PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – MESTRADO PROFISSIONAL - PPGCOM (PRO) : [43] Visualizar estatísticas
Todos os trabalhos estão sob a Licença UFMA salvo indicação em contrário.
Novos documentos depositados
Comunicação e saúde: um guia digital de orientação sobre a coleta e armazenamento do leite materno em ambiente domiciliar para doação.
O presente estudo tem como objetivo desenvolver um guia digital intitulado "Nutrindo Vidas: Guia Digital para Coleta e Armazenamento do Leite Materno no Conforto do Lar", com o intuito de fornecer orientações sobre a coleta e o armazenamento de leite materno em ambiente domiciliar, visando otimizar a comunicação entre profissionais de saúde e mães doadoras, além de reduzir perdas. A pesquisa adotou uma metodologia que incluiu revisão bibliográfica, análise documental, observação p...
COMUNICAÇÃO E QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU: Guia para um futuro ancestral da Comunidade de Quebradeiras de Coco Babaçu de Pedrinhas, em Itapecuru-Mirim no Maranhão
Esta pesquisa aplicada visa a criação de um guia para um “futuro ancestral” da comunidade de quebradeiras de coco babaçu de Pedrinhas, em Itapecuru-Mirim, Maranhão. Esse guia é construído com base no modo de vida centrado no babaçu, entendido como um processo de vinculação social, segundo a perspectiva comunicacional de Sodré (2014). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Foram realizadas entrevistas se...
Comunicação digital: documento norteador de recursos de atendimento, a partir do case da “juçara” do governo do Estado do Maranhão
Esta pesquisa envolve os temas de Comunicação Digital, Análise de Dados e uso de chatbot na administração pública, e propõe a elaboração de um documento norteador para direcionamento de recursos de atendimento e comunicação, a partir da análise de dados dos atendimentos realizados pela “Juçara” – chatbot do Governo do Estado do Maranhão. O problema que norteia este estudo é: a partir do caso do Governo do Estado, de que modo a comunicação pública pode contribuir para a melhoria do suport...
EVENTOS INCLUSIVOS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: Protocolo para cerimonial com acessibilidade
Análise do cerimonial público como atividade inerente às Relações Públicas, sob os enfoques da comunicação pública, relacionando-o ao paradigma inclusivo, na perspectiva do modelo social da deficiência e de práticas anticapacitistas para a reafirmação de direitos das pessoas com deficiência e exercício da justiça social em favor dessas pessoas. Vislumbra o evento oficial - realizado no âmbito das organizações públicas - para além de sua dimensão ritualística, como recurso comunicacional ...
Elas no parlamento maranhense: impactos, desafios e avanços institucionais em um registro biográfico digital das deputadas eleitas no século XXI para Assembleia Legislativa do Maranhão
Este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada de análise da presença das deputadas estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão no século XXI, pontuando o panorama dessa participação e a escassez de informações sobre as parlamentares eleitas para cumprir mandatos no parlamento estadual, a partir da liberação do voto feminino no Brasil. Mulheres que exerceram a função de legisladoras, cuja histórias foram invisibilizadas. O objetivo é sistematizar o conhecimento científico ...
Comunicação digital em instituições de segurança pública: manual de mídias sociais digitais da Polícia Militar do Maranhão
O presente trabalho traz a proposta de um manual de comunicação digital como ferramenta auxiliar nas diretrizes voltadas às mídias sociais digitais da Policia Militar do Maranhão (PMMA). Considera-se que as mídias digitais reorganizam as formas existentes de comunicação e ampliam o relacionamento humano. O objetivo geral é contribuir com as diretrizes necessárias ao trabalho dos policiais militares que operam nas páginas de mídias sociais das Unidades Policiais Militares da PMMA gar...
