ciências;
recursos de mídias;
interatividade;
media literacy;
teaching;
science education;
media resources;
interactivity.
Área(s) do CNPq: Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Aline Borges da. As mídias digitais no contexto da formação de professores de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal Paulo Freire em Imperatriz/MA. 2023. 192 f. Dissertação ( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5356
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlinedaSIlva.pdfDissertaçao de Mestrado25,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.