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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4392
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As representações dos alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia: homens e identidades na rota de conflitos |
Título(s) alternativo(s): | The representations of male students in the Pedagogy Course: men and identities on the route of conflicts |
Autor: | MONTEIRO, Gabriel Rocha ![]() |
Primeiro orientador: | ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de |
Primeiro membro da banca: | ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de |
Segundo membro da banca: | NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Ilma Maria de Oliveira |
Resumo: | O objeto de estudo desta pesquisa se insere no complexo das tensões vivenciadas por alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia de um Centro Universitário da cidade de Imperatriz-MA. Tem como problematização as representações desse alunos no cotidiano do referido curso e consolidou-se como objetivo geral analisar as representações dos alunos do gênero masculino no referido curso. Teoricamente, selecionou-se um grupo de autores que tratam da trajetória da pedagogia para constituir-se como campo de estudo que investiga a natureza e finalidades da educação. Como categoria de análise buscou-se fundamento na Teoria da Representações Sociais de Moscovici (1978, 2001 e 2007), complementada nos trabalhos de Sousa (2011) e Jodelet (2001). Metodologicamente adotou-se os princípios da pesquisa qualitativa e teve como informantes cindo alunos do gênero masculinos matriculados do sexto ao oitavo períodos do curso. A coleta de dados deu- se por meio de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa possibilitou constatar que as representações sociais associadas ao Curso de Pedagogia ainda são preponderantemente femininas; que a presença masculina se resume a um número pequeno de alunos do gênero masculino; que no processo formativo do curso as maiores dificuldades dos alunos do gênero masculino referem-se ao período de estágio na Educação Infantil; entre outros. Foi observado que os maiores conflitos vêm da constatação de que o professor do gênero masculino é altamente rejeitado nas escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram observadas tentativas de segregação entre professores e crianças, operadas na forma não deixar o professor sozinho com a criança. |
Abstract: | The object of study of this research is part of the complex of tensions experienced by male students in the Pedagogy Course of a university center in the city of Imperatriz- MA. Its problematization is the representations of these students in the daily life of the said course, and the general objective was to analyze the representations of male students in that course. Theoretically, we selected a group of authors who deal with the trajectory of pedagogy to constitute itself as a field of study that investigates the nature and purposes of education. As a category of analysis, a foundation was sought in the Theory of Social Representations by Moscovici (1978, 2001 and 2007), complemented by the works of Sousa (2011) and Jodelet (2001). Methodologically, the principles of qualitative research were adopted and had as informants five male students enrolled in the sixth to eighth periods of the course. Data collection took place through a semi-structured interview. The research made it possible to verify that the social representations associated with the Pedagogy Course are still predominantly female; that male presence is limited to a small number of male students; that in the training process of the course, the greatest difficulties of male students refer to the internship period in Early Childhood Education; between others. It was observed that the biggest conflicts come from the observation that the male teacher is highly rejected in Kindergarten and early elementary schools. Attempts to segregate teachers and children were observed, operated in the form of not leaving the teacher alone with the child. |
Palavras-chave: | formação docente; representações masculinas; gênero; alunos do gênero masculino. teacher training; male representations; gender; male students. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED |
Citação: | MONTEIRO, Gabriel Rocha. As representações dos alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia: homens e identidades na rota de conflitos. 2021. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4392 |
Data de defesa: | 6-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GABRIELROCHAMONTEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 690,44 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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