Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2908
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem fonoaudiológica na clínica diária: elaboração de um instrumento de análise baseado no Português falado no Maranhão
Título(s) alternativo(s): A speech therapy approach in the daily clinic: elaboration of an analysis instrument based on Portuguese spoken in Maranhão
Autor: ROCHA , Ayrlla Teixeira 
Primeiro orientador: BEZERRA, José de Ribamar Mendes
Primeiro membro da banca: BEZERRA, José de Ribamar Mendes
Segundo membro da banca: RAMOS, Conceição de Maria de Araujo
Terceiro membro da banca: NELO, Maria José
Quarto membro da banca: ALVES, Cibelle Corrêa Béliche
Resumo: Esta dissertação objetiva criar um Instrumento de Análise para avaliar a emissão de fonemas, durante abordagem fonoaudiológica na clínica diária, a partir do corpus do Projeto Atlas Linguístico do Maranhão – ALiMA. Tal estudo foi motivado pelos seguintes questionamentos: os fonoaudiólogos que atuam na prática clínica de linguagem conhecem bem os modelos teórico-metodológicos linguísticos que envolvem modelos fonológicos? Testam a eficácia desses modelos fonológicos e os contrapõem com os dados encontrados na clínica? Realizam pesquisa, estudos de caso e dialogam com a linguística? (HORA e VOGELEY, 2016). Para a realização da pesquisa, conceitualmente correlacionamos a Linguística, à qual compete a metodologia científica da linguagem, com a Fonoaudiologia, que se ocupa da prevenção e do tratamento dos distúrbios da comunicação. Linguisticamente, abordamos a variação linguística e seus conceitos de mudança no tempo aparente e no tempo real. Metodologicamente, analisamos quatro informantes de São Luís - MA, utilizando o Questionário Fonético-Fonológico (QFF) do ALiMA, em questões onde os fonemas /t/, /d/, /tS/, /dZ/, /{/, /R/, /¥/, /S/ aparecem nos contextos fonológicos – início, meio e final da palavra. Ademais, consideramos relevantes, para esta dissertação, os seguintes estudos: Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (MENEZES, 2004), Perfil das Habilidades Fonológicas (CARVALHO, ALVAREZ e CAETANO, 1998), Teste de Linguagem Infantil (ANDRADE et al., 2004), Avaliação Fonológica da Criança (YAVAS, HERNANDORENA e LAMPRECHT, 1991) e Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (SANTOS et al., 2009). Com os resultados alcançados, obtivemos o percentual total dos fonemas por informante; o número de palavras no contexto fonológico; o percentual de ocorrência dos fonemas; o percentual dos fenômenos linguísticos por faixa etária e o percentual de ocorrência dos fonemas por sexo. Com base nos fonemas /t/, /d/, /tS/, /dZ/, /{/, /R/, /¥/, /S/ propusemos o Instrumento de Análise, considerando os contextos fonológicos – início, meio e final da palavra – para cada fonema citado, tomando como base o QFF- ALiMA.
Abstract: This dissertation aims to create an Analysis Instrument to evaluate the phonemes emission, during speech therapy approach in daily clinic, from the corpus of the Linguistic Atlas Project of Maranhão - ALiMA. This study was motivated by the following questions: do speech therapists working in clinical language practice know well the linguistic theoretical-methodological models that involve phonological models? Do they test the effectiveness of these phonological models and contrast them with the data found in the clinic? Do they conduct research, case studies and dialogue with linguistics? (HORA and VOGELEY, 2016). To carry out the research, we conceptually correlate Linguistics, which is responsible for the scientific methodology of language, with Speech Therapy, which deals with the prevention and treatment of communication disorders Linguistically, we approach linguistic variation and its concepts of change in apparent time and real time. Methodologically, we analyzed four informants from São Luís - MA, using the ALiMA Phonetic-Phonological Questionnaire (QFF), in questions where the phonemes /t/, /d/, /tS/, /dZ/, /{/, /R/, /¥/, /S/ appear in phonological contexts - beginning, middle and end of word. In addition, we consider relevant for this dissertation the following studies: Language Development Assessment (MENEZES, 2004), Phonological Skills Profile (CARVALHO, ALVAREZ and CAETANO, 1998), Infant Language Test (ANDRADE et al., 2004), Child Phonological Assessment (YAVAS, HERNANDORENA and LAMPRECHT, 1991) and Child Phonological Assessment Protocol (SANTOS et al., 2009). With the results achieved, we obtained the total percentage of phonemes per informant; the number of words in the phonological context; the percentage of phoneme occurrence; the percentage of linguistic phenomena by age group and the percentage of phoneme occurrence by gender. Based on the phonemes /t/, /d/, /tS/, /dZ/, /{/, /R/, /¥/, /S/ we proposed the Instrument of Analysis, considering the phonological contexts - beginning, middle and end of the word - for each phoneme quoted, based on the QFF-ALiMA.
Palavras-chave: Linguística
Fonoaudiologia
Fonologia clínica
Variação linguística
Português falado no Maranhão
Linguistics
Speech therapy
Clinical phonology
Linguistic variation
Portuguese spoken in Maranhão
Área(s) do CNPq: Lingüística
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: ROCHA, Ayrlla Teixeira. Uma abordagem fonoaudiológica na clínica diária: elaboração de um instrumento de análise baseado no Português falado no Maranhão. 2019. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2908
Data de defesa: 9-Set-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AYRLLA-ROCHA.pdfDissertação de Mestrado1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.