Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4962
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Quem é esse brincante? história social do Bumba-meu-boi e ensino de história |
Título(s) alternativo(s): | Who is this player? the social history of Bumba-meu-boi and history teaching |
Autor: | FERREIRA, Daniel Wollace Marques ![]() |
Primeiro orientador: | ARAÚJO, Raimundo Inácio Sousa |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO, Raimundo Inácio Sousa |
Segundo membro da banca: | MARTINS, Carolina Christiane de Souza |
Terceiro membro da banca: | BARBOSA, Viviane de Oliveira |
Resumo: | O presente estudo objetiva discutir a construção da História Africana e a presença de personalidades negras no ensino de História nos anos finais através da história do Bumba-meu-boi. A hipótese que entrelaça este trabalho é a de que ainda existe uma extensa ausência de personagens negros e discussões culturais e sociais mais profundas no ensino, inviabilizando a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 que registra a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e que esse hiato pode ser minimizado a partir do diálogo com a história do Bumba-meu-boi. Para a realização desta pesquisa, a metodologia utilizada foi bibliográfica, essencial para a construção do produto didático “Caderno de Atividades sobre a História Social do Bumba-meu-boi” ofertado ao final deste trabalho, tal produto tenciona resgatar a memória de personagens negros ligados a história do Bumba-meu-boi do Maranhão. Essa festividade, que atualmente é considerada a maior festa popular do estado, é o ponto de partida que permitiu a reconstrução das histórias de personagens negros ligados a essa festividade popular. Além disso, foi estabelecido como viés de ensino a Educação Patrimonial, perscrutando as possibilidades que essa ferramenta de ensino permite para fixar as histórias e memórias dessas personalidades. Consideramos que a adoção de tais medidas são essenciais para a promoção da educação étnico racial, tanto para valorização como para o reconhecimento da importância de inclusão das histórias desses personagens. Por fim, trabalhos como esses permitem a desconstrução de discursos e práticas racistas no ensino básico, estabelecendo olhares críticos sobre a história e cultura desses sujeitos. |
Abstract: | The present study aims to discuss the construction of African History and the presence of black personalities in History teaching in the final years. The hypothesis that intertwines this work is that there is still an extensive absence of black characters and deeper cultural and social discussions in teaching, making the applicability of Law 10.639/2003 unfeasible, which registers the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. To carry out this research, the methodology used was bibliographic, identifying that this process begins even in the construction of the first school curricula extending to the present day. The exploratory research was essential for the construction of the didactic product "Activity Booklet" offered at the end of this work, such product intends to rescue the memory of black characters linked to the history of Bumba-meu-boi of Maranhão. This festivity, which is currently considered the biggest popular party in the state, is the starting point that allowed the reconstruction of the stories of black characters connected to this popular festivity, and that have little prestige in local history teaching. In addition, Heritage Education was established as a teaching bias, scrutinizing the possibilities that this teaching tool allows for fixing the stories and memories of these personalities. We believe that the adoption of such measures is essential for the promotion of ethno-racial education, both for the valorization and the recognition of the importance of including the stories of these characters. Finally, works such as these allow the deconstruction of racist discourses and practices in basic education, establishing critical views about the history and culture of these subjects. |
Palavras-chave: | livro didático; ensino de história; história africana e afro-brasileira; bumba-meu-boi; sujeitos Negros. textbook; history teaching; history of africa; bumba-meu-boi; black personalities in teaching. |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | FERREIRA, Daniel Wollace Marques. Quem é esse brincante? história social do Bumba-meu-boi e ensino de história. 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4962 |
Data de defesa: | 16-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DanielWollaceMarquesFerreira.pdf | Dissertação de Mestrado | 14,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.