Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Clenia de Jesus Pereira dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0207025204079745 | por |
dc.contributor.advisor1 | NUNES, Antônio de Assis Cruz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
dc.contributor.referee1 | NUNES, Antônio de Assis Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
dc.contributor.referee2 | VIANA, Raimundo Nonato Assunção | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2070306377562824 | por |
dc.contributor.referee3 | VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1723860927289572 | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T13:16:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Clenia de Jesus Pereira dos. A identidade negra no contexto escolar: um estudo na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro. 2018. 307f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2483 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata sobre a identidade negra no contexto escolar. O contexto investigado foi uma escola municipal na cidade de São Luís, denominada: "Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro". O estudo teve como objetivo geral: Investigar como a Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro desenvolve o trabalho curricular, abordando os conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, visando à implementação de uma proposta de intervenção na perspectiva da construção e reconstrução da identidade negra dos docentes e discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Discorre-se sobre as concepções de identidade e identidade negra e faz-se uma retrospectiva histórica da identidade étnico-racial negra no Brasil. Para fazer a articulação com os entendimentos sobre identidade, faz-se uma seção, intitulada Escola, currículo, formação e construção de identidade, na qual discute-se o papel da escola na perspectiva de apontar o trabalho curricular a respeito dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana. Em continuidade, na seção empírica, caracteriza-se a escola pesquisada, os percursos metodológicos, apresenta-se a discussão dos dados e a descrição da intervenção do produto da pesquisa, que se deu por meio do Caderno de Orientações Didáticas em forma de Sequências Didáticas à luz do Projeto A Cor da Cultura. Teve-se como sustentações teóricas autores, como: Cavalleiro (2001), Corazza (2013), Goffman (1999); Munanga (2008); Sousa e Fino (2007), Thurler (2001), dentre outros. Na Metodologia, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados, foram usados de questionários e entrevista semiestruturada e registro das observações participantes no Diário de Campo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e as alunas do oitavo ano, a Gestora Geral, o Coordenador dos alunos, um Professor de Língua Portuguesa e uma Professora de Arte. Com a pesquisa concluiu-se que a escola pesquisada não desenvolvia uma formação identitária negra, todavia, por meio das intervenções, foi possível desenvolver essa formação, haja vista que se permitiu mudar um paradigma conservador para um paradigma pluriétnico. | por |
dc.description.abstract | This research deals with the black identity in the school context. The context investigated was a municipal school in the city of São Luís, named: "Basic Education Unit Darcy Ribeiro". The main objective of the study was to investigate how the Basic Education Unit Darcy Ribeiro develops the curricular work, addressing the contents of Afro-Brazilian and African history and culture, aiming at the implementation of a proposal for intervention in the perspective of construction and reconstruction of the black identity of teachers and students of the 8th grade of Elementary School. The conceptions of identity and black identity are discussed and a historical retrospective of black ethnic-racial identity is made in Brazil. In order to articulate with the understandings about identity, a section, entitled School, curriculum, formation and identity construction, is made, in which the role of the school in the perspective of pointing out the curricular work regarding the contents of history and Afro-Brazilian and African culture. In continuity, the empirical section characterizes the researched school, the methodological pathways, the discussion of the data and the description of the intervention product of the research, which was given through the Notebook of Didactic Orientations in the form of Didactic Sequences in the light of Project The Color of Culture. It was supported by theoretical authors, such as: Cavalleiro (2001), Corazza (2013), Goffman (1999); Munanga (2008); Sousa e Fino (2007), Thurler (2001), among others. In the Methodology, a qualitative, case-study approach was chosen. As data collection instruments, we used questionnaires and semi-structured interviews and recorded the participant observations in Diário de Campo. The subjects of the research were the students of the eighth grade, the General Manager, the Coordinator of the students, a Portuguese Language Teacher and an Art Teacher. With the research, it was concluded that the school studied did not develop a black identity formation, however, through the interventions, it was possible to develop this formation, since it allowed to change a conservative paradigm to a multiethnic paradigm. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-16T13:16:10Z No. of bitstreams: 1 CleniaSantos.pdf: 6654200 bytes, checksum: 82709dbaf263ad7ce7ebb833af5e06f1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-16T13:16:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CleniaSantos.pdf: 6654200 bytes, checksum: 82709dbaf263ad7ce7ebb833af5e06f1 (MD5) Previous issue date: 2018-08-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidade negra | por |
dc.subject | Lei nº 10.639/2003 | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Black identity | eng |
dc.subject | Law 10,639 / 2003 | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject.cnpq | Antropologia Educacional | por |
dc.subject.cnpq | Currículo | por |
dc.title | A identidade negra no contexto escolar: um estudo na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro | por |
dc.title.alternative | The black identity in the school context: a study in the Basic Education Darcy Ribeiro | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CleniaSantos.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,5 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.