Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Francisca Katrine de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6738087473745292por
dc.contributor.advisor1NERIS, Wheriston Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108605127365257por
dc.contributor.referee1NERIS, Wheriston Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108605127365257por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.contributor.referee3ARRUDA, Aline Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282472264281157por
dc.date.accessioned2023-05-25T16:31:48Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisca Katrine de Carvalho. A favela em perspectiva comparada: A expressão do espaço nas obras Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus e Becos da Memória de Conceição Evaristo. 2023. 118 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4720-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo comparar as formas de representação do espaço e do lugar nas obras Quarto de despejo (1963) de Carolina Maria de Jesus e Becos da memória (2017) de Conceição Evaristo. De modo específico, pretende-se compreender qual o papel que a favela desempenha tanto nas obras literárias em pauta, quanto na própria vida dessas escritoras negras, tentando lançar luz sobre alguns elos estruturantes de suas construções narrativas. Soma-se a isso, a questão ainda mais complexa do lugar que a escrita afro-brasileira feminina detém no espaço literário brasileiro. Por fim, e não menos importante, a exploração das formas de definição simbólicas do espaço e do lugar verbalizadas por sujeitos excluídos socialmente pode ser tomada como laboratório importante para compreender o cotidiano e a sociedade. Objetivamente, enquanto Carolina conta nessa espécie de diário sua rotina na favela, como era sua vida e as lutas diárias contra a fome e a miséria, vivendo em um local de exclusão, em Becos da Memória, Conceição Evaristo relata como foi a construção da favela, a chegada dos primeiros moradores e, por fim narra a sua desconstrução com o processo de demolição, ressaltando o medo e a incerteza na vida das pessoas ao buscarem reconstruir suas vidas em um novo local. Assim, ao colocar lado a lado experiências biográficas e literárias que guardam familiaridades, procurou-se problematizar as próprias tensões e desafios específicos da criação literária. Em virtude dos desafios analíticos implicados. Por outro lado, as bases conceituais e metodológicas da presente pesquisa só poderiam se apoiar sobre uma grade de leitura interdisciplinar, englobando desde os limites e possibilidades da comparação literária, até mesmo as reflexões sobre o espaço e a literatura e o protagonismo feminino negro na literatura (CARVALHAL, 2006; NITRINI, 2010; TUAN, 1983; ASSMAN, 2011; SANTOS, 2009; DALCASTAGNÉ, 2014; CUTI, 2009; DUARTE 2018, entre outros). Os resultados apontam para diferenças e semelhanças na representatividade do espaço favela nas referidas obras e a influência deste na vida das personagens.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to compare the ways of representing space and place in the works Quarto de despejo (1963) by Carolina Maria de Jesus and Becos da memória (2017) by Conceição Evaristo. Specifically, we intend to understand what role the slum plays both in the literary works in question, and in the very lives of these black women writers, trying to shed light on some structural links of their narrative constructions. Added to this is the even more complex issue of the place that Afro-Brazilian women's writing holds in the Brazilian literary space. Last, and not least, the exploration of the forms of symbolic definition of space and place verbalized by socially excluded subjects can be taken as an important laboratory for understanding everyday life and society. Objectively, while Carolina tells in this kind of diary her routine in the shantytown, how her life was and the daily struggles against hunger and misery living in a place of exclusion, in Becos da Memória, Conceição Evaristo tells how the shantytown was built, the arrival of the first residents and, finally, narrates its deconstruction with the demolition process, highlighting the fear and uncertainty in people's lives as they seek to rebuild their lives in a new place. Thus, by placing side by side biographical and literary experiences that hold familiarities, we seek to problematize the very tensions and challenges specific to literary creation. By virtue of the analytical challenges implied, on the other hand, the conceptual and methodological bases of the present research could only rest on an interdisciplinary reading grid, encompassing from the limits and possibilities of literary comparison, to even reflections on space and literature and black female protagonism in literature (CARVALHAL, 2006; NITRINI, 2010; TUAN, 1983; ASSMAN, 2011; SANTOS, 2009; DALCASTAGNÉ, 2014; CUTI, 2009; DUARTE 2018, among others). The results point to differences and similarities in the representativeness of the favela space in the referred works and its influence on the lives of the characters.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-05-25T16:31:48Z No. of bitstreams: 1 Francisca Katrinevec.pdf: 62214557 bytes, checksum: d907765b3da17d8b361e2ba01bb6264d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T16:31:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisca Katrinevec.pdf: 62214557 bytes, checksum: d907765b3da17d8b361e2ba01bb6264d (MD5) Previous issue date: 2023-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura comparada;por
dc.subjectEspaço;por
dc.subjectCarolina Maria de Jesus;por
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectComparative Literature;eng
dc.subjectSpace;eng
dc.subjectCarolina Maria de Jesus;eng
dc.subjectConceição Evaristoeng
dc.subject.cnpqLiteratura Comparadapor
dc.titleA FAVELA EM PERSPECTIVA COMPARADA: A expressão do espaço nas obras Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus e Becos da Memória de Conceição Evaristopor
dc.title.alternativeTHE FAVELA IN COMPARATIVE PERSPECTIVE: The expression of space in the works Eviction room by Carolina Maria de Jesus and Alleys of Memory by Conceição Evaristoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca Katrinevec.pdfDissertação de Mestrado60,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.