Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Vania Mondegopt_BR
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:09Z-
dc.date.available2007-09-10pt_BR
dc.date.issued2006-02-24pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Vania Mondego. THE IMPLANTATION OF PUBLIC SECONDARY EDUCATION IN MARANHÃO: Liceu Maranhense Secondary school. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/137-
dc.description.resumoO interesse pela pesquisa encontra-se na graduação em História e Pedagogia em que foi possível contatar poucas produções referentes a implantação do ensino no Império brasileiro onde um dos focos era o ensino secundário no Liceu, escola acadêmica, bacharelesca literária. Após ter desenvolvido dois trabalhos monográfico sobre o Liceu Maranhense fez-se necessário aprofundar o tema.Com a implantação do ensino secundário público maranhense, a partir do Liceu, elaborou-se o percurso da educação dos filhos das elites, no Maranhão pós-independência, pelo viés da instituição escolar, a qual, por sua representação na história, observamos estar a serviço do fortalecimento das relações de poder na Província. Eis os três momentos da pesquisa: da gênesis até a contemporaneidade do Liceu; o ensino secundário brasileiro; e, por último, a elite intelectual e o Liceu Maranhense. Optou-se pelos fundamentos da Nova História Cultural face às contribuições de Hunt (1992) e Certeau (2002). Recorreu-se a Analise do Discurso, segundo Maningueneau (1993); focalizando-se a concepção ampliada de Estado conforme Gramsci (1978 e2002) e de intelectuais com a participação de Bobbio (1997) utilizando-se dos registros escritos sobre o Liceu, como fonte, enquanto marcas de suas significações. Nos registros, destacamos as relações, como garantia do fortalecimento das estruturas de poder do Estado, representadas por seus intelectuais, com ênfase na elite e nos integrantes do Liceu Maranhense, no esforço de se implantar um sistema público de ensino, este subsidiado pelos estudos de Haidar (1972). O período deste estudo é primordialmente 1838, quando da implantação da instituição Liceu Maranhense. Deseja-se evidenciar o caráter europeísta e federalista do ensino secundário do Liceu com pouca participação nas necessidades nacionais justificando a ideologia liberal com foco nas relações de poder, assim como romper com o silêncio o que envolve a temática, possibilitando por estudos de natureza sócio-histórica, como o que realizamos.por
dc.description.abstractThe interest for the research is in the graduation in History and Pedagogy in that was possible to contact few referring productions to the implantation of the teaching in the Brazilian Empire where one of the focuses was the decondary teaching in the School, academic school, literary bacharelesca. After having developend three words monográfico on the School from Maranhão it was done necessary to deepen the theme. With the introduction of the public high education in Maranhão from the Liceu, drawed up the educational route to the sons of the rich population in Maranhão after Independence through of school instituition that for its presentation in the history, we observe that it contributed to strengthen the relationship of power in Province. Here is the three moments of the research. From the genesis until contemporany days of the Liceu; the Brazilian high school and at least, the intellectual burguesy and Liceu. Opted for the fundamental of the new cultural History to contribution of Hunt (1992) and Certeau (2002). Turned to report analyses by maningueneau (1993); approach the wide conception of state according Gramsci (1978 and 2002) and intellectual people with the participation of Bobbio (1997) using the written registers about Liceu like source while marks of their meanings. On registers pointed out their relationship like garantee of the strengthen of power structures of the state represented by intellectual people with emphasis on his burguesy and Liceu´s students fighting to stablish a public education system, this subsidized by studies of Haidar (1972). These studies approaching in 1838 with the introduction of the Institute Liceu in Maranhão. It is wanted to evidence the character europeista and federalista of the secondary teaching of the School with little participation in the national needs justifying the liberal ideology with focus in the relationships of power, as well as breaking with the silence that involves the thematic, making possible for studies of parther-historical nature, as what accomplished.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vania Mondego.pdf: 389075 bytes, checksum: 7d0407e74fde9ab87bc6139ccad25b81 (MD5) Previous issue date: 2006-02-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Secundáriopor
dc.subjectSistema Público de Ensinopor
dc.subjectInstituição de Ensinopor
dc.subjectElite Intelectualpor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectPublic Systen educationeng
dc.subjectInstitution of Educationeng
dc.subjectIntellectual burguesyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO MARANHENSE: Liceu Maranhensepor
dc.title.alternativeTHE IMPLANTATION OF PUBLIC SECONDARY EDUCATION IN MARANHÃO: Liceu Maranhense Secondary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vania Mondego.pdf379,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.