PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC : [29] Visualizar estatísticas
Todos os trabalhos aqui depositados estão sob a Licença UFMA.
Novos documentos depositados
Alugam-se escoras e andaimes: uma análise poética sobre afetividade e solidão de uma mulher negra
Aqui pretende-se investigar a forma como as relações afetivas são construídas com os corpos femininos negros em nossa sociedade, por meio de relatos de vivências e construções textuais de uma mulher negra, buscando por meio da metodologia da pesquisa-criação e da escrita de si a elaboração de um experimento teatral performativo, capaz de levantar a reflexão acerca desta questão. Entendemos que o corpo negro feminino é preterido muitas vezes até mesmo por seus semelhantes, como um ...
OS SALTIMBANCOS DA CIA CAMBALHOTAS: BONECOS, SOMBRAS, MÁSCARAS E A REINVENÇÃO DE UM CLÁSSICO
A presente pesquisa tem por objetivos identificar e analisar as múltiplas técnicas ligadas ao teatro de animação, utilizadas para a construção e montagem do espetáculo Os Saltimbancos, realizado pela Companhia Cambalhotas entre os anos de 2013 e 2019 e como tais técnicas atuam no fazer teatral e na interpretação e trabalho de animação de atores no Teatro de Formas Animadas. A investigação dar-se-á através de pesquisa histórica oral, entrevistas e pesquisa bibliográfica sobre o Teatro de...
POR UMA ESTÉTICA DA ANCESTRALIDADE: A relação entre categorias da estética iorubá e o grupo de dança afro Abanjá
Esta dissertação tem por objetivo relacionar categorias estéticas da cultura iorubá ao processo de criação de espetáculo do grupo Abanjá denominado ORIXÁS NA ÁFRICA. Metodologicamente, a pesquisa se ampara nas encruzilhadas, nas oralitura e na itanlogia. Os resultados da pesquisa evidenciaram que no processo de construção do espetáculo o corpo adota o papel de produtor de epistemologias e estéticas. A conclusão é que um dos pontos de interseção entre ética, arte e política na produção de...
Avante Corpas Negras o ativismo de mulheres negras no Teatro Negro Performativo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a estética da cena em performances realizadas por mulheres negras no Teatro Negro performativo. Nesse sentido, além de revisitar cenas da contemporaneidade negra que abordam memória e ativismo protagonizado por mulheres, o projeto busca fomentar o mapeamento dessas narrativas e apresentar como as estéticas da negritude se manifestam esteticamente na luta antirracista no campo teatral. A pesquisa destaca as teatralidades negras a partir de conceit...
Cores do divino: um estudo sobre o processo de criação do figurino do espetáculo divino do núcleo atmosfera
Este estudo explora o diálogo entre cor, figurino e religiosidade, sob a perspectiva da criação de um espetáculo de rua que se configura como dança-teatro. O objetivo geral da pesquisa é apresentar o processo de construção do figurino do espetáculo Divino, do Núcleo Atmosfera, sediado em São Luís do Maranhão. A investigação foca na relação entre a cor e o sagrado, inspirando-se na festa do Divino de Alcântara, uma celebração católica, ao mesmo tempo que considera elementos da festa do Te...
OS ESPETÁCULOS JUNINOS “O DIVINO SOU EU” E “MEU SOBRENOME É BABAÇU” COMO MEDIADORES SOCIAIS E CULTURAIS DAS ARTES DA CENA: Dimensões culturais e sociais na relação entre o espetáculo cênico e o público
Esta pesquisa visa uma busca por entendimento sobre como um espetáculo de quadrilha junina estilizada é concebido, montado e exibido. O principal foco deste trabalho é a análise de como os espetáculos juninos “O Divino Sou Eu” e “Meu Sobrenome é Babaçu”, refletindo como espetáculos, podem se tornar mediadores culturais para o espectador a partir da relação entre a comunidade de Açailândia-MA e a quadrilha Flor de Mandacaru. Também, como a cultura pode agir de forma transformadora na vid...
Cacuriando Corpos: os corpos das mulheres na dança do Cacuriá, discursos e empoderamento
Este trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias de empoderamento as mulheres que dançam no Cacuriá de Dona Teté utilizam para mediar os discursos patriarcais que as atravessam. Para isso, buscamos descrever a manifestação cultural do cacuriá e suas dinâmicas culturais; pretendendo, assim, detectar os discursos patriarcais que mais impactam nos corpos dessas mulheres dançarinas do cacuriá e, inferir que, através do rebolado, existe ações feministas rebeldes que configuram estra...
DRAMATURGIA MUSICAL DESCOLONIAL DO GRUPO GRITA NO ESPETÁCULO PRETO FUGIDO
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a dramaturgia musical descolonial do espetáculo musical Preto Fugido, tendo como embasamento de critérios de análises: conceitos da dramaturgia musical contemporânea, estabelecendo relações dialógicas, com as Teorias Descoloniais a luz das ideias de Walter Mignolo, sobre o Pensamento de Fronteira. A pesquisa teve enquanto proposta metodológica a realização de uma pesquisa histórica de caráter fenomenológica, no intuito de desenvolver diálogos e...
Entre traços e rascunhos: a cena intermedial nas experimentações cênicas do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, um registro.
A presente pesquisa busca contribuir com o contexto teatral ludovicense a partir de um registro sobre o Núcleo de Pesquisas Teatrais - Rascunho (NPT Rascunho), com o intuito de abordar suas experimentações cênicas que tem como mote a tecnologia com fundamentos na cena intermedial. Para desenvolver essa investigação, propõe-se realizar um estudo contextualizando a cena intermedial no teatro contemporâneo brasileiro, priorizando os grupos teatrais ludovicenses, dando ênfase ao grupo ...
Corporeidades em foco: vivências corporais artísticas no IFMA
Este estudo apresenta uma investigação sobre as vivências corporais artísticas no contexto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com foco nos campi Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico e Reitoria. O estudo visa analisar as vivências corporais artísticas, a importância e o impacto dessas práticas educacionais na formação dos discentes envolvidos nos processos educativos. A pesquisa foi embasada por uma revisão bibliográfica sobre corpo, corporeidade e percepção pelos sentid...
Teatro negro: uma perspectiva decolonial a partir do Palco Giratório em São Luís
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, teve como objetivo investigar a inserção de discussões raciais no projeto Palco Giratório, com ênfase no Teatro Negro, na perspectiva decolonial, a partir da análise do espetáculo Farinha com Açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens, obra teatral que compôs a programação em 2018, em São Luís, Maranhão. Para isso, buscou-se dialogar com os principais conceitos norteador...
PEDAGOGIA DO INANIMADO: Teoria da animação e prática pedagógica na construção do espetáculo
Este trabalho tem como objetivo criar uma metodologia cênica a partir da compilação de estratégias, técnicas e práticas acessíveis de diferentes linguagens e alinhadas ao trabalho teatral, visando servir de material de estudos para construção de espetáculos voltados às Forma Animadas, partindo dos conceitos e padrões de Composição Literária actancial de Julius Greimas, monomito de Joseph Campbell e o recurso do cinema de Storytelling, perpassando pela compreensão de movimento na animaçã...
Contos que o tempo conta: uma experiência de espetáculo com ator em máscara
A pesquisa em pauta apresenta a descrição e análise dos procedimentos que se desenvolveram em função da criação, montagem e apresentação do espetáculo teatral “Contos que o Tempo Conta”, produzido pela Companhia Oficina de Teatro de São Luís, Maranhão, apresentado no ano de 2019, na linguagem cênica do Teatro de Máscara. Desenvolvo um estudo no qual procuro dialogar com os mais representativos teóricos estrangeiros e nacionais sobre o assunto, incursionando, inclusive, no universo da cul...
O ensino de música com violão aos educandos típicos e atípicos com deficiência visual à luz da base nacional comum curricular
Esta dissertação apresenta caminhos do ensino de música com violão a ser desenvolvido com estudantes típicos e atípicos, com deficiência visual, na educação básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela descreve uma pesquisa realizada sobre o ensino de música com o violão e sinaliza os caminhos do ensino de música segundo a BNCC. Depois, define o perfil do estudante com deficiência visual e constrói exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas com os estudantes na...
O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto...
Máscaras e masmorras: um estudo da máscara como elemento de transição do RPG de mesa para o palco
Este trabalho busca estudar a máscara como um elemento de transição do RPG de mesa para o palco, em uma proposta que chamamos de RPG de palco, ou seja, a adaptação de uma mesa de RPG para uma encenação cênica. Para embasar a proposta, estudamos o jogo como ponto de origem comum do teatro, do jogo e das formas animadas, analisando também como aspectos dos jogos de guerra e aspectos interpretativos chegam ao RPG de mesa; e analisando pontos de contato entre o teatro, RPG, performance e ri...
Produção, gestão e curadoria: um estudo sobre o SESC circo em São Luís – MA
Esta pesquisa visa analisar os processos de produção, gestão e curadoria do projeto Sesc Circo realizado pelo Serviço Social do Comércio no Maranhão no período de 2017 a 2022 à luz das políticas culturais nacionais e locais, normativas institucionais do Sesc, impactos pandêmicos no setor cultural e das vozes de artistas e grupos. A partir do contato com artistas, grupos, pesquisadores, curadores da área e do entendimento de que os modos de gestão dos festivais vão sendo atravessados por ...
Mediação artística na sala de aula: protagonismo juvenil na cena, suas reverberações
A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo potencializar o Protagonismo Juvenil em Artes na formação de estudantes do 3o ano, entre as faixas etárias de 16 a 18 anos, do Centro de Ensino Médio Setor Leste (Brasília-DF), a partir da Mediação Artística. Esta, enquanto prática pedagógica, é o eixo fundante e norteador para a realização deste estudo, atrelada às vivências dos estudantes part...
O TEATRO NA REDE: Estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandêmico do coronavírus
Esta pesquisa se propõe a analisar três apresentações cênicas virtuais que aconteceram durante o período pandêmico da covid-19: O Canto da Liberdade Projeto Histórias de uma Boneca, da Cia Teatral de Fátima Carvalho (2020); As palavras da Nossa Casa, do Núcleo Teatro de Imersão (2020-2021); e A Febre, da Coletiva Ruidosa Alma (2021). Trata-se de uma investigação netnográfica, qualitativa e exploratória em artes, tendo como contrapartida a obra "Imersos", do cineasta pesquisador Girlan...
O noiva: performance e performatividade no retrato
Este trabalho busca refletir acerca da construção das subjetividades masculinas, a partir da relação empírica do meu corpo com o gênero masculino. O que fricciona essa relação e faz disparar esta pesquisa é um retrato, intitulado O noiva, produzido por mim e por um amigo artista, no ano de 2012, para ritualizar minha relação com minha companheira. Esse objeto artístico permeia as criações e os acontecimentos desta pesquisa, que são refletidos em três fases, as quais denomino: PERFOR...
- 29 UFMA
- 29 Dissertação
Coleções desta comunidade
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC [29]
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UFMA tem por objetivo a promoção de qualificação em pesquisa para os artistas e docentes em artes.