Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4925
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO DE HISTÓRIA: USOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SÃO LUÍS |
Título(s) alternativo(s): | ACTIVE METHODOLOGIES AND HISTORY TEACHING: USES AND POSSIBILITIES IN TEACHING FUNDAMENTAL IN THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK IN SÃO LUÍS |
Autor: | VIEIRA , Marco Aurélio Salazar ![]() |
Primeiro orientador: | CAMÊLO , Júlia Constança Pereira |
Primeiro membro da banca: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Segundo membro da banca: | SILVA, Fábio Henrique Monteiro |
Terceiro membro da banca: | ARAÚJO, Raimundo Inácio Sousa |
Resumo: | Com o tema “Metodologias ativas e ensino de História: usos e possibilidades no ensino fundamental na rede municipal de educação em São Luís”, este trabalho nasce da necessidade permanente de rever práticas educativas relacionadas ao ensino de História na rede pública municipal de São Luís em seus anos finais do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, propor soluções educacionais permeadas pela tecnologia que sejam capazes de modificar a forma como estudantes se relacionam com o conhecimento histórico. Nesse sentido, entende-se aqui Metodologias Ativas como um conjunto de estratégias e caminhos capazes de transformar o processo de aprendizagem em algo que coloque o estudante no papel central da engrenagem, estimulando seu papel efetivo como construtor e manipulador do conhecimento. |
Abstract: | With the theme “Active methodologies and teaching of History: uses and possibilities in fundamental education in the municipal education network in São Luís”, this work is born from the permanent need to review educational practices related to the teaching of History in the municipal public network of São Luís in their final years of elementary school and, at the same time, propose educational solutions permeated by technology that are capable of changing the way students relate to historical knowledge. In this sense, Active Methodologies are understood here as a set of strategies and paths capable of transforming the learning process into something that places the student in the central role of transmission, stimulating their effective role as constructors and manipulators of knowledge. |
Palavras-chave: | Ensino de História; Metodologias Ativas; Educação; Aprendizagem History Teaching; Active Methodologies; Education; Learning |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | VIEIRA , Marco Aurélio Salazar. Metodologias ativas e ensino de História: Usos e possibilidades no ensino fundamental na rede municipal de educação em São Luís . 2023. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História ) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4925 |
Data de defesa: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCO_AURELIO_SALAZARvec.pdf | Dissertação de Mestrado | 64,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.