Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Gladiston Xavier Diniz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0570056900127402 | por |
dc.contributor.advisor1 | PINTO NETO, Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0373120022399807 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | CHAHINI, Thelma Helena Costa | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061880434989954 | por |
dc.contributor.referee1 | PINTO NETO, Antonio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0373120022399807 | por |
dc.contributor.referee2 | SALES, Fábio Henrique Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7901813667971809 | por |
dc.contributor.referee3 | SALES, Gilvandenys Leite | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9075418972296296 | por |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T11:47:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.identifier.citation | PINTO NETO, Antonio. Gráfico tátil: uma proposta inclusiva para abordar gráficos e ajuste de curvas no ensino de Física.. 2019. 113 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2765 | - |
dc.description.resumo | O processo de ensino e de aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva é um dos temas mais relevantes para o ensino atual. Diante disto, as instituições de ensino precisam estar organizadas de modo a atender a legislação federal vigente, que garante o acesso de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como foco o ensino de Física sob a ótica inclusiva para os alunos com deficiência visual. Neste trabalho, de caráter bibliográfico, qualitativo e aplicado, desenvolve-se uma metodologia que transpõe a informação visual de um gráfico em informação tátil, necessária para que pessoas com deficiência visual possam compreendê-la. O método de linearização foi aplicado, de modo que o aluno possa ajustar dados experimentais, elaborando modelos empíricos de fenômenos físicos. Aplicou-se a metodologia desenvolvida no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de São Luís/MA. Os resultados mostraram que o material adaptado, além de propiciar a alunos cegos a leitura, interpretação e confecção dos seus próprios gráficos, teve uma larga aprovação de todos – videntes e não videntes. | por |
dc.description.abstract | The teaching and learning process in the perspective of inclusive education is one of the most relevant issues for current teaching. Therefore, educational institutions need to be organized properly in order to comply with the current Federal Legislation, which guarantees people with disabilities access to regular schools. Thus, this study focuses on teaching Physics from an inclusive perspective for visually impaired students. In this study, with a bibliographical, qualitative and applied character, a methodology is developed that transposes the visual information of a graphic into tactile information, necessary for people with a visual impairment to understand it. The linearization method was applied so the student can adjust experimental data, elaborating empirical models of physical phenomena. The methodology developed was applied on third grade students of Ensino Médio (equivalent to High School) at a public school in the city of São Luís/MA. Results show that the adapted material, besides providing visually impaired students with reading, interpretation and creation of their own graphics, was widely approved by all – those who can see and those who cannot see. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-07-11T11:47:17Z No. of bitstreams: 1 Gladiston Xavier D.Silva.pdf: 4380741 bytes, checksum: 94a68eb409cdf9dcc9339a6bc3ae3e32 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-11T11:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gladiston Xavier D.Silva.pdf: 4380741 bytes, checksum: 94a68eb409cdf9dcc9339a6bc3ae3e32 (MD5) Previous issue date: 2019-02-21 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Gráfico tátil | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | Métodos e Técnicas de Ensino. | por |
dc.title | GRÁFICO TÁTIL: uma proposta inclusiva para abordar gráficos e ajuste de curvas no ensino de Física. | por |
dc.title.alternative | TACTILE GRAPH: An inclusive proposal to address graphs and curves adjustment in physics teaching. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gladiston Xavier D.Silva.pdf | Dissertação de Mestrado. | 4,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.