PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) : [25] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
As casas de farinha do povoado Santo Antonio em Caxias-MA: espaços de saberes e memória
Esta dissertação tem como objeto de estudo as casas de farinha do povoado Santo Antônio, localizado no município de Caxias, estado do Maranhão. O trabalho investiga esses espaços e o cotidiano dos trabalhadores da cultura farinheira, buscando identificar elementos físicos, características simbólicas e orais que constituem a produção de saberes e conhecimentos relacionados ao “saber fazer farinha”. O interesse por esses elementos decorre tanto de questões pessoais—motivadas pela vivê...
O ensino de história e memória no município de Raposa-MA: Uma transformação da consciência histórica por meio da educação patrimonial com os alunos da escola Jarbas Passarinho
O presente trabalho emerge da necessidade de reflexão sobre o ensino de história e memória no município de Raposa-MA, uma vez que questões como a falta de uma metodologia que leve ao despertar de uma consciência histórica, percepção de uma memória local e material didático não estão inseridas no ensino de história sobre a cidade. Esse fato torna os alunos e a sociedade local carente de conhecimentos importantes sobre o patrimônio material e imaterial. A pesquisa é direcionada principalme...
História local e patrimônio cultural: caminhos para a construção de sentido e pertencimento no ensino de história em Presidente Médici (MA)
Este estudo investiga a construÁ„o de sentido do ensino de HistÛria no cotidiano escolar de Presidente MÈdici (MA), analisando o uso da histÛria local e do patrimÙnio cultural como instrumentos de identidade e pertencimento. Diante da identificaÁ„o da ausÍncia desses elementos nos currÌculos locais e do distanciamento dos alunos da disciplina, problematizam- se os silenciamentos presentes nas pr·ticas pedagÛgicas. O objetivo central consistiu em desenvolver metodologias ativas capaze...
Quilombo da Liberdade um horizonte antirracista: cultura, trabalho e memória da violência no Quilombo Liberdade
Esta dissertação é uma produção de reflexões e práticas acerca das potencialidades de se utilizaro espaço do quilombo urbano como lugar da construção de conhecimento histórico, com foco no território do Quilombo Liberdade, em São Luís. O trabalho se inseriu na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem como questão central pensar três dimensões como focos para educação antirracista dentro do ensino de História. Essas dimensões são: cultura, trabalho e a ...
Memórias da fé: o ensino de história e a educação patrimonial a partir dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina-PI
Essa pesquisa analisa o festejo de Nossa Senhora da Conceição como Patrimônio Cultural Imaterial e religioso da cidade de Bocaina/PI, sendo essa festividade produtora de identidade e pertencimento. Traz como objetivo trabalhar a história local, a religiosidade e cultura popular no ensino de história, na perspectiva da metodologia da Educação Patrimonial, operacionalizando conceitos como lugares de memória (Nora, 1993), patrimônio (Meneses, 2012), prática, representação e apropriação (Cha...
Ensinando a história de São Luís através da igreja de Santo Antônio
O presente trabalho emerge da reflexão sobre os inúmeros problemas vivenciados no ensino de História, principalmente da História de São Luís, pelo público discente e docente, quanto aos materiais didáticos e metodologias empregadas para ministrar as aulas, tornando a aplicabilidade da disciplina carente de conhecimentos importantes sobre a história regional e sua valorização, por isso seu objetivo é propor metodologias usando a Igreja de Santo Antônio enquanto patrimônio para o ensino d...
Educação para as relações étnico raciais com o movimento crespos/cacheados em Caxias-MA
Educação para as relações étnico-raciais é uma maneira de contribuir para uma sociedade inclusiva, principalmente quando relacionada com as experiências dos próprios alunos e por abranger ações que valorizem a autoestima e o empoderamento. O objetivo desta pesquisa é possibilitar meios de dialogar e aprender com o movimento negro, tendo como foco a estética e a corporeidade negra como símbolo de resistência em uma sociedade que, ainda, mantém padrões definidos pelo processo de colonizaç...
A gameficação como metodologia para ensinar e aprender a história do Maranhão republicano no 6º e 7° ano do ensino fundamental: manual de experiências
Propõe-se o uso da gameficação enquanto ferramenta no ensino de História, particularmente no Ensino Fundamental, com o intuito de obter engajamento dos alunos (as) e melhoria do ensino e da aprendizagem juvenil. A proposta procura potencializar o ensino e aprendizagem de História do Maranhão Republicano como um modelo de trabalho que possa ser replicado em outros contextos escolares, bem como em outras áreas de conhecimento com alterações e adaptações que se façam necessárias. Par...
Saberes históricos interdisciplinares: história e ensino da pesquisa para formação de pesquisadores no bairro do Anjo da Guarda
Trata-se da análise das rotinas dos docentes de professores (as), alunos (as), de uma escola no bairro do Anjo da Guarda, no centro da região do Itaqui-Bacanga, em São Luís – Maranhão, fundamenta-se no conceito de Interdisciplinaridade de Fazenda (1993), Freire (1996), Santos (2019) com vista à formação de uma consciência histórica de Rüsen (2001), entendida como forma da consciência humana que está relacionada imediatamente com a vida humana prática. Utiliza-se a metodologia de análise ...
