Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5006
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de música com violão aos educandos típicos e atípicos com deficiência visual à luz da base nacional comum curricular |
Título(s) alternativo(s): | Teaching music with guitar to typical and atypical students with visual impairment in light of the common national curriculum base |
Autor: | FREITAS, Alessandro José de Araujo ![]() |
Primeiro orientador: | DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa |
Primeiro coorientador: | TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto |
Primeiro membro da banca: | DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa |
Segundo membro da banca: | TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto |
Terceiro membro da banca: | TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos |
Resumo: | Esta dissertação apresenta caminhos do ensino de música com violão a ser desenvolvido com estudantes típicos e atípicos, com deficiência visual, na educação básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela descreve uma pesquisa realizada sobre o ensino de música com o violão e sinaliza os caminhos do ensino de música segundo a BNCC. Depois, define o perfil do estudante com deficiência visual e constrói exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas com os estudantes na educação básica. Neste sentido, respondendo à questão problema – Como promover o ensino de música com violão aos estudantes típicos e atípicos com deficiência visual, da educação básica, considerando as orientações da BNCC? Sua metodologia apresenta os perfis da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica em seu procedimento. A fundamentação consta de autores que versam sobre: documentos nacionais e internacionais da educação geral e especial/inclusiva; o ensino de música e o estudo do violão; e estudantes com deficiência visual. Estas fontes corroboraram para a criação de seis exemplos pontuais de variadas atividades musicais a serem desenvolvidas em sala de aula com os estudantes típicos e atípicos com deficiência visual dos Ensinos Fundamental e Médio, segundo a BNCC. Por fim, considera-se ser fundamental o investimento em pesquisas que solidifiquem o ensino da música com violão aos atores e nos espaços afins. Em adição, que seja promovida a formação docente específica nessa área, visando proporcionar o ensino de música mais inclusivo e equitativo a todos os estudantes da educação básica. |
Abstract: | This dissertation presents ways of teaching music with a guitar to be developed with typical and atypical students with visual impairment in Basic Education of the National Common Curriculum Base (NCCB). It describes research on the music teaching through the guitar and establish ways of teaching music according the NCCB. It defines the profile of the visually impaired student and suggests examples of musical activities to be developed with Basic Education students. In this sense, answering the problem question - How to promote the teaching of music through the guitar to typical and atypical visual impairment students in the Basic Education, considering the NCCB guidelines? Its methodology presents the profiles of the qualitative approach and bibliographical research in its procedure. The authors mentioned here deal with national and international documents of general, special and inclusive education; the teaching of music and guitar studies; and visually impaired students. Within the scope of the proposed work, six punctual didactic activities were created to be developed in the classroom with elementary and high school students, according to the NCCB. Finally, it is considered essential to invest in research that solidifies the teaching of music with guitar for actors and related spaces. In addition, specific teacher training in this area should be promoted, with a view to providing more inclusive and equitable music teaching to all basic education students. |
Palavras-chave: | ensino de música; estudo do violão; deficiência visual; BNCC; music teaching; guitar study; visual impairment; NCCB |
Área(s) do CNPq: | Música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | FREITAS, Alessandro José de Araujo. O ensino de música com violão aos educandos típicos e atípicos com deficiência visual à luz da base nacional comum curricular. 2023. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5006 |
Data de defesa: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALESSANDRO_FREITAS.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.