Comunicação no terceiro setor: proposta de um modelo de negócios para organizações com atuação na temática HIV/Aids
Este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi o desenvolvimento de um modelo de negócios. Esta ferramenta serviu de base para a criação de iniciativas comunicacionais, destinadas à casa de apoio Acolher, que se constitui no objeto empírico dessa pesquisa. A Acolher é uma organização sem fins lucrativos localizada em São Luís, capital do Maranhão, e possui como foco de atuação a assistência alimentar, psicológica, jurídica e social às p...
A COR DA MÍDIA: análise da visibilidade dos telejornalistas negros em São Luís/MA e produção de podcast acerca da temática
O presente trabalho propõe uma problematização acerca da visibilidade negra no telejornalismo, mais precisamente dos profissionais jornalistas negros nos telejornais em São Luís. Possui o objetivo de analisar e promover reflexões na sociedade sobre a presença desses atores, em uma sociedade marcada pelo racismo estrutural decorrente dos tempos da escravidão, e que respinga até hoje na comunidade negra, principalmente no que diz respeito ao campo profissional. Para o estudo dessa temática...
O valor estratégico da comunicação: uma proposta de dashboard para visualizar, mensurar e avaliar os resultados da comunicação organizacional
Este estudo consistiu em uma pesquisa aplicada com foco na construção de uma ferramenta de mensuração e avaliação de resultados em comunicação a ser utilizada por profissionais da área e organizações que desejam acompanhar e adequar os esforços do campo aos seus objetivos estratégicos. O produto foi a criação de um dashboard que permite a visualização de dados e indicadores das atividades e relaciona essas informações com a finalidade de facilitar as percepções e entendimentos para possi...
INVESTIMENTO EM PROEJTOS CULTURAIS INCENTIVADOS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING CULTURAL DE MEIO: comentários à página da Lei Estadual de Incentivo à Cultura no Maranhão e proposta de site para encantamento de empresas patrocinadoras
Este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada que objetiva analisar o conteúdo da página on-line da Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão – LIC/MA e propor um site que forneça informações sobre os projetos culturais aprovados pela referida lei, bem como desperte o interesse de empresas locais e nacionais em patrociná-los. A metodologia a ser utilizada comtempla pesquisas bibliográfica e documental, além de aplicação de questionários com o setor empresarial maranhense. Como resultado, ...
COMUNICAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA: criação de um Hub de Inovação para Economia Criativa em São Luís (MA)
O presente trabalho relata uma pesquisa aplicada para criação de um Hub de Inovação com o objetivo de fortalecer a economia criativa de São Luís-MA por meio da comunicação comunitária. A concepção e o desenvolvimento desse Hub de Inovação apoiaram-se em uma metodologia que inclui revisão bibliográfica sobre as temáticas do estudo, levantamento documental para coleta de dados secundários relacionados ao setor da Economia Criativa, aplicação de questionários junto aos atores locais inserid...
MARKETING DIGITAL: uma proposta de ferramenta de auxílio à gestão da Comunicação para micro e pequenas empresas de serviços
Este trabalho se propôs a desenvolver um artefato de assistência à gestão da comunicação para micro e pequenas empresas do segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa cujo objetivo se fundamentou na utilização da Inteligência Artificial Generativa e das ferramentas de Processamento de Linguagem Natural. Para tanto, pesquisaram-se as principais dificuldades sobre Marketing relatadas pelo público-alvo, que são os micro e pequenos empresários. Foram utili...
“Cidadão em foco: caminhos para o HU-UFMA”. guia digital para democratização da comunicação dos cidadãos
Este estudo tem o objetivo de criar o guia digital “Cidadão em foco: caminhos para o HU-UFMA”, posteriormente enviado para whatsapp dos pacientes do Hospital Universitário da UFMA, com informações importantes, de forma resumida e interativa, para facilitar o acesso aos serviços da instituição, assim como acessar outros canais de comunicação do hospital e promover o exercício da cidadania. Determina-se como metodologia uma revisão bibliográfica que aprofundará temáticas como Comunicação ...