Contos históricos como instrumento para a educação antirracista: produzindo contranarrativas em sala de aula
No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Para que este direito seja garantido, nenhum grupo social pode ter sua história suprimida dos currículos escolares. Assim, a criação das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 se tornaram marcos para o processo de diversificação do currículo escolar, tirando da invisibilidade, os povos e comunidades tradicionais (afrodescendentes e indígenas). Consequent...
O ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Dias
Este trabalho aborda o Ensino de História nas disciplinas eletivas, através da interlocução com os processos educativos que fazem parte da Educação Patrimonial. Destaca como as disciplinas eletivas podem ser um espaço profícuo de atuação do professor de história, frente a redução de carga horária e a desvalorização que a disciplina sofreu com a promulgação da Lei no 13.415/2017. Aborda como a Educação Patrimonial de caráter dialógica aliada ao ensino de História, contribui efetivamente p...
Ensino de História e Religiosidade Afro-brasileira em Codó/MA: uma proposta didática a partir do gênero biográfico
Este trabalho tem como objetivo construir um livro paradidático com a trajetória de vida da mãe de santo Nilza Viana no Terecô a ser utilizado nas escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município de Codó/MA. Para subsidiar a construção desse produto educacional, foram operacionalizados conceitos e temáticas como cultura, identidade e pluralidade, à luz de Stuart Hall (2002); saberes docentes (Tardif, 2014), consciência histórica (Rüsen,2015); história do Ensino de História (Bit...
O aprendizado de História a partir da invasão da internet na sala de aula
Atualmente, estamos imersos em um cenário repleto de tecnologias digitais, originando transformações em nossas formas de interação, trabalho, comunicação e aprendizado. Essas mudanças também interferem diretamente na esfera educacional, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ingressam no ambiente escolar. Esses recursos tecnológicos têm o potencial de apoiar as práticas pedagógicas, estimulando os estudantes no processo de construção do conhecimento histórico. Para entend...
Youtube e consciência histórica: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolar
O trabalho desenvolvido investigou as possibilidades do uso de vídeos do site YouTube nas aulas de História. O problema impulsionador foi a passividade dos estudantes diante dos conteúdos históricos exibidos nos canais dessa plataforma, não questionando as informações adquiridas por esse meio e ignorando os fatores que influenciam a produção desses materiais. Por isso, os objetivos traçados foram analisar vídeos do YouTube pré-selecionados com o recorte “Escravidão e Resistências negras”...
A mediação do professor no ensino de História a partir da Teoria de Reuven Feuerstein: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental nos anos finais
Apresenta-se a mediação da aprendizagem no ensino da disciplina de História a partir dos pilares teóricos de Reuven Feuerstein com vista a construção de uma proposta pedagógica de mediação da aprendizagem com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental no Centro Cultural e Educacional da Vila Embratel. Destaca-se o papel do professor como mediador e colaborador no processo de ensino e aprendizagem, bem como sua interação com os alunos. Na construção do trabalho utiliza-se a revisão bi...
Possibilidades e limites da aula oficina para o ensino-aprendizagem de história
Este trabalho tem como tema as metodologias do ensino de História. Refletindo sobre a epistemologia do ensino e da aprendizagem de História. Mensurando como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem histórica significativa, em oposição aos métodos tradicionalmente utilizados. Analisa as potencialidades e limites da aula oficina para o ensino e aprendizagem de História. Aponta o modelo de Aula Oficina como proposta metodológica que é de protagonismo do estudante e não ...
Quem é esse brincante? história social do Bumba-meu-boi e ensino de história
O presente estudo objetiva discutir a construção da História Africana e a presença de personalidades negras no ensino de História nos anos finais através da história do Bumba-meu-boi. A hipótese que entrelaça este trabalho é a de que ainda existe uma extensa ausência de personagens negros e discussões culturais e sociais mais profundas no ensino, inviabilizando a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 que registra a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e ...
Metodologias ativas e ensino de História: usos e possibilidades no ensino fundamental na rede municipal de educação em São Luís
Com o tema “Metodologias ativas e ensino de História: usos e possibilidades no ensino fundamental na rede municipal de educação em São Luís”, este trabalho nasce da necessidade permanente de rever práticas educativas relacionadas ao ensino de História na rede pública municipal de São Luís em seus anos finais do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, propor soluções educacionais permeadas pela tecnologia que sejam capazes de modificar a forma como estudantes se relacionam com o conh...
História (em)canto: o cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da história do Maranhão
Parto da premissa de que a música é uma expressão presente em todas as culturas e em todos períodos históricos da humanidade e também que essa linguagem funciona como uma espécie de potencializador de memórias a ela associadas, visto que, ao ouvirmos determinadas canções novamente, mesmo depois de muitos anos, conseguimos reviver fatos, emoções ou situações vivenciadas no momento em que ela foi lançada ou quando tivemos contato com tal canção. Sendo assim, esta dissertação tem como propo...
Histórias da fronteira: o ensino de história regional e local da Amazônia maranhense
A temática deste trabalho apresenta o estudo de história regional e local entendendo a importância das temáticas para o desenvolvimento da identidade dos indivíduos, e o desenvolvimento da consciência histórica. Quanto ao objetivo deste trabalho, destacamos que é investigar como se apresenta o ensino de História Regional e Local na Amazônia Maranhense. Assim, pesquisar formas de abordagem dessa temática em sala de aula, traçando como metodologia de pesquisa o diálogo com professores de h...
- 25 UFMA
- 6 CAPES
- 25 Dissertação