Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Gladiston Xavier Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0570056900127402por
dc.contributor.advisor1PINTO NETO, Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373120022399807por
dc.contributor.advisor-co1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee1PINTO NETO, Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373120022399807por
dc.contributor.referee2SALES, Fábio Henrique Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901813667971809por
dc.contributor.referee3SALES, Gilvandenys Leite-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075418972296296por
dc.date.accessioned2019-07-11T11:47:17Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationPINTO NETO, Antonio. Gráfico tátil: uma proposta inclusiva para abordar gráficos e ajuste de curvas no ensino de Física.. 2019. 113 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2765-
dc.description.resumoO processo de ensino e de aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva é um dos temas mais relevantes para o ensino atual. Diante disto, as instituições de ensino precisam estar organizadas de modo a atender a legislação federal vigente, que garante o acesso de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como foco o ensino de Física sob a ótica inclusiva para os alunos com deficiência visual. Neste trabalho, de caráter bibliográfico, qualitativo e aplicado, desenvolve-se uma metodologia que transpõe a informação visual de um gráfico em informação tátil, necessária para que pessoas com deficiência visual possam compreendê-la. O método de linearização foi aplicado, de modo que o aluno possa ajustar dados experimentais, elaborando modelos empíricos de fenômenos físicos. Aplicou-se a metodologia desenvolvida no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de São Luís/MA. Os resultados mostraram que o material adaptado, além de propiciar a alunos cegos a leitura, interpretação e confecção dos seus próprios gráficos, teve uma larga aprovação de todos – videntes e não videntes.por
dc.description.abstractThe teaching and learning process in the perspective of inclusive education is one of the most relevant issues for current teaching. Therefore, educational institutions need to be organized properly in order to comply with the current Federal Legislation, which guarantees people with disabilities access to regular schools. Thus, this study focuses on teaching Physics from an inclusive perspective for visually impaired students. In this study, with a bibliographical, qualitative and applied character, a methodology is developed that transposes the visual information of a graphic into tactile information, necessary for people with a visual impairment to understand it. The linearization method was applied so the student can adjust experimental data, elaborating empirical models of physical phenomena. The methodology developed was applied on third grade students of Ensino Médio (equivalent to High School) at a public school in the city of São Luís/MA. Results show that the adapted material, besides providing visually impaired students with reading, interpretation and creation of their own graphics, was widely approved by all – those who can see and those who cannot see.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2019-07-11T11:47:17Z No. of bitstreams: 1 Gladiston Xavier D.Silva.pdf: 4380741 bytes, checksum: 94a68eb409cdf9dcc9339a6bc3ae3e32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T11:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gladiston Xavier D.Silva.pdf: 4380741 bytes, checksum: 94a68eb409cdf9dcc9339a6bc3ae3e32 (MD5) Previous issue date: 2019-02-21eng
dc.description.sponsorshipCAPES.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectGráfico tátilpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensino.por
dc.titleGRÁFICO TÁTIL: uma proposta inclusiva para abordar gráficos e ajuste de curvas no ensino de Física.por
dc.title.alternativeTACTILE GRAPH: An inclusive proposal to address graphs and curves adjustment in physics teaching.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gladiston Xavier D.Silva.pdfDissertação de Mestrado.4,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.