O estabelecimento de um mestrado acadêmico visa propiciar uma atuação concreta e dinâmica da UFMA no estudo do Teatro e das demais artes da cena, contribuindo assim com avanços em áreas conexas como Artes Visuais, música. Neste sentido, o programa proporciona a configuração da UFMA como um núcleo de intercâmbio com outras instituições do Brasil e favorece a melhoria da qualidade do ensino oferecido não só na
área de Artes Cênicas, como também em áreas afins.
Todos os trabalhos aqui depositados estão sob a Licença UFMA.
Novos documentos depositados
Jogando no universo de Remedios Varo: Pintura e escrita criativa na construção da dramaturgia
A pintura é um elemento disparador familiar na construção de textos que se utilizam de
técnicas da escrita criativa, especialmente no âmbito da escrita de contos e romances.
Este trabalho investiga um modo de criação dramatúrgico baseado na escrita criativa
desenvolvido por mim a partir de pinturas e escritos da artista espanhola Remedios Varo
(1908-1963). O interesse pela obra de Remedios começou em 2022, durante uma
pesquisa para a escrita de um conto, e desde então a produção da artis...
Alugam-se escoras e andaimes: uma análise poética sobre afetividade e solidão de uma mulher negra
Aqui pretende-se investigar a forma como as relações afetivas são construídas
com os corpos femininos negros em nossa sociedade, por meio de relatos de
vivências e construções textuais de uma mulher negra, buscando por meio da
metodologia da pesquisa-criação e da escrita de si a elaboração de um
experimento teatral performativo, capaz de levantar a reflexão acerca desta
questão. Entendemos que o corpo negro feminino é preterido muitas vezes até
mesmo por seus semelhantes, como um ...
Os saltimbancos da Cia Cambalhotas: bonecos, sombras, máscaras e a reinvenção de um clássico
A presente pesquisa tem por objetivos identificar e analisar as múltiplas
técnicas ligadas ao teatro de animação, utilizadas para a construção e
montagem do espetáculo Os Saltimbancos, realizado pela Companhia
Cambalhotas entre os anos de 2013 e 2019 e como tais técnicas atuam no
fazer teatral e na interpretação e trabalho de animação de atores no Teatro de
Formas Animadas. A investigação dar-se-á através de pesquisa histórica oral,
entrevistas e pesquisa bibliográfica sobre o Teatro de...
POR UMA ESTÉTICA DA ANCESTRALIDADE: A relação entre categorias da estética iorubá e o grupo de dança afro Abanjá
Esta dissertação tem por objetivo relacionar categorias estéticas da cultura iorubá ao processo
de criação de espetáculo do grupo Abanjá denominado ORIXÁS NA ÁFRICA.
Metodologicamente, a pesquisa se ampara nas encruzilhadas, nas oralitura e na itanlogia. Os
resultados da pesquisa evidenciaram que no processo de construção do espetáculo o corpo
adota o papel de produtor de epistemologias e estéticas. A conclusão é que um dos pontos de
interseção entre ética, arte e política na produção de...
Avante Corpas Negras o ativismo de mulheres negras no Teatro Negro Performativo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a estética da cena em performances
realizadas por mulheres negras no Teatro Negro performativo. Nesse sentido, além
de revisitar cenas da contemporaneidade negra que abordam memória e ativismo
protagonizado por mulheres, o projeto busca fomentar o mapeamento dessas
narrativas e apresentar como as estéticas da negritude se manifestam esteticamente
na luta antirracista no campo teatral. A pesquisa destaca as teatralidades negras a
partir de conceit...
Cores do divino: um estudo sobre o processo de criação do figurino do espetáculo divino do núcleo atmosfera
Este estudo explora o diálogo entre cor, figurino e religiosidade, sob a perspectiva da criação
de um espetáculo de rua que se configura como dança-teatro. O objetivo geral da pesquisa é
apresentar o processo de construção do figurino do espetáculo Divino, do Núcleo Atmosfera,
sediado em São Luís do Maranhão. A investigação foca na relação entre a cor e o sagrado,
inspirando-se na festa do Divino de Alcântara, uma celebração católica, ao mesmo tempo que
considera elementos da festa do Te...
OS ESPETÁCULOS JUNINOS “O DIVINO SOU EU” E “MEU SOBRENOME É BABAÇU” COMO MEDIADORES SOCIAIS E CULTURAIS DAS ARTES DA CENA: Dimensões culturais e sociais na relação entre o espetáculo cênico e o público
Esta pesquisa visa uma busca por entendimento sobre como um espetáculo de
quadrilha junina estilizada é concebido, montado e exibido. O principal foco deste
trabalho é a análise de como os espetáculos juninos “O Divino Sou Eu” e “Meu
Sobrenome é Babaçu”, refletindo como espetáculos, podem se tornar mediadores
culturais para o espectador a partir da relação entre a comunidade de Açailândia-MA
e a quadrilha Flor de Mandacaru. Também, como a cultura pode agir de forma
transformadora na vid...
Cacuriando Corpos: os corpos das mulheres na dança do Cacuriá, discursos e empoderamento
Este trabalho tem como objetivo analisar quais
estratégias de empoderamento as mulheres que dançam no Cacuriá de Dona Teté utilizam para
mediar os discursos patriarcais que as atravessam. Para isso, buscamos descrever a
manifestação cultural do cacuriá e suas dinâmicas culturais; pretendendo, assim, detectar os
discursos patriarcais que mais impactam nos corpos dessas mulheres dançarinas do cacuriá e,
inferir que, através do rebolado, existe ações feministas rebeldes que configuram estra...
DRAMATURGIA MUSICAL DESCOLONIAL DO GRUPO GRITA NO ESPETÁCULO PRETO FUGIDO
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a dramaturgia musical descolonial do espetáculo
musical Preto Fugido, tendo como embasamento de critérios de análises: conceitos da
dramaturgia musical contemporânea, estabelecendo relações dialógicas, com as Teorias
Descoloniais a luz das ideias de Walter Mignolo, sobre o Pensamento de Fronteira. A
pesquisa teve enquanto proposta metodológica a realização de uma pesquisa histórica de
caráter fenomenológica, no intuito de desenvolver diálogos e...
Entre traços e rascunhos: a cena intermedial nas experimentações cênicas do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, um registro.
A presente pesquisa busca contribuir com o contexto teatral ludovicense a
partir de um registro sobre o Núcleo de Pesquisas Teatrais - Rascunho (NPT
Rascunho), com o intuito de abordar suas experimentações cênicas que tem
como mote a tecnologia com fundamentos na cena intermedial. Para
desenvolver essa investigação, propõe-se realizar um estudo contextualizando
a cena intermedial no teatro contemporâneo brasileiro, priorizando os grupos
teatrais ludovicenses, dando ênfase ao grupo ...
Corporeidades em foco: vivências corporais artísticas no IFMA
Este estudo apresenta uma investigação sobre as vivências corporais artísticas no
contexto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com foco nos campi Monte
Castelo, Maracanã, Centro Histórico e Reitoria. O estudo visa analisar as vivências
corporais artísticas, a importância e o impacto dessas práticas educacionais na
formação dos discentes envolvidos nos processos educativos. A pesquisa foi
embasada por uma revisão bibliográfica sobre corpo, corporeidade e percepção
pelos sentid...
Teatro negro: uma perspectiva decolonial a partir do Palco Giratório em São Luís
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da
Universidade Federal do Maranhão, teve como objetivo investigar a inserção de
discussões raciais no projeto Palco Giratório, com ênfase no Teatro Negro, na
perspectiva decolonial, a partir da análise do espetáculo Farinha com Açúcar ou sobre
a sustança de meninos e homens, obra teatral que compôs a programação em 2018,
em São Luís, Maranhão. Para isso, buscou-se dialogar com os principais conceitos
norteador...
PEDAGOGIA DO INANIMADO: Teoria da animação e prática pedagógica na construção do espetáculo
Este trabalho tem como objetivo criar uma metodologia cênica a partir da
compilação de estratégias, técnicas e práticas acessíveis de diferentes linguagens e
alinhadas ao trabalho teatral, visando servir de material de estudos para construção
de espetáculos voltados às Forma Animadas, partindo dos conceitos e padrões de
Composição Literária actancial de Julius Greimas, monomito de Joseph Campbell e
o recurso do cinema de Storytelling, perpassando pela compreensão de movimento
na animaçã...
Contos que o tempo conta: uma experiência de espetáculo com ator em máscara
A pesquisa em pauta apresenta a descrição e análise dos procedimentos que se
desenvolveram em função da criação, montagem e apresentação do espetáculo teatral
“Contos que o Tempo Conta”, produzido pela Companhia Oficina de Teatro de São Luís,
Maranhão, apresentado no ano de 2019, na linguagem cênica do Teatro de Máscara.
Desenvolvo um estudo no qual procuro dialogar com os mais representativos teóricos
estrangeiros e nacionais sobre o assunto, incursionando, inclusive, no universo da cul...
O ensino de música com violão aos educandos típicos e atípicos com deficiência visual à luz da base nacional comum curricular
Esta dissertação apresenta caminhos do ensino de música com violão a ser
desenvolvido com estudantes típicos e atípicos, com deficiência visual, na educação
básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela descreve uma
pesquisa realizada sobre o ensino de música com o violão e sinaliza os caminhos do
ensino de música segundo a BNCC. Depois, define o perfil do estudante com
deficiência visual e constrói exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas
com os estudantes na...
O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre
espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa
Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as
performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de
espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a
teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto...
Máscaras e masmorras: um estudo da máscara como elemento de transição do RPG de mesa para o palco
Este trabalho busca estudar a máscara como um elemento de transição do RPG de
mesa para o palco, em uma proposta que chamamos de RPG de palco, ou seja, a
adaptação de uma mesa de RPG para uma encenação cênica. Para embasar a
proposta, estudamos o jogo como ponto de origem comum do teatro, do jogo e das
formas animadas, analisando também como aspectos dos jogos de guerra e
aspectos interpretativos chegam ao RPG de mesa; e analisando pontos de contato
entre o teatro, RPG, performance e ri...
Produção, gestão e curadoria: um estudo sobre o SESC circo em São Luís – MA
Esta pesquisa visa analisar os processos de produção, gestão e curadoria do projeto
Sesc Circo realizado pelo Serviço Social do Comércio no Maranhão no período de
2017 a 2022 à luz das políticas culturais nacionais e locais, normativas institucionais
do Sesc, impactos pandêmicos no setor cultural e das vozes de artistas e grupos. A
partir do contato com artistas, grupos, pesquisadores, curadores da área e do
entendimento de que os modos de gestão dos festivais vão sendo atravessados por
...
Mediação artística na sala de aula: protagonismo juvenil na cena, suas reverberações
A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo potencializar o Protagonismo
Juvenil em Artes na formação de estudantes do 3o ano, entre as faixas etárias de 16 a 18 anos,
do Centro de Ensino Médio Setor Leste (Brasília-DF), a partir da Mediação Artística. Esta,
enquanto prática pedagógica, é o eixo fundante e norteador para a realização deste estudo,
atrelada às vivências dos estudantes part...
O TEATRO NA REDE: Estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandêmico do coronavírus
Esta pesquisa se propõe a analisar três apresentações cênicas virtuais que
aconteceram durante o período pandêmico da covid-19: O Canto da Liberdade Projeto Histórias de uma Boneca, da Cia Teatral de Fátima Carvalho (2020); As
palavras da Nossa Casa, do Núcleo Teatro de Imersão (2020-2021); e A Febre, da
Coletiva Ruidosa Alma (2021). Trata-se de uma investigação netnográfica, qualitativa
e exploratória em artes, tendo como contrapartida a obra "Imersos", do cineasta pesquisador Girlan...
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UFMA tem por objetivo a promoção de qualificação em pesquisa para os artistas e docentes em artes.