A cor da mídia: análise da visibilidade dos telejornalistas negros em São Luís/MA e produção de podcast acerca da temática
O presente trabalho propõe uma problematização acerca da visibilidade negra no telejornalismo, mais precisamente dos profissionais jornalistas negros nos telejornais em São Luís. Possui o objetivo de analisar e promover reflexões na sociedade sobre a presença desses atores, em uma sociedade marcada pelo racismo estrutural decorrente dos tempos da escravidão, e que respinga até hoje na comunidade negra, principalmente no que diz respeito ao campo profissional. Para o estudo dessa temática...
Librês: diretrizes sobre o uso dessa interlíngua em produtos audiovisuais
Esta pesquisa aplicada apresenta orientações a respeito do uso da interlíngua librês em legendas de produtos audiovisuais para pessoas surdas sem proficiência em língua portuguesa e que se comuniquem prioritariamente em Libras. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas projetivas realizadas com 26 pessoas surdas, as orientações a seguir foram estruturadas e passaram por processo de automatização por meio da criação de prompt de inteligência art...
Jornalismo digital e memória: uma proposta de protocolo para transformar acervos impressos em conteúdos digitais a partir da revista PLAYBOY
O presente trabalho é uma pesquisa aplicada ao campo da Comunicação. Buscou entender as possibilidades de utilização de um acervo impresso nas redes sociais, a partir da ressignificação dessa memória, e promover a sua inserção na rotina de produção jornalística digital. Apoiado na metodologia da História Cultural, foi feito um levantamento bibliográfico para revisarmos as categorias de análise: jornalismo digital, memória e nostalgia. Para fins de prática, o estudo utiliza a edição brasi...
Sustentabilidade e sua relação com o fazer de uma empresa: um estudo de caso do Programa Ecos no Sesc Maranhão
A sustentabilidade tornou-se um ativo dentro das empresas. O respeito ao meio ambiente, às formas de produção e às aquisições sustentáveis, mais do que uma tendência, se transformou em um elemento imprescindível na construção das marcas e no relacionamento com os diversos públicos. Em nosso trabalho faremos um estudo de caso do Programa de Sustentabilidade do Sesc, Ecos, especificamente do período de 2019 a 2022, período de implantação do Programa no Sesc Administração, apresentando não ...
Curadoria memética: a newsletter do meme
O presente trabalho busca apresentar a “newsletter” do meme, aqui chamada de “Memeletter”. A pesquisa em questão foi conduzida com o propósito de tornar a figura de linguagem conhecida como "meme" mais acessível e disponível para um público mais amplo. Esse estudo usou da curadoria digital para realizar a coleta dos memes e, consequentemente, criar os acervos que compõem as edições do informativo, servindo também como modelo para contextualizar a ferramenta que a curadoria, em seus mais ...
Dicionário de gênero e mídia: informação para enfrentamento à violência contra a mulher
O presente trabalho é uma pesquisa aplicada que descreve a construção do Dicionário de Gênero como ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher, ainda persistente nos dias atuais, por meio da informação. O público-alvo do produto proposto neste estudo são as mulheres de São Luís do Maranhão e, ainda, quem mais se interessar em obter e contribuir com essa luta por meio de conhecimentos relacionados às temáticas de gênero, feminismos e violência de gênero. A elaboração prática d...
UM MANUAL DE COMUNICAÇÃO PARA O PODER JUDICIÁRIO MARANHENSE: Estratégias de promoção da política de conciliação e da cidadania no Tribunal de Justiça do Maranhão
A presente pesquisa discute e elabora um diagnóstico das estratégias de comunicação e marketing adotadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em seu perfil nas plataformas on-line que utiliza, com foco na Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos de Interesses, mais conhecida por Política de Conciliação. O trabalho baseia-se na necessidade da Justiça maranhense de implementar uma política eficaz de comunicação, tanto no ambiente analógico, quanto no ambiente digital,...
- 43 UFMA
- 43 Dissertação