Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5261
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PEDAGOGIA DO INANIMADO: Teoria da animação e prática pedagógica na construção do espetáculo |
Título(s) alternativo(s): | PEDAGOGY OF THE INANIMATE: Theory of animation and pedagogical practice in construction of the show |
Autor: | SOARES, Max Fernando Coelho ![]() |
Primeiro orientador: | BORRALHO, Tácito Freire |
Primeiro membro da banca: | BORRALHO, Tácito Freire |
Segundo membro da banca: | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral |
Terceiro membro da banca: | VIANA, Raimundo Nonato Assunção |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo criar uma metodologia cênica a partir da compilação de estratégias, técnicas e práticas acessíveis de diferentes linguagens e alinhadas ao trabalho teatral, visando servir de material de estudos para construção de espetáculos voltados às Forma Animadas, partindo dos conceitos e padrões de Composição Literária actancial de Julius Greimas, monomito de Joseph Campbell e o recurso do cinema de Storytelling, perpassando pela compreensão de movimento na animação de Frank Thomas e Ollie Jhonston, apoiados pela prática de repetição sistemática de Charles Duhigg enquanto ensino e assimilação por hábito, na intenção de estabelecer um método para montagens em Teatro de Formas Animadas. |
Abstract: | This work aims to create a scenic methodology based on the compilation of strategies, techniques and practices accessible in different languages and aligned with theatrical work, in order to serve as study material for the construction of shows focused on Animated Forms, starting from the concepts and patterns of Actantial Literary Composition by Julius Greimas, Joseph Campbell's monomyth and the cinema resource of Storytelling, going through Frank Thomas and Ollie Jhonston's understanding of movement in animation, supported by Charles Duhigg's practice of systematic repetition as teaching and assimilation by habit, with the intention of establishing a method for montages in Animated Forms Theater. |
Palavras-chave: | princípios da animação; método cênico; pedagogia teatral principles of animation; scenic method; theatrical pedagogy |
Área(s) do CNPq: | Teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | SOARES, Max Fernando Coelho. Pedagogia do Inanimado: Teoria da animação e prática pedagógica na construção do espetáculo. 2023. 92 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5261 |
Data de defesa: | 29-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAX FERNANDO COELHO SOARES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.