Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4722
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | História (em)canto: o cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da história do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | History (in)song: the Maranhão songbook as a methodology for teaching the history of Maranhão |
Autor: | OLIVEIRA, Misael Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de |
Primeiro membro da banca: | ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de |
Segundo membro da banca: | CAMELO, Júlia Constança Pereira |
Terceiro membro da banca: | ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza |
Resumo: | Parto da premissa de que a música é uma expressão presente em todas as culturas e em todos períodos históricos da humanidade e também que essa linguagem funciona como uma espécie de potencializador de memórias a ela associadas, visto que, ao ouvirmos determinadas canções novamente, mesmo depois de muitos anos, conseguimos reviver fatos, emoções ou situações vivenciadas no momento em que ela foi lançada ou quando tivemos contato com tal canção. Sendo assim, esta dissertação tem como proposição a utilização do cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da História do Maranhão. A ideia é utilizar as múltiplas possibilidades que a canção como documento pode oferecer no ambiente da sala de aula, dentre as quais, que ela possa tornar o aprendizado da história simultaneamente lúdico, prazeroso e eficaz. Este trabalho além de criar um produto, como propõe o PROFHISTÓRIA, culminou com a aplicação do mesmo em sala de aula através de oficinas realizadas no Colégio Batista Ludovicense. |
Abstract: | Starting from the premise that music is an expression present in all cultures and in all historical periods of humanity and also that this language functions as a kind of potentiator of memories associated with it, since, when we hear certain songs again, even after many years, we were able to relive facts, emotions or situations experienced at the time it was released or when we had contact with such a song. Thus, this dissertation has as its proposition the use of the cancioneiro maranhão as a methodology for teaching the History of Maranhão. The idea is to use the multiple possibilities that the song as a document can offer in the classroom environment, among which, that it can make the learning of history simultaneously playful, pleasurable and effective. This work, in addition to creating a product, as proposed by PROFHISTÓRIA, culminated in the application of it in the classroom through workshops held at the Ludovicense Baptist College. |
Palavras-chave: | história; história do Maranhão; ensino de história; música; canção; Cancioneiro maranhense. history; history of Maranhão; history teaching; song; maranhense songbook |
Área(s) do CNPq: | História Métodos e Técnicas de Ensino Música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | OLIVEIRA, Misael Rodrigues. História (em)canto: o cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da história do Maranhão. 2023. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4722 |
Data de defesa: | 20-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MISAELRODRIGUESOLